Como registrar o seu próprio domínio
Se você quer ter um site, é preciso considerar seriamente que deve registrar o seu domínio. Um nome de domínio é algo como “ferramentasinteligentes.com.br”, que você pode usar para se referir ao seu site. Note que você não precisa ser uma empresa registrada para ter o seu próprio domínio, pois qualquer pessoa com CPF pode fazê-lo.
Há uma série de boas razões para ter o seu próprio domínio:
- Se você mudar o seu site de host, seu domínio vai com você;
- Se você é uma empresa, um domínio te dá mais credibilidade. Poucas pessoas estão dispostas a fazer negócio com uma empresa que não tenha o seu próprio domínio;
- Se você criar um bom nome de domínio, que descreva negócios ou o nome da sua empresa, as pessoas lembrarão do seu nome facilmente e retornarão ao seu site sem dificuldades;
- Se você quer conseguir patrocinadores ou anunciantes para o seu site, um nome de domínio é sempre muito útil. Ele tende a dar ao seu site uma aura de respeitabilidade.
Realize o seu cadastro no Registro.BR
Conseguir um nome de domínio envolve registrar o nome que quiser em um site chamado Registro.BR que irá verificar se o domínio que você deseja não é usado por outra pessoa. Neste site, você pode se cadastrar, adquirir o seu registro e pagar as taxas anuais para continuar utilizando o seu endereço web escolhido.
Categorias de domínio
Os domínios são divididos em três categorias: os genéricos podem ser usados por pessoas físicas ou jurídicas; os comerciais, somente por pessoas jurídicas; e os de pessoa física e profissionais liberais precisam de um CPF. Conheça os mais usados logo abaixo:
- .COM.BR – atividades comerciais
- .NET.BR – atividades comerciais na internet
- .BLOG.BR – web blogs
- .EDU.BR – instituições de ensino superior
- .COM – domínio internacional que é utilizado para atividades comerciais (não é oferecido pelo Registro.BR)
- .NET – domínio internacional que é utilizado para empresas ligadas às atividades comerciais na internet
- .ORG – utilizado por organizações sem fins lucrativos
Para conhecer os outros tipos de domínios que existem, você pode acessar o próprio site do Registro.BR, que explica para que serve cada uma das categorias de domínios.
Registre o seu domínio
Após realizar o cadastro, você registrará o seu domínio. Para este passo, você irá precisar de alguns dados, como o seu CPF (se for pessoa física) ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica), além de endereço e telefone. Existem diversas opções de domínio para você registrar. O plano do serviço é de R$30/ano e você terá de renová-lo anualmente para mantê-lo.
É necessário que você já tenha um host, que fornecerá o DNS do servidor em que seu site foi hospedado, assim, ele realizará o direcionamento do tráfego para o endereço que será registrado. Se você ainda não tem um host, acesse o nosso artigo que ensina como escolher a melhor hospedagem de sites.
Pagamento do seu domínio
Após seguir estes passos, você será direcionado para a próxima página em que você escolhe a modalidade de pagamento, que pode ser pelo boleto ou cartões de crédito. Assim que for realizado o pagamento do domínio, o Registro.BR realizará o redirecionamento da URL do seu site para o seu domínio.
Agora que você já tem o seu próprio domínio, não procrastine e aprenda como montar um site na plataforma WordPress em três passos simples!