Entendendo as principais métricas do Google Analytics

Google analytics como usar
0

Se você tem um site no ar, com certeza você usa o Google Analytics para mensurar resultados. Se você ainda não tem, provavelmente alguém já disse para você ter. O fato é que esta ferramenta do Google realmente é uma das mais utilizadas no mundo da internet. Ela é fácil de entender e tem ótimos indicativos para você manter seu site sempre com bons resultados. Mas se você não conhece muito bem estes indicativos que podem te ajudar, este post foi feito para te ensinar. Por isso, listamos as principais métricas do Google Analytics para você começar a aproveitar o máximo da ferramentas e otimizar seus resultados online. Preparado?

As principais métricas do Google Analytics

Visitas

Esta métrica aponta a quantidade de vezes que a sua página foi visualizada em um determinado período de tempo. Ela também é conhecida como sessões, mas não pode ser confundida com visitantes. A sessão é um determinado período de tempo que um usuário interage com o seu conteúdo. Visitantes se refere as pessoas que estão acessando a sua página. E uma pessoa pode visitar seu site mais de uma vez. Ou seja, o número de visitas é diferente do índice de visitantes.

Visualização de página ou pageviews

Esta métrica aponta quantas páginas foram visitadas durante um determinado período de tempo. Um mesmo visitante pode ver 10 páginas, enquanto 1 pode ver apenas uma. Todas estas visualizações serão contabilizadas aqui. No entanto, se você quiser saber qual é a média de páginas que um visitante do seu site acessa, você precisa ficar de olho na métrica Pagínas/Visitas. Este número vai indicar quantas páginas um usuário do seu site acessa a cada visita.

Bounce Rate ou Taxa de Rejeição

Taxa de rejeição mostra quantas pessoas acessam uma página do seu site, mas não continuam navegando. Elas apenas visualizam aquela página e saem do site. Esta é uma métrica importante, mas deve ser analisada com cuidado. É preciso analisar a taxa de rejeição de cada página do seu site. Veja se a taxa vem das páginas principais ou não. Afinal, ter uma taxa de rejeição em uma página secundário do seu site não é tão grave, mas em uma página principal, sim.

Porcentagem de novas visitas

Este número aponta quantos visitantes daquele período acessaram seu site pela primeira vez. É uma métrica que aponta se você está atraindo novos usuários. No entanto, uma taxa baixa não significa necessariamente um mal resultado. Significa apenas que você está conseguindo reter bem seus usuários. Ou seja, seu site está conseguindo manter mais pessoas engajadas do que atraindo novos usuários e isso é algo bom.

Origens do tráfego

Esta métrica é fácil de entender. Ela aponta de onde está vindo o fluxo de acesso do seu site. Seus visitantes podem vir de tráfego direto, de links em outros sites e redes sociais, da busca orgânica ou de campanhas.

Pronto! Você já entende as métricas básicas do analytics e já pode faz uma análise dos resultados do seu site. Se você ainda tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe pra gente aqui nos comentários. Venha participar da conversa!

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais