Black Friday: como entrar nesta onda?
Black Friday: como entrar nesta onda?
Parece que o Brasil adotou de vez este termo e esta ação anual de vendas de varejo… Mas algumas pessoas julgam como uma “piada” a Black Friday brasileira, uma vez que há lojas que aumentam previamente o preço de seus produtos antes de colocá-los em promoção. E isso, como já sabemos, está longe de se tornar uma ação válida de marketing. Mas, então, como participar sem fazer feio?
O que é a Black Friday?
Primeiramente, vamos esclarecer que o termo em inglês se refere à ação na 4ª sexta feira de novembro, que é um dia após a ação de graças (Thanksgiving Day). Há várias explicações para o termo “Sexta Feira Negra”, e você pode ler todas no Wikipedia. Aqui, vamos nos ater à ação em si, ok?
Atualmente, a Black Friday norte-americana é a data mais movimentada de vendas do varejo. É um dia em que são oferecidas ofertas incríveis, e alguns empregadores chegam a dispensar seus funcionários em um dia inteiro de folga.
No Brasil, o primeiro Black Friday foi 100% online em 2010. Com o sucesso da ação, que também passou a ser anual por aqui, atualmente existe até um código de ética para a data, criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net). Tamanho o sucesso do Black Friday, não só o Brasil, mas também Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai adotaram a data e as suas ações promocionais.
Como fazer Black Friday na internet
Há fundamentalmente três planos de ação que devem ser pensados para a realização de uma ação de marketing de varejo, como o Black Friday, com sucesso!
- Primeiramente, você deve fazer um planejamento financeiro e saber até que ponto poderá oferecer descontos e preços especiais pelo Black Friday. Lembre-se de que, pelo movimento causado pela data e pela euforia dos consumidores, pode valer a pena lucrar pouco em cada produto para ganhar na quantidade. Mas não faça nada sem planejar antes e verificar todos os riscos, ok?
- Depois, você deve planejar como garantir que o seu site vai suportar receber um grande número de visitas no dia tão esperado, e sem sair do ar! Também garanta uma maior eficiência no atendimento no Black Friday, para atender a todos os que te procuram e querem seu produto.
- Por último, é hora de planejar a divulgação das suas promoções. Alerte com antecedência a todo o seu público, informando que sua loja ou empresa participará da data com ofertas imperdíveis. E, no dia, faça uma divulgação massiva, principalmente com anúncios patrocinados para potencializar.
Em 2016, o Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro.
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