Marketing em redes sociais – 9 ferramentas para gestão que vão facilitar sua vida
É indispensável a atuação dos empreendimentos em todos os tipos de mídias sociais. O ideal é selecionar algumas e montar uma estratégia direcionada. Para negócios iniciantes, é importante que estejam, prioritariamente, em alguma das quatro principais: Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+. O Instagram e o Pinterest também devem ser considerados, dependendo do público a ser alcançado. Após a consolidação nestas plataformas principais, pode haver a expansão para outras, como o StumbleUpon e o Tumblr. Mas como gerenciar redes sociais é algo que exige tempo e dedicação, deve-se tentar facilitar ao máximo este trabalho. Por isso, daremos neste post 9 dicas imperdíveis sobre ferramentas que deixarão a sua vida bem mais fácil ao realizar o gerenciamento e marketing em redes sociais. Vamos lá?
Agendamento
IFTTT e Buffer são ferramentas bastante populares para este propósito. Mas saber o momento certo para fazer as publicações é fundamental para que o seu conteúdo seja visto por um número maior de pessoas. Mas o mais importante é que estas pessoas façam parte do seu público alvo. Portanto, saber qual é o horário que elas estarão conectadas para receber sua publicação é fundamental. Para esta análise, pelo menos no Twitter, existe o Tweriod. Por meio desta ferramenta, uma DM é encaminhada com relatórios com base nos seus seguidores. Outros exemplos de de sistemas para análise são:
- IFTTT : utilizável em quase todas as plataformas existente, este sistema é gratuito para IOS e Android;
- Buffer: compatível com Facebook, Twitter,e LinkedIn, possui vários planos para os mais variados perfis.
Gerenciamento
Hootsuite e Sendible são ferramentas multiplataformas funcionais para os negócios ainda em crescimento, como pequenas e médias empresas. Em relação aos empreendimentos B2B que distribuem grandes quantidades de conteúdo, o Oktopost é uma ótima opção, que atua também no monitoramento de páginas e grupos do LinkedIn. Ela é capaz de determinar qual canal tem gerado mais ROI. Sua multifuncionalidade com outras ferramentas de gestão integrada também é um ponto a se considerar. Pode ser utilizada de forma gratuita por um mês. Após este período, o custo fica entre de US$ 9 e US$ 249 para gerenciamento de vários perfis.
Curadoria
O Swayy é uma ferramenta que auxilia ao indicar o que deve ser compartilhado com os usuários do Facebook, Twitter e LinkedIn, possibilitando a visualização de analytics relacionados a cada rede social no próprio aplicativo. As vantagens são que esta ferramenta possui um dashboard bem completo e ainda é gratuito.
Visual
O que era apenas social, ganhou a evolução para “social visual”, tanto que algumas redes sociais já trabalham com imagens maiores. Índices da Buffer indicam que a taxa de retuítes, por exemplo, aumentam em 150% com a utilização de imagens. Para isso, existe o Compfight, que realiza a busca por imagens. Esta ferramenta funciona dentro do conceito de banco de imagens e objetiva a busca de uma figura que servirá de complemento à postagem. Duas grandes vantagens são que o Compfight funciona para postagens em qualquer plataforma e suas buscas são totalmente gratuitas.
Reputação
A ferramenta Scup faz o monitoramento nas principais redes sociais a respeito do que estão falando sobre sua marca: insira as palavras-chave que deseja e qualquer menção à companhia irá aparecer gratuitamente. Existe também a possibilidade de ordenação por data ou relevância. Aliás, neste quesito, a ferramenta é focada no Twitter.
São muitos os recursos para que você se mantenha atento à realidade da representatividade do seu negócio na internet. Além disso, estas ferramentas proporcionam que você seja assertivo em suas campanhas. Mas o fato é que, em se tratando de marketing digital, mais importante do que o investimento nas ferramentas corretas, é investir em conhecimento.
Dúvidas ou outras sugestões sobre estas poderosas ferramentas de gestão de redes sociais? Aproveite os comentários e compartilhe conosco!