Tudo o que você precisa saber para fazer um infográfico de sucesso
Para fazer um infográfico de sucesso, não basta ter uma boa ideia: é preciso organização, conhecer as ferramentas corretas e, antes de tudo, entender a linguagem gráfica dessas peças de comunicação. Saiba mais sobre uma das ferramentas mais poderosas disponíveis no design e veja como fazer um infográfico!
O que é um infográfico?
Um infográfico é um gráfico que facilita a compreensão de um conteúdo, que se fosse disposto através de texto somente poderia ser mal entendido. Infográficos jornalísticos costumam reunir textos breves e representações imagéticas com o objetivo de explicar por que a alta do dólar afeta os preços do pão francês, por exemplo.
O infográfico nasce com vocação jornalística, mas também pode ser encontrado em manuais de instrução, livros educacionais e científicos e, claro, na internet.
Eu preciso de um infográfico?
Fazer um infográfico de sucesso depende, primeiramente, de entender o que separa um bom infográfico de um ruim. É preciso se perguntar se a informação que você deseja passar precisa desse recurso — pode parecer que tudo fica mais bonito desenhado, mas a verdade é que o seu infográfico deve ser um caminho mais curto entre os dados e o interlocutor.
Seu projeto precisa de um infográfico, por exemplo, se ele tem muitos dados a apresentar e essas informações puderem dispostas de uma maneira mais eficiente do que com palavras. Ou seja, ler — ou assistir, visto que alguns infográficos são feitos e apresentados através de vídeos — seu infográfico tem que ser mais simples do que ler o artigo inteiro!
Como fazer um infográfico: organizando as informações
Encare esse projeto como encararia qualquer outro projeto de design: para começar, é preciso saber do que estamos tratando, ou seja, entender quais são as informações que o infográfico disponibilizará. Faça um esqueleto das palavras-chave ou destaques que ele precisa ter e agrupe visualmente as informações relevantes com um fluxograma para entender como o seu infográfico lidará com aqueles dados.
A partir daí, é preciso definir um esquema de cores uniforme para todo o infográfico. Nessas peças, as cores têm tanto significado quanto a informação ou as ilustrações. É preciso que você não se descuide desse fato, pois a cor faz parte da narrativa do infográfico, amarrando as informações. Com sua paleta de cores definida, é preciso descobrir como você vai traduzir os dados mais relevantes em imagens — tabelas, gráficos de pizza, mapas, etc. O importante é que seu infográfico destaque os conteúdos mais importantes e consiga fazer com que seu usuário tenha um melhor entendimento do assunto tratado.
O formato do infográfico também é uma questão importante: se ele for circular, toda a informação precisa estar amarrada de maneira cíclica, enquanto os horizontais e verticais funcionam melhor como estruturas com princípio, meio e fim.
Inspire-se: infográficos incríveis
Assim como em outros projetos, para fazer um bom infográfico é preciso ter bons materiais de referência. Sites de portfólio como o Behance e o Dribbble, por exemplo, podem te ajudar a conhecer o trabalho de infografia de novos artistas e ter ideias mais legais ainda na hora de executar seu próximo projeto!
Você já fez um infográfico e tem mais alguma dica que gostaria de ter visto nesse post? Conte pra gente nos comentários!