3 Ferramentas para Títulos de Blog Posts
3 Ferramentas para Títulos de Blog Posts
Um dos elementos mais importantes de um post de blog é o título. Dizemos que é “um dos” porque existem outras partes a que você também deve dar importância. Primeiramente, faça um conteúdo excelente. E você o consegue escrevendo sobre assuntos interessantes, que são os que vão acrescentar em algo para os seus leitores. Mas voltemos ao início…
Por que o título é tão importante?
Ele deve ser sucinto e ao mesmo tempo resumir tudo que de mais valioso seu texto oferece. Fácil? Nem pensar… Esta é uma tarefa complicada para muita gente. Você tem que ser, ao mesmo tempo, sucinto e explicativo. Seu título deve falar por si só e adiantar ao leitor o que ele irá ler no seu texto.
Sem falar que é com um bom título que atraímos leitores. Imagine que o seu corpo de texto possa esclarecer várias dúvidas sobre determinados assuntos, mas a sua headline não diz o ponto principal. Por exemplo, se este texto tivesse como título “Escrevendo títulos para blog”, ela traria uma informação verdadeira e relevante, mas não é a principal. Isso porque o ponto alto deste post está no próximo tópico, que são as ferramentas para te ajudar a ter um bom título em seus blog posts. Vamos lá?
Ferramentas para Headline
Existem vários elementos para tornar seu título mais atrativo, como o tamanho, as palavras-chave, a boa formatação e escrita etc. E há algumas ferramentas gratuitas para te ajudar a analisar o seu título. Veja, a seguir as ferramentas (todas gratuitas!!) que você pode utilizar em 3 etapas para conseguir um título bom e eficaz para os seus posts:
Esta é uma ferramenta bem eficaz para você determinar as bases do seu título. Você escreve as três principais palavras que acha que resume o seu texto e ele sugere 5 títulos para você. Foi desenvolvida pela Hubspot e é interessante para ser usada também quando você quer tratar do mesmo assunto por várias vezes e não sabe como variar.
Com uma função bem simples, o Title Cap coloca o texto que você colar lá com uma formatação de título, letras iniciais em maiúsculo para as palavras principais. A intenção é te economizar tempo na edição do texto. É bem rápido e cumpre eficazmente sua promessa.
Esta ferramenta da CoSchedule que faz uma análise bem completa do seu título. Mas a principal contribuição (que nós do Ferramentas achamos) é com relação ao SEO. A análise inclui até uma pontuação de acordo com os pontos observados. Traz ainda sugestões de melhoria para o seu título. Vale a pena experimentar!
Agora, se você quer uma revisão ortográfica do seu título e de todo o seu corpo de texto, a ferramenta ideal é a Grammarly. Com uma extensão no Google Chrome, ela faz a verificação imediata de tudo o que você escrever. Pois de nada adianta chamar a atenção no título se os erros de grafia são muito mais escandalosos, não é?!
Por falar em “escândalo” (decorrente do erro de grafia), o sensacionalismo no texto é outro problema grave. Fazer muitas promessas no título e não cumprir no texto também. Portanto, seja sincero com o seu leitor. Se você atrair a sua atenção para a leitura de algo que não era exatamente o que ele imagina, pode frustrá-lo e ele nunca mais querer ler o que você posta.
Novos leitores
Depois de um bom título e do texto pronto, você certamente vai querer usá-lo para atrair um público novo. E sabe qual a melhor maneira de você fazer isso organicamente? Com otimização para os mecanismos de busca! Portanto, se você quer se aprofundar em SEO, recomendamos a leitura do artigo Como se Tornar um Expert em SEO, que está disponível em nosso blog.