5 dicas para conseguir mais seguidores sem precisar comprá-los

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Embora o número de seguidores nas redes sociais seja considerado por muitos profissionais de marketing uma “métrica” de vaidade — afinal, números de seguidores não significam números de clientes —, esse é um valor que merece atenção por criar oportunidades de negócio para a empresa. Quem acha que só é possível conseguir seguidores comprando-os, se equivoca, porque é possível alcançá-los de maneira orgânica. Quer descobrir como? Então, acompanhe as 5 dicas para conseguir mais fãs nas redes sociais!

Poste conteúdo relevante e com a linguagem adequada

O primeiro segredo do sucesso para atrair seguidores é aumentar a exposição da marca e também o engajamento, para que mais pessoas fiquem sabendo sobre algo que a empresa faz, bem como assuntos pertinentes — e interessantes — vinculados ao que sua companhia desempenha. Neste sentido, o conteúdo tem fator determinante para atrair ou repelir a atenção do usuário.

Definir o conteúdo correto é fundamental para melhores resultados e ele deve ser altamente relevante para o público de interesse. Além disso, também é necessário utilizar a linguagem adequada para cada caso. Para um público mais jovem, dispor de palavras que são comumente usadas nas redes sociais e hashtags criativas, por exemplo, é altamente atrativo. Já um público mais maduro precisa de uma linguagem de autoridade.

Dê preferência a vídeos e posts com imagens

Os usuários vivem em uma época de muitas informações e pouco tempo para absorver tudo. Por isso, o usuário prefere consumir conteúdo mais simples e de impacto, ou então outro elemento na web distrairá sua atenção. Por isso, para conseguir mais seguidores, é preciso dar preferência a vídeos e imagens, já que apenas textos não causam tanto engajamento, na maioria das vezes.

Utilizar imagens de qualidade e com um excelente design ou vídeos mais curtos e divertidos demonstra como as estratégias vencedoras atualmente são as mais utilizadas por grandes empresas. Deixe os textos especificamente para o blog; nas mídias sociais, prefira investir em formatos que façam com que o usuário se identifique logo de cara.

Não poste em excesso

Um erro muito comum das empresas é achar que aumentar o número de publicações significará um aumento na quantidade de seguidores. Além disso não ser verdade, pode acontecer exatamente o contrário: os usuários podem ser afastados pelo excessivo número de publicações e deixar de seguir a página!

Por isso, o recomendável é estabelecer um número ideal de publicações de acordo com cada rede social. Quanto mais dinâmica for a rede utilizada, maior deverá  ser o número de publicações. Mas, atenção: isso não elimina a necessidade de estabelecer um tempo entre as publicações. Muitas publicações feitas em sequência dão uma ideia de flood, podendo repelir os usuários.

Faça sorteios

Poucas coisas garantem tanto engajamento de maneira gratuita nas redes sociais como as promoções. Atraídos pela possibilidade de ganhar algo, os usuários participam, interagem e seguem a página. Mas tome um certo cuidado porque muitos desses usuários não pretendem se tornar seguidores definitivos, sendo necessário desenvolver uma estratégia de fidelização destes clientes. Para que esse tipo de promoção seja um sucesso, é preciso atentar-se a alguns pontos importantes:

  • A escolha do produto ou serviço deve ser atrativa para o seu público em questão, pois, caso o contrário, os usuários entenderão que a promoção não é vantajosa;
  • As regras devem ser claras e simples para que todos possam compreender e participar;
  • Sorteios devem ser feitos de maneira transparente, usando programas ou aplicativos específicos para tal. No caso de um concurso cultural é preciso analisar todas as respostas para garantir que o resultado seja justo;
  • O prazo da promoção deve ser o suficiente para que a empresa possa atuar de maneira a desenvolver campanhas de atração para manter o novo público. Normalmente, um período de 15 a 30 dias tende a ser o mais comum, já que promoções muito longas acabam perdendo o “fôlego” e o dinamismo;
  • Você deve verificar a legislação brasileira vigente sobre o registro de sorteios e consursos, ainda que realizados online.

Não crie polêmica

Criar polêmica é um jeito garantido de perder seguidores e terminar não agradando um lado nem outro. Dar opiniões ou se posicionar sobre temas muito polêmicos, como religião ou política, é altamente arriscado. A menos, é claro, que o negócio da empresa seja totalmente sobre isso.

Além do mais, criar polêmica ao responder um seguidor de maneira equivocada ou pouco educada também trará prejuízos para a imagem da empresa, que será vista como uma opção que não respeita o cliente. Por isso, se quiser conseguir mais seguidores, procure adotar uma postura mais neutra para temas polêmicos e mantenha sempre uma comunicação transparente e cordial, mesmo quando esse não for o tom do usuário.

Para conseguir seguidores é preciso investir em uma estratégia bem fundamentada em médio e longo prazo. Para isso, é necessário não apenas postar conteúdo relevante e de interesse do público, mas também que esse conteúdo esteja em um formato atrativo. Não publicar demais e não polemizar são formas de não perder seguidores e as promoções vêm como um complemento para conseguir melhores resultados.

Agora, conte-nos sobre o que achou dos métodos mencionados. Você já pratica algum? Comente o post e participe da conversa! =)

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