Alcance orgânico no Facebook: o que está acontecendo?
Alcance orgânico no Facebook: o que está acontecendo?
Um furacão para o relacionamento na web! Assim era o site de redes sociais Facebook logo quando apareceu, em 2004, ainda limitado aos estudantes da Universidade de Harvard. E não demorou muito para que Mark Zuckerberg e cofundadores do site percebessem seu potencial. Logo em 2005 o Facebook já recebia um alto investimento para se expandir, saindo do Vale do Silício para o mundo.
O percurso do Facebook para lucrar
Foi oficialmente em 2007 que o cunho comercial apareceu. Inicialmente, foram oferecidos classificados grátis, o Facebook Marketplace. Ah se as empresas tivessem se atentado a esta jogada de mestre! Pois era apenas um teste para que pouco tempo depois lançassem as fan pages e o Facebook Ads.
Mas a questão “não é” que nós, empresários e administradores de negócios, fomos enganados. A “grande questão” é: a quem estamos querendo enganar? Se estivéssemos à frente de uma grande empresa como o Facebook, com o valor comercial e possibilidades infinitas de negócios que ele tem, certamente também teríamos uma visão assim. Aliás, para ele ser tão maravilhoso e existir tem que se bancar, não é?!
Mas muitas pessoas não pensam desta forma e criticam constantemente a postura do Facebook quando modifica suas políticas, termos, condições ou o seu algoritmo. Aliás, é neste último que a coisa fica séria. Apesar de sempre ser transparente com seus públicos, noticiando cada mudança que faz, a empresa é geralmente alvo de bombardeios dos administradores das páginas.
Mas pense bem: não seria muito pior se a empresa nem comunicasse estas mudanças? Para ela, seria ótimo! Mesmo porque o barulho costuma ser maior do que o estrago.
Alcance orgânico: por que está diminuindo?
Uma declaração recorrente do Facebook para justificar a diminuição do alcance orgânico de toda e qualquer página na web é de que isso força as marcas e empresas que têm fan pages a produzir e postar um conteúdo de melhor qualidade. E essa é uma explicação bem consistente.
Enquanto muitos administradores de empresas nesta mídia só reclamam e pensam que, assim, o Facebook está forçando a anunciar, uma pequena parcela está empenhada em fazer o que realmente interessa: descobrir como ser significante para as pessoas que impacta! E esta é uma das chaves para o aumento do alcance orgânico.
O foco das publicações e da existência de uma empresa no Facebook deve ser impactar um maior número de pessoas que conseguem visualizar a publicação. O algoritmo funciona desta forma. Quando percebe que uma publicação tem muitas curtidas, reações, comentários e compartilhamentos, entende que se trata de uma informação relevante e passa a mostrar para mais fãs de perfil similar ao das que interagiram.
Impulsione seu Negócio com o Facebook
O evento intitulado “Impulsione seu Negócio com o Facebook” está sendo realizado pela empresa em 2016 em várias cidades brasileiras, não só em capitais. O objetivo é recrutar empresários e comunicadores para aprender as novas funcionalidades para fan pages, como realizar anúncios de diversas formas (o mais legal é que eles apresentam o passo-a-passo), além da integração com serviços do Instagram (comprado pelo Facebook em 2012.
Mas o que queremos passar para você sobre o evento é que ele só reforça o que dissemos no tópico anterior. É claro que é interessante para esta grande mídia social ter anunciadores (pagantes). Mas um esforço maior tem que ser feito por parte das empresas que querem melhor se colocar nelas. Aliás, não é um maior alcance que devem perseguir, mas uma melhor experiência de relacionamento com seus seguidores e com todos da rede mundial que fizerem contato. O alcance é uma consequência…
Quando pagar para o Facebook?
Para campanhas publicitárias, propagação de ideias e outros objetivos que necessitam da adesão de um maior número de pessoas, o anúncio é, sim, a melhor opção. O Facebook Ads é um recurso muito útil e tem se mostrado cada vez mais importante para alcançar “certos objetivos de negócios”. Ele também tem aprimorado constantemente suas funções e adicionado novas. Então, por que não investir em algumas ocasiões?
Afinal, se sua empresa está no Facebook (ou gostaria de estar) é porque você realmente acredita que esta é uma mídia importante para o seu negócio. E todos que querem um significativo retorno devem investir! Esta não é uma mensagem comprada pelo Facebook para ser direcionada a você por nós, do Ferramentas Inteligentes. É só uma explanação de como nós, enquanto projeto da empresa Asap10, temos também nos utilizado do Facebook da melhor forma possível.
E a melhor forma é a que sempre pregamos, de que é preciso fazer “algum investimento”, ainda que seja pouco. Mas o trabalho em marketing digital deve ter muito foco em ações estratégicas para que você tenha, realmente, os resultados que quer e precisa. (y)