Marketing em redes sociais – 9 ferramentas para gestão que vão facilitar sua vida

0

É indispensável a atuação dos empreendimentos em todos os tipos de mídias sociais. O ideal é selecionar algumas e montar uma estratégia direcionada. Para negócios iniciantes, é importante que estejam, prioritariamente, em alguma das quatro principais: Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+. O Instagram e o Pinterest também devem ser considerados, dependendo do público a ser alcançado. Após a consolidação nestas plataformas principais, pode haver a expansão para outras, como o StumbleUpon e o Tumblr. Mas como gerenciar redes sociais é algo que exige tempo e dedicação, deve-se tentar facilitar ao máximo este trabalho. Por isso, daremos neste post 9 dicas imperdíveis sobre ferramentas que deixarão a sua vida bem mais fácil ao realizar o gerenciamento e marketing em redes sociais. Vamos lá?

Agendamento

IFTTT e Buffer são ferramentas bastante populares para este propósito. Mas saber o momento certo para fazer as publicações é fundamental para que o seu conteúdo seja visto por um número maior de pessoas. Mas o mais importante é que estas pessoas façam parte do seu público alvo. Portanto, saber qual é o horário que elas estarão conectadas para receber sua publicação é fundamental. Para esta análise, pelo menos no Twitter, existe o Tweriod. Por meio desta ferramenta, uma DM é encaminhada com relatórios com base nos seus seguidores. Outros exemplos de de sistemas para análise são:

  • IFTTT : utilizável em quase todas as plataformas existente, este sistema é gratuito para IOS e Android;
  • Buffer: compatível com Facebook, Twitter,e LinkedIn, possui vários planos para os mais variados perfis.

Gerenciamento

Hootsuite e Sendible são ferramentas multiplataformas funcionais para os negócios ainda em crescimento, como pequenas e médias empresas. Em relação aos empreendimentos B2B que distribuem grandes quantidades de conteúdo, o Oktopost é uma ótima opção, que atua também no monitoramento de páginas e grupos do LinkedIn. Ela é capaz de determinar qual canal tem gerado mais ROI. Sua multifuncionalidade com outras ferramentas de gestão integrada também é um ponto a se considerar. Pode ser utilizada de forma gratuita por um mês. Após este período, o custo fica entre de US$ 9 e US$ 249 para gerenciamento de vários perfis.

Curadoria

O Swayy é uma ferramenta que auxilia ao indicar o que deve ser compartilhado com  os usuários do Facebook, Twitter e LinkedIn, possibilitando a visualização de analytics relacionados a cada rede social no próprio aplicativo. As vantagens são que esta ferramenta possui um dashboard bem completo e ainda é gratuito.

Visual

O que era apenas social, ganhou a evolução para “social visual”, tanto que algumas redes sociais já trabalham com imagens maiores. Índices da Buffer indicam que a taxa de retuítes, por exemplo, aumentam em 150% com a utilização de imagens. Para isso, existe o Compfight, que realiza a busca por imagens. Esta ferramenta funciona dentro do conceito de banco de imagens e objetiva a busca de uma figura que servirá de complemento à postagem. Duas grandes vantagens são que o Compfight funciona para postagens em qualquer plataforma e suas buscas são totalmente gratuitas.

Reputação

A ferramenta Scup faz o monitoramento nas principais redes sociais a respeito do que estão falando sobre sua marca: insira as palavras-chave que deseja e qualquer menção à companhia irá aparecer gratuitamente. Existe também a possibilidade de ordenação por data ou relevância. Aliás, neste quesito, a ferramenta é focada no Twitter.

São muitos os recursos para que você se mantenha atento à realidade da representatividade do seu negócio na internet. Além disso, estas ferramentas proporcionam que você seja assertivo em suas campanhas. Mas o fato é que, em se tratando de marketing digital, mais importante do que o investimento nas ferramentas corretas, é investir em conhecimento.

Dúvidas ou outras sugestões sobre estas poderosas ferramentas de gestão de redes sociais? Aproveite os comentários e compartilhe conosco!

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais