Como criar podcasts – Tipos e Planejamento [Parte 2]
Planejar, estruturar e executar: três etapas fundamentais para seu podcast sair do papel e entrar na lista dos mais ouvidos
Como visto anteriormente, os podcasts precisam de um planejamento bem estruturado para que seu público receba conteúdos de relevância.
Assim, você não será levado por uma maré de erros.
Mas, provavelmente você deve estar se perguntando… como planejar o podcast? Existem etapas que devem ser seguidas para ter sucesso em seu projeto.
Mas antes de falarmos sobre o planejamento, você precisa conhecer os tipos de podcasts.
Caso você não tenha lido o nosso artigo anterior, aconselhamos fazer a leitura para saber o que é e as vantagens de criar podcasts. Bastar clicar aqui: Como criar podcasts do zero com a garantia de ter um produto de qualidade para seu público
Tipos de podcasts
Existem vários tipos de podcasts que você pode usar em seu programa. No entanto, listamos 4 tipos que você pode escolher ou variar em sua programação.
Entrevista
É o mais comum e mais fácil de fazer, basta combinar dia e horário com o entrevistado.
Esse modelo é mais seguro para quem está começando na área.
Com roteiro e as perguntas em mãos, será fácil de conduzir o podcast.
Painel
Esse modelo é usado quando se tem muitas pessoas envolvidas.
É preciso ter cuidado na organização das falas e no planejamento da entrevista em geral.
Aliás, é muito usado quando se tem mais de um entrevistador e/ou vários convidados.
Informativo
Informação é tudo e você pode usá-lo a seu favor. Não precisa ser em tempo real, basta tratar de assuntos relevantes para seu público.
Para ficar mais natural, você pode escrever roteiros e ler na hora, mas lembrando que precisa ser uma conversa bem natural com seu ouvinte.
Storytelling
Aqui é contada uma história fictícia ou não.
O storytelling de não-ficção se aproxima do jornalismo e precisa ser muito bem editado.
Já o storytelling ficcional narra uma história envolvente que cativa seus ouvintes a querer acompanhar até o final.
Agora é a hora de você decidir qual tipo de podcast que quer usar.
Além do mais, você pode ser criativo e usar todos os tipos no seu podcast sabendo organizar de modo que seus ouvintes entendam a dinâmica do seu trabalho.
E a partir daí, você organiza seu projeto.
Agora, vamos ver como planejar seu podcast? Continue a leitura.
Planejando o podcast
Existem algumas etapas para você ter um podcast bem definido e estruturado. Com isso, você corre menos riscos de se perder no tema e nos assuntos que deseja abordar.
1- Escolha um tema
A sua empresa pode abordar diversos temas que sejam relacionados com o nicho.
É fundamental que seja escolhido um tema para ser abordado, basta ter conhecimento e experiência na área.
Além disso, ao escolher muitos temas pode deixar seu público desinteressado e cansativo.
Ao escolher o tema certo, você consegue ter vários assuntos para debater e inúmeros conteúdos para seu podcast.
2- Identifique sua persona
Provavelmente, sua persona será a mesma que seu consumidor. Para isso, você precisa escolher temas que tenham valor, possam entreter, informar ou ensinar.
Isso também irá conduzir a linguagem do programa: se vai escolher a voz formal ou informal, simples ou culta, etc.
3- Analise a concorrência
Saber o papel da concorrência é importante para você se diferenciar e criar a forma que agrada seus ouvintes. Seja criativo e único.
E faça testes e experiências até achar um modelo que seu público aprove.
4- Planeje o conteúdo
Nessa etapa, você escolhe os temas dos episódios que deseja falar.
Uma dica é separar 8 temas para que assim você já se planeje para um período de tempo.
Não se esqueça de estudar o assunto e, sempre que possível, faça roteiros para não perder o rumo do assunto.
5- Escolha os convidados
Se pretende fazer entrevistas, você precisa se organizar bem antes para que as agendas combinem.
Além disso, ter convidado aumenta a divulgação do seu projeto.
6- Crie cenários
Lembra das telenovelas que comentamos no primeiro artigo?
As telenovelas são recheadas de cenários que habitam o imaginário do ouvinte. Use sua voz para fazer isso.
7- Tenha personalidade
Além de ter convidados, criar cenários, saber o que vai falar e com quem você está se comunicando, é imprescindível que seus ouvintes se identifiquem com você.
E isso pode ser feito por jargões, frases de efeito, tom de voz e brincadeiras.
8- Mantenha a frequência de publicação
Talvez esse seja um dos itens mais importantes do planejamento. Ter os dias e horários certos para publicar mantém o público fixo e tem mais engajamento.
Com o planejamento em mãos (ou digitado no computador, como preferir), é hora de saber como vai ser a gravação, edição e, por fim, a divulgação.
Em nosso próximo artigo, você vai saber quais equipamentos você precisa ter para gravar e quais ferramentas você pode usar para editar.
Te aguardamos no próximo post!