5 métricas para incorporar em sua estratégia de marketing digital

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Trabalhar o marketing digital aparenta ser uma tarefa fácil e até mesmo dispensável. Ledo engano! Para quem já possui presença online é fundamental elaborar uma estratégia de marketing digital bem estruturada. Uma das etapas mais importantes desta estratégia é definir quais métricas de marketing digital serão utilizadas. Para isso, tenha sempre em mente que os medidores devem condizer com os objetivos, pois resultados podem variar dependendo do que foi planejado pela empresa.

Para você saber melhor o que deve medir em sua estratégia digital, te apresentaremos neste artigo 5 métricas, tanto para quem atua nas redes sociais quanto para quem utiliza outras ferramentas da web. Acompanhe!

Custo de aquisição de clientes (CAC)

Esta métrica, como o próprio nome já demonstra, apresenta quanto custou para a empresa atrair um cliente durante um determinado período. Para medi-la, você deve somar todo o montante empregado em publicidade, pessoal e horas trabalhadas por um período estipulado (30 dias, por exemplo). Depois, divida o número obtido pela quantidade de clientes conquistados neste período. Se o seu investimento financeiro total foi de R$ 10.000,00 e você conseguiu 200 clientes, seu CAC é de R$ 50,00.

Taxa de cliques

A taxa de cliques (clickthrough rates – CTR) é um percentual resultante da ‘quantidade de vezes que seu anúncio foi clicado’ dividido pelo ‘total de vezes que ele foi exibido’ (impressões). Por exemplo, se seu anúncio gerou 10.000 impressões e foi clicado 2.000 vezes, sua taxa de cliques é de 20%.

Importante ressaltar que a taxa de cliques deve ser analisada junto com a taxa de conversão, pois nem todos os que clicam em seus anúncios fecharão vendas concretas com você.

Taxa de conversão

Quando alguém clica no seu anúncio, ele demonstrou interesse pelo que você ofereceu e pode ter iniciado o caminho para se tornar seu cliente. Antes de fechar uma venda, porém, ele pode se tornar um lead, ou seja, ele vai adquirir seu conteúdo do site ou blog sem desembolsar valores monetários. O lead é aquela pessoa que faz download dos seus e-books e tutoriais, assina sua newsletter ou se inscreve no seu canal de vídeos.

Uma das utilidades da taxa de conversão (conversion rate – CVR) é verificar o percentual de cliques que foi transformado em leads — ou em vendas, propriamente ditas. Ao disponibilizar material para a geração de leads, você pode obter informações detalhadas, solicitando o preenchimento de um cadastro, por exemplo.

Métricas de tráfego no site

Embora o Custo Por Clique (CPC) esteja inserido neste grupo, é indispensável observar outras métricas para melhorar seu desempenho no marketing digital. Fique atento ao tráfego geral do site, pois você terá informações geográficas e demográficas dos seus internautas, bem como sobre o tipo de dispositivo que eles usam para acessar seu site. Se a maioria dos seus usuários acessa através de dispositivos móveis, pode ser necessário que você deixe seu site responsivo, ou seja, adequado a outros tipos de plataformas.

Analise quantos visitantes únicos seu site possui, qual a sua taxa de rejeição (percentual que indica quantos usuários deixam seu site após visualizar uma única página), além de sua taxa de visualização (quantas páginas um mesmo usuário visita). Também é possível verificar de onde vem o seu tráfego (busca direta, redes sociais, banner em outros sites…). Todas estas são métricas  fornecidas pelo Google Analytics.

Retorno sobre investimento

Com total cunho financeiro, esta métrica é simples de usar e bastante precisa. O retorno sobre investimento (return on investiment, ou ROI, em inglês) avalia o que você obteve financeiramente a partir do que investiu. Para calcular o ROI, é preciso subtrair o valor dos ganhos obtidos, dividir o resultado pelos custos que você teve e multiplicar tudo por 100. É importante ressaltar que um ROI elevado pode significar custostambém altos e, neste caso, você deverá reavaliar o quanto está despendendo para realizar suas ações.

 

As métricas de marketing digital listadas neste artigo certamente ajudarão a sua empresa a compreender melhor como seus potenciais clientes reagem às estratégias lançadas. Mas também queremos saber de você: qual das métricas que apresentamos será mais relevante para a sua estratégia e por que?

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