Tendência do Marketing Digital 2018: conteúdo
Por que o conteúdo continua sendo o rei do marketing neste ano?
Mais uma vez, o “rei” exige sua atenção perante os profissionais de marketing. Neste ano de 2018, o coroado conteúdo tem a ascensão no seu reinado, que começou a ter grande destaque no último ano.
Considerado perante o mercado digital o rei da comunicação nos últimos tempos, o conteúdo se mantém forte desde que criado com estratégia focada no público alvo e não esquecendo técnicas para um bom posicionamento da marca.
Mas se o conteúdo é a base de toda a comunicação, então por que só há pouco tempo é tão mencionado no marketing?
A resposta está no amadurecimento da sua real função: construir e manter relacionamentos! Ah, o relacionamento… Tão desejado e cobiçado, mas ao mesmo tempo tão negligenciado por muitos!
Philip Kotler, em “Marketing para o Século XXI”, aponta o pós-venda como a forma mais barata de marketing, já que a mais custosa é a conquista do cliente, que passa por apresentação (conteúdo aqui), confiança (muito conteúdo) e consideração de compra (resultado conquistado com mais conteúdo ainda), até chegar no clímax da relação (muitas vezes, graças ao conteúdo).
Assim, o conteúdo pode ser utilizado em várias fases do marketing, se apresentando como uma ferramenta poderosa para gerar “aquela confiança” fundamental para a conclusão da tão árdua venda.
Concluímos, desta forma, que um dos motivos que fazem com que o conteúdo prospere em seu reinado é:
Conteúdo gera confiança, e confiança é a base do bom relacionamento (tanto para pré quanto para pós venda).
Posicione-se com credibilidade perante o “seu” público
Um dos maiores erros de quem produz conteúdo é não montar um planejamento estratégico. Este primário leva a outros, como o conhecido “criar conteúdo aleatório”, que só serve para atualizar, mas sem nenhum propósito alinhado aos objetivos da marca.
Assim, a credibilidade faz parte do recheio de um relacionamento, e pode ser conquistada com fidelidade. Portanto, seja fiel aos propósitos da sua marca e aos desejos do seu cliente (mais especificamente àqueles que estão na intercessão entre os seus e os dele)! E isso é bem mais fácil de conseguir quando se tem planejamento do que quando não há um.
Mais um ponto a ser considerado é o posicionamento nos mecanismos de busca. Pois, se não pode atrair um leitor, para quê escrever? Só para quem já te conhece e assinou sua newsletter? Ok, isso é importante para nutrir seus prospects ou clientes, mas nunca deixe de estar disponível para conhecer gente nova… Porque o bom conteúdo é também galã!
O galã do marketing
Além de rei, o conteúdo também pode ser altamente interessante e gerar boas paqueras! O conteúdo galã é sempre muito simpático com quem conhece, puxa assunto, pergunta e está constantemente aberto a mais conversas.
Ele sabe que não é fácil encontrar pessoas com gostos em comum, mas ainda assim está sempre ali com um sorriso no título e um papo interessante. É envolvente e pode até fazer com que desinteressados nele passem, de repente, a olhá-lo diferente e… “Considerá-lo”.
Portanto, saiba tirar o melhor proveito do conteúdo sempre! Porque atributos… Ele tem! Não é à toa que continua sendo o rei em 2018!