6 Ferramentas para entender o comportamento do consumidor e planejar uma campanha de sucesso
Um dos aspectos mais intrigantes na hora de montar um planejamento de marketing digital é entender o comportamento do consumidor. Para medir a compreensão de como o comportamento do consumidor varia, é importante usar as ferramentas que encontramos na internet. Este post irá destacar algumas das melhores ferramentas para entender como funciona o comportamento do seu cliente e, assim, conseguir atendê-lo da melhor forma e mantê-lo em seu site.
Consultas de Pesquisa
O primeiro ponto de escala na análise da atividade do consumidor em qualquer campo devem ser as palavras chaves que direcionam o tráfego para o seu site (ou da sua empresa). Desde o surgimento da busca criptografada, esses dados estão se tornando cada vez mais difíceis de se recolher a partir do Google Analytics. No entanto, o nosso amigo Google tem sido gentil o suficiente para nos oferecer uma fonte alternativa para os dados das palavras chaves orgânicas através do guia “Consultas de Pesquisa” no Google Webmaster Tools. Apesar de ser uma versão simplificada e não oferecer as mesmas capacidades analíticas profundas, como o Analytics, você consegue obter dados de palavras-chaves brutas de um determinado período de tempo para começar, o que é bem vantajoso, afinal.
A análise on page do Bing Webmaster Tools, da Microsoft, também é uma boa forma de saber como o seu site anda em relação à indexação nas buscas do Bing e te ajuda a otimizar a visibilidade do seu site. Ele é totalmente gratuito e tem um design impecável!
Sites de Busca
Uma alternativa útil no Google Analytics é a capacidade de ver como os usuários acham o seu site e o que eles procuram nele. Embora a pesquisa interna seja uma parte diferente para o tráfego orgânico, com esses dados, você pode entender quais são os erros no seu site na área de conteúdo e, assim, melhorar o seu conteúdo sabendo o que falta ou está difícil de encontrar dentro da navegação atual.
Se você ainda não conhece o Google Analytics, temos um arquivo feito para você entender as principais métricas do Google Analytics.
Palavras-Chave
O Keyword Tool Dominator oferece uma abordagem mais visual para a compreensão de palavras-chave, usando de gráficos que tornam o entendimento mais fácil. A partir de uma perspectiva de geração de relatórios, a ferramenta se torna muito útil. Ela ainda oferece o recurso de análise de conteúdo, sugerindo palavras extraídas do banco de dados do Google. Ele é essencial para estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Assim, o conteúdo do seu site pode ser usado em sintonia com o que o seu usuário busca.
Já para analisar quais palavras-chave os seus concorrentes estão usando, o SEM Rush é a melhor opção! Baseado nos relatórios de busca orgânica e de Adwords, esta ferramenta mostra como a empresa concorrente está aparecendo para os usuários.
Outra opção é a ferramenta Moz Analytics (gratuita por 30 dias), que reúne 12 ferramentas que prometem facilitar a sua vida na web… Considerada uma das melhores do mercado, ela traz análise de backlinks e de palavras-chave, e também gerencia projetos. O Moz Analytics é o que podemos chamar de “todas elas em uma só”, como canta Lenine.
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