Série Ferramentas do Google: Google Webmaster Tools (ou Google Search Console)

0

Série Ferramentas do Google: Google Search Console

O Google fornece uma série de ferramentas para SEO. Neste artigo, vamos falar sobre o  Google Webmaster Tools (atualmente, mais chamado de Google Search Console), que oferece uma pesquisa avançada para planejamento e avaliação de pesquisas. E se você está pensando: “ah, mas eu já uso o Google Analytics para pesquisas e avaliações”, saiba que o Google Search Console tem uma perspectiva especialista para pesquisas e planejamento. Por isso, trazemos aqui alguns esclarecimentos para que você tire o melhor proveito desta ferramenta do Google, no 2º artigo da Série Ferramentas do Google (no 1º, falamos do Google Trends).

A ferramenta

Para obter o máximo proveito de sua campanha de SEO com o Google Webmaster Tools, você deve conhecer esta ferramenta a fundo. A primeira coisa que deve ter em mente é que esta ferramenta te ajuda a ver o seu site assim como o Google o vê.

Dá ainda insights sobre quais as páginas do seu site estão indexadas e quais as palavras-chave que estão redirecionando na busca para elas. Ou seja, o Google Webmaster Tools oferece tudo sobre métricas: que elementos estão indexados, os links entre eles, as palavras-chave que direcionam, onde está sendo recebido o tráfego… Estudar estes dados é fundamental para fazer um planejamento de ações que melhorem os resultados e leve seu site para onde você quer.

Configuração

É bem fácil de usar as ferramentas para webmaster do Google. Se você tiver uma conta Google, é só logar no link a seguir:

Acessar o Google Webmaster Tools

Logo, você será direcionado para o painel de configuração (Search Console). Chegando lá, será solicitado para você adicionar o seu site. A primeira verificação que a ferramenta fará é se você possui o domínio da URL informada. Algumas vezes, o Google pede uma verificação, que ele mesmo te instruirá a fazer em um pop up.

Google Webmaster Tools X Google Analytics

Como já falamos aqui em cima, a ferramenta de webmaster é muito mais completa pelas possibilidades de métricas que fornece. Além de não mostrar apenas as fontes de tráfego, mas o potencial de tráfego através do número de impressões e do  ranking em que o site de encontra.

Pesquisas possíveis

As pesquisas nesta ferramenta podem ser feitas com estes indicadores disponíveis:

·         Uma consulta para saber quais palavras chave levam para o seu site

·         O número de impressões do seu site em pesquisas por determinadas palavras-chave

·         A porcentagem entre o número de pessoas que veem seu site e o número que clicam (número de cliques e taxa de cliques – CTR)

·         A posição do seu site perante a pesquisa de determinadas palavras-chave

Tendências e oportunidades de otimização

Para estudar como determinado termo está performando no seu site, vá até a seção de pesquisas e clique sobre uma palavra-chave. Aparecerá para você as páginas que estão rankeadas para este termo. Isso te ajuda a entender melhor se o seu SEO está funcionando.Também te ajuda a melhorar sua estratégia de conteúdo. Pois você poderá identificar com mais precisão as conexões entre os termos de consulta e o potencial das palavras usadas no seu conteúdo.Ainda na mesma área (Consultas de Pesquisa), você pode visualizar quais páginas do seu site são as principais, isto é, recebem o maior número de impressão e cliques.

Resumindo…

O Google Webmaster Tools é excelente para você explorar as oportunidades que o seu site tem e você ainda não notou. Isso é fundamental para melhorar o desempenho de suas campanhas e ações de marketing em geral.

Já conhecia o Google Webmaster Tools?
Tem algo a acrescentar?
Fique à vontade para comentar aqui e trocarmos algumas ideias!
=)   

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais