5 Ferramentas para Pesquisa e Monitoramento de Hashtags
Conheça 5 aplicações digitais para hashtags no Instagram e Twitter
Se você tem uma conta pessoal ou comercial no Instagram ou utiliza o Twitter já sabe que as hashtags são um importante meio de divulgação. Através delas, um público com interesse similar ao seu te encontra, e vice-versa, você também pode encontrar alguém ou uma marca com os mesmos interesses que você tem ou busca. Portanto, as hashtags são uma importante forma de promoção online. Por isso, trazemos neste artigo algumas explicações a respeito deste recurso. Também apresentamos 5 ferramentas digitais para você pesquisar e/ou monitorar hashtags online. Vamos conhecer?
O que é e como a hashtag é representada?
O termo em inglês “hashtag” faz a junção de duas palavras: hash+tag. “Hash” significa jogo da velha, enquanto “tag” se traduz como etiqueta. Assim, hashtag é uma marcação como uma etiqueta que aparece em destaque nas redes sociais pelo uso do símbolo “#”, conhecido no Brasil como cerquilha ou jogo da velha.
Curiosidade: o termo “HASHTAG” não existia oficialmente nem em inglês até 2014, quando foi incorporado ao Oxford pelo frequente uso e associação ao vocabulário cotidiano.
Para que serve a hashtag?
Quando acrescidos do símbolo “#”, o termo se torna um link indexável pelos mecanismos de busca das mídias sociais. Assim, ao clicar em uma hashtag, aparece uma série de informações, imagens, textos e vídeos relacionados ao termo que ela representa.
Quais redes sociais usam hashtags?
Apesar de ser mais popular no Twitter e, recentemente, no Instagram, as hashtags são encontradas ainda no Facebook, Pinterest e Tumblr. Contudo, é no Twitter que elas adquirem importância primordial, visto que as mais utilizadas são agrupadas nos “Trending Topics” (Assuntos do Momento). Essa associação mostra os assuntos mais tweetados no momento, com atualização instantânea.
Ferramentas para escolher e monitorar hashtags
Com forte apelo comercial, as hashtags são utilizadas para chamar a atenção de determinado público para um produto ou segmento. Assim, surge a necessidade de os profissionais estudarem exatamente quais são os termos mais apropriados para serem indexados, e os que são mais utilizados. Com isso, é necessário também que seja realizado um monitoramento para controle da estratégia no marketing digital. Com isso, nada melhor do que conhecer as ferramentas certas para realizar essas funções para você, não é mesmo?! Então, confira, a seguir, 5 aplicações digitais para estudo e monitoramento de hashtags online!
-
RiteTag
O que é: ferramenta para pesquisa gratuita de hashtags com base em um nome ou tópico.
O que faz: informa as hashtags mais prováveis de serem encontradas.
Acesse aqui: Pesquisar Hashtag Gratuitamente com RiteTag
-
Tagboard.com
O que é: ferramenta com uso gratuito e pago para visualizar estatísticas de hashtags.
O que faz: informa onde foram publicadas as hashtags e quem fez as publicações.
Acesse aqui: Visualizar Estatísticas de Hashtags no Tagboard.com
-
Hashtagify
O que é: ferramenta com plano gratuito para teste que sugere hashtags para uso social.
O que faz: monitora o desempenho das hashtags e explora as melhores opções por categoria e mídia.
Acesse aqui: Monitorar Hashtags no Instagram e Twitter pelo Hashtagify
-
Tagdef
O que é: ferramenta gratuita para descobrir o significado de hashtags no Twitter.
O que faz: pesquisa o significado das hashtags e permite ao usuário adicionar significados.
Acesse aqui: Entender Hashtag no Twitter com o Tagdef
-
Keyhole Analytics
O que é: ferramenta com plano gratuito e pago para monitorar hashtags no Twitter, Instagram e Facebook.
O que faz: permite monitoramento em tempo real para acompanhar ações de marketing digital.
Acesse aqui: Monitorar Hashtags com keyhole Analytics