Como escolher a melhor hospedagem de sites

0

Escolher a melhor hospedagem de sites é importante para qualquer empresa. Esse serviço é o alicerce do seu site, sua marca e do seu negócio – afinal, a má qualidade pode ferir ou arruinar a reputação que você trabalhou anos para construir. É realmente difícil escolher uma empresa de hospedagem nos dias de hoje, principalmente pela quantidade de anúncios de promoções atirando para todos os lados.

Na verdade, não há uma resposta para a pergunta “qual é o melhor serviço de web hosting”. Contudo, apesar de que cada caso é um caso, é possível estar bem orientado na hora de escolher um serviço de hospedagem. Quer saber como encontrar o melhor serviço de hosting para o seu site? Então confira as nossas dicas e veja o que analisar para fazer a melhor escolha:

Saiba quais são suas necessidades

Saber claramente quais são suas necessidades é o primeiro passo para que você encontre o serviço ideal para o seu caso. Por isso, antes de escolher um serviço pelo acaso, procure responder perguntas como:

  • Qual plataforma você vai usar, WordPress, outra plataforma, ou construir uma plataforma própria?
  • Seu site vai precisar postar vídeos e imagens de alta resolução, ou será basicamente feito de textos e poucos gifs animados?
  • Quantos visitantes irá receber e qual é a projeção de crescimento próximo?
  • Quais serviços adicionais você precisa? Por exemplo, backup externo e serviço de e-mail?
  • A localização dos servidores físicos é importante para o meu site? Se sim, onde estão localizados os servidores dessa empresa?
  • Qual é o suporte necessário? Você vai precisar de chat em tempo real e telefone 24 horas, ou um suporte por e-mail será o suficiente?

Saiba quais perguntas fazer

Saber fazer perguntas melhores é essencial para que você encontre o que está procurando. Por exemplo, ao invés de perguntar “qual é o melhor serviço de hosting do mercado?”, tente perguntar “qual é o melhor serviço para um site de WordPress que recebe 1000 visitantes por dia ao redor do mundo e tem grande quantidade do seu conteúdo em vídeo?” Quanto mais específico você for, mais relevantes serão as recomendações que você terá e mais fácil será selecionar seu próximo serviço de hosting.

Características gerais de um bom serviço

Além de ser específico sobre suas exigências, ainda existem alguns aspectos gerais para avaliar potenciais empresas candidatas a serem seu próximo host. Confira quais são esses aspectos a se considerar para fazer sua escolha:

Tipo de hospedagem

O servidor é compartilhado, VPS, dedicado ou totalmente gerenciado? Há espaço para expandir quando o site crescer e os recursos atuais estiverem limitados ao nível atual?

Suporte

Quais são os canais disponíveis quando você precisar de suporte? E-mail, fóruns,  chat, telefone, 24 horas ou em horário comercial?

Funcionalidades

Quais recursos esse serviço inclui? Qual é a quantidade de armazenamento e a largura de banda está disponível, quantos domínios podem ser registrados em uma conta?

Localização dos servidores

A localização do data center é importante para seu site? Se é um fator importante, uma rápida pesquisa no Google irá determinar onde é localização física dos servidores.

Especialização em áreas específicas

Esse host é focado em plataformas específicas como WordPress e você precisa desses serviços? Ou você quer simplesmente aprender como usar um servidor Linux em um host gerenciado?

Preço

Por último, mas não menos importante, quanto essa empresa cobra pelo serviço e como esse preço é comparado com outros hosts da sua lista?

Pesquise o feedback da empresa

Enquanto saber ter um feedback direto de usuários com requisitos semelhantes ao do seu site pode ser o ideal, uma empresa com feedback excessivamente negativo pode ser um sinal de que o serviço não é tão bom quanto parece. Se a empresa de hospedagem se mostra indiferente demais e não oferece suporte a esses usuários, também pode ser um sinal de que o serviço não seja tão bom quanto a empresa diz.

E a última dica é: confira as avaliações das empresas de hospedagem antes de contratar um plano. Com tantas empresas de hospedagem no Brasil, é difícil saber qual é a melhor opção para o seu site. Veja as análises e reviews da ferramenta Melhor Hospedagem de Sites e saiba qual é a melhor hospedagem pra você!

E então, gostou das nossas dicas para escolher seu serviço de hospedagem? Ficou qualquer dúvida? Deixe seu comentário contando pra gente!

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais