As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 2/3)

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Conheça as categorias de ferramentas de marketing digital que as agências mais utilizam (Pesquisa) e confira as notas de ferramentas em segmentos no nosso portal (Ranking)

Com a maior parcela de entrevistados sendo de agências de marketing digital de médio porte, a pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências, desenvolvida pelas empresas Rock Content e Resultados Digitais no primeiro semestre de 2017, analisou a adoção de ferramentas digitais no Brasil.

Categoria de Ferramenta: Marketing Digital

Como a principal (e primeira) categoria de ferramentas mais utilizadas pelas agências, está a de marketing digital. Dentro dela, estão as subdivisões de Automação de Marketing, E-mail Marketing e Landing Pages, que já foram apresentadas aqui em nosso blog, em As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 1/3). Neste artigo, iremos apresentar os itens Plataforma de Gestão de Conteúdo, Gerenciadores de Conteúdo e Análise.

Ferramentas que são Plataformas para Gestão de Conteúdo

Plataformas para gestão de conteúdo são aquelas que permitem realizar atualizações periódicas dos canais de comunicação. De acordo com o estudo, houve uma queda na adesão de ferramentas deste tipo neste ano, com relação aos resultados de 2016.

“Ferramentas de gestão de conteúdo de 41% em 2016 para 28% em 2017.” (Pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências)

Uma das ferramentas mostradas na pesquisa como mais adotadas, a Contentools, encontra-se no Ferramentas Inteligentes, não tendo recebido avaliações em nosso portal (até 25/07/2017).

1º Lugar) Curata (5,3)

Outras ferramentas de gestão de conteúdo

Ferramentas que são Gerenciadores de Conteúdo (CMS)

Ferramentas de CMS são sistemas de gerenciamento de conteúdo em que é possível criar textos, anexar materiais multimídia, fazer e editar publicações em páginas web. Este tipo de ferramenta é sempre necessário para quem tem um site e deseja fazer atualizações de forma prática e rápida, sem ter que programar. Das várias ferramentas que existem no mercado, a mais famosa é o WordPress.

“75,7% das agências adotam uma ferramenta de CMS” (Pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências)

86,6% dos pesquisados responderam utilizar a plataforma WordPress como CMS, o que casa com a satisfação que encontramos dos usuários do nosso portal, que fazem desta mesma ferramenta para gerenciamento de conteúdo melhor avaliada até hoje (25/07/2017):

1º Lugar) WordPress (8,8)

2º Lugar) Drupal (8,7)

Ferramentas de Análise

Ferramentas de análise são ótimas para avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site, pois elas permitem verificar quais estratégias funcionam e quais precisam ser reformuladas, na busca de sempre atrair mais e manter a atual audiência para as páginas web. De acordo com o estudo da Rock Content e Resultados Digitais, “uma das revelações da TechTrends é o fato de as ferramentas de análise de marketing serem as mais utilizadas pelas agências brasileiras”.

“94% das agências utilizam alguma ferramenta de análise” (Pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências)

Diferentemente da pesquisa, que mostrou o Google Analytics ser o favorito (98,3% das agências o adotam), no ranking do Ferramentas Inteligentes com as ferramentas de Análise melhor avaliadas até o momento (25/07/2017), a ferramenta do Google aparece em terceiro lugar:

1º Lugar) LoadImpact (8,9)

2º Lugar) Hotjar (8,8)

3º Lugar) Google Analytics (8,7)

Não deixe de ler a continuação!

Em um post posterior a esse, falamos das outras três subdivisões restantes, que estão dentro da categoria de Marketing Digital, também analisadas pela pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências: Análise de SEO, teste A/B e Social Media (gestão e monitoramento). Leia: As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 3/3).

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