Sua carreira sem você

1

Não se conforme com o prêmio de melhor coadjuvante no filme da sua vida profissional

 

Por: Marcelo Medeiros – Fundador do Leading.Zone

Parece óbvio que sua carreira não existirá sem você. Mas ela pode acontecer sem o seu protagonismo e isso não deixa de ser um questionamento da aparente certeza anterior.

Nas várias centenas de sessões de mentoria que tive a oportunidade de oferecer e também de receber, nessa minha jornada com muitos acertos mas igualmente visitada por vários desacertos, tem sido comum perceber que muitas pessoas não assumem a liderança da própria carreira. E somente algumas dessas pessoas buscam ajuda porque perceberam a omissão e querem corrigi-la. A maioria apenas relata consequências dessa auto-ausência e queixa-se dos habituais – e frequentemente injustiçados – suspeitos da frustração profissional alheia: chefes, colegas, a empresa e a falta de tempo. Essa maioria fala dos efeitos mas não percebe a causa.

No entanto, há quem conscientemente decida não se importar com o planejamento e gestão da própria carreira e portanto assume os riscos correspondentes. Posso discordar, mas costumo respeitar decisões que analisam todas as variáveis e terminam por escolher uma rota alternativa.

Por outro lado, não recomendo a versão “pecado inconsciente” do no show que você pode aplicar no seu desenvolvimento profissional. Primeiramente, porque planejar e gerenciar sua carreira não é difícil. O desafio é que você precisa dedicar tempo e disciplina. Mas não necessariamente você precisa investir recursos financeiros, já que há uma respeitável oferta de ajuda gratuita que pode colaborar bastante para a sua evolução.

Entre essas opções sem custo, tomo a liberdade de falar sobre o HelpingHands, o marketplace de serviços gratuitos do Leading.Zone, do qual faço parte juntamente com outros 18 voluntários com carreiras admiráveis, prontos para oferecer mentorias e coaching gratuitos a jovens, empreendedores iniciantes e profissionais em busca de recolocação no mercado.

mentoria leading zone ferrementasinteligentes
Mentoria Online

Obviamente, se você não for elegível a ferramentas gratuitas como essa e tiver recursos financeiros para investir, poderá valer-se de programas profissionais e customizados para o seu desenvolvimento – que o Leading.Zone também oferece.

Mas voltemos à parte básica: tempo e disciplina. Sempre encontraremos tempo para o que gostamos de fazer. Depois para o que sabemos fazer. E só então, tentamos encontrar tempo para o que realmente tem que ser feito. Escutei essa frase pela primeira vez no início de minha carreira e já testemunhei muitas vezes esse acontecimento na vida real. Por isso, precisamos em primeiro lugar gostar de se desenvolver. De avançar na carreira. De sair da zona de conforto rumo às fronteiras infinitas de nosso potencial.

Em segundo lugar, a disciplina. Ela será uma espécie de Waze interior que nos guiará por caminhos desconhecidos usando todas as formas de inteligência e bom senso, dedicando o tempo necessário para gerir a própria carreira. Se você tem alguma dificuldade de manter o foco e a disciplina, uma boa dica é agendar horários para periodicamente planejar e avaliar seus passos rumo ao nirvana profissional.

Além de tempo e disciplina, também precisamos dar ouvidos a nossa marca pessoal. Ela é a impressão digital de nosso talento, única entre os bilhões de habitantes deste planeta. Esse ponto é importante porque se a sua carreira estiver em dissonância com sua marca pessoal, você vai sofrer bastante. Nesse caso, é sempre recomendável você fazer uma transição para uma carreira que valorize mais essa sua marca. Como exemplo, se você tem muita criatividade mas está em uma carreira que oferece funções meramente repetitivas, você vai entender do que estou falando. Busque carreiras que valorizem essa sua marca pessoal.

E finalmente, não esqueça de que a estratégia de carreira de ir com as ondas pode render momentos espetaculares e sensações recompensadoras no curto prazo. Mas é a mesma estratégia que pode levar a sua carreira a bater contra as pedras, principalmente em tempos de mar revolto como o que vivemos hoje. Você vai arriscar? No seu lugar, eu faria tudo para ser o melhor protagonista no filme da sua carreira.

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

1 comentário
  1. Leandro Leite Networking Diz

    Muito bom!!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais