Você sabe o que é EdgeRank?
Você sabe o que é EdgeRank?
Descubra como o algoritmo do Facebook influencia no tráfego online
Desde o último ano, o Facebook tem sofrido algumas mudanças em seu algoritmo, chamado de EdgeRank. Estas transformações mexem diretamente com quem depende do Facebook como fonte de tráfego para seus negócios.
Mas, primeiramente, você precisa entender o que é o EdgeRank:
EdgeRank é o algoritmo do Facebook que diz o que vai aparecer para você no seu feed de notícias.
Como trabalha o algoritmo do Facebook?
Este algoritmo é muito útil porque, se você recebesse em seu feed todas as publicações dos seus amigos e das páginas que você curte, ia passar muito rápido e você não teria como acompanhar nem como visualizar.
O EdgeRank se baseia em três critérios para escolher que tipo de post você vai ver na sua linha do tempo, são eles:
- Afinidade (quanto mais interação, mais afinidade);
- Relevância (o Facebook prioriza publicações com vídeo ou foto);
- Tempo (publicações antigas são consideradas menos valiosas).
No entanto, se um amigo seu tem afinidade com suas publicações, o Facebook pode levar a ele uma publicação mais antiga sua, que ele não tenha visualizado ainda.
O peso ou relevância também têm a ver com o seu grau de proximidade com a pessoa que publicou e os tipos (curtir, comentar ou compartilhar) e quantidade de interações que você faz com os posts dela.
Assim, o EdgeRank faz uma conta complexa e mostra pra você, em seu feed, o que ele acha que você quer ver: ele prioriza publicações de páginas com as quais você interage mais e das pessoas com quem você tem mais afinidade.
O que mudou?
Há algum tempo atrás, se uma fan page, como a do Ferramentas Inteligentes, tivesse 100 fãs, e se nós fizéssemos um post em nossa página, em média, 5% das pessoas que curtem iriam receber a mensagem da página. E isso ia aumentando ou diminuindo de acordo com as interações que a postagem recebia.
No entanto, nos últimos 2 anos, vem ocorrendo mudanças fortes neste algoritmo com o qual as empresas e pessoas já estavam acostumadas a lidar. O Facebook anunciou em 2016 que, independentemente das interações que recebem as fan pages, começaria a diminuir ainda mais o seu alcance e a aumentar as visualizações de postagens de perfis.
Este cenário começou a ser sentido no último ano, o que impactou quem tinha o Facebook como única ou principal fonte de tráfego para seu site ou vendas.
Assim, chegamos a uma conclusão:
Você não pode depender única e exclusivamente do Facebook!
Nem de uma única outra fonte. O ideal é que você tenha fontes alternativas de tráfego.
Assim, com mudanças ou baixas de tráfego em uma das mídias,
isso não impactará de forma relevante o seu negócio.
Gostou deste artigo? Comente e deixe sua opinião!
Não se esqueça de conferir em nosso site ferramentas para gestão e gerenciamento de mídias sociais e aplicações de conteúdo para te auxiliar nas publicações que faz em sua rede.