Série Ferramentas do Google: Google Search Console
O Google fornece uma série de ferramentas para SEO. Neste artigo, vamos falar sobre o Google Webmaster Tools (atualmente, mais chamado de Google Search Console), que oferece uma pesquisa avançada para planejamento e avaliação de pesquisas. E se você está pensando: “ah, mas eu já uso o Google Analytics para pesquisas e avaliações”, saiba que o Google Search Console tem uma perspectiva especialista para pesquisas e planejamento. Por isso, trazemos aqui alguns esclarecimentos para que você tire o melhor proveito desta ferramenta do Google, no 2º artigo da Série Ferramentas do Google (no 1º, falamos do Google Trends).
A ferramenta
Para obter o máximo proveito de sua campanha de SEO com o Google Webmaster Tools, você deve conhecer esta ferramenta a fundo. A primeira coisa que deve ter em mente é que esta ferramenta te ajuda a ver o seu site assim como o Google o vê.
Dá ainda insights sobre quais as páginas do seu site estão indexadas e quais as palavras-chave que estão redirecionando na busca para elas. Ou seja, o Google Webmaster Tools oferece tudo sobre métricas: que elementos estão indexados, os links entre eles, as palavras-chave que direcionam, onde está sendo recebido o tráfego… Estudar estes dados é fundamental para fazer um planejamento de ações que melhorem os resultados e leve seu site para onde você quer.
Configuração
É bem fácil de usar as ferramentas para webmaster do Google. Se você tiver uma conta Google, é só logar no link a seguir:
Acessar o Google Webmaster Tools
Logo, você será direcionado para o painel de configuração (Search Console). Chegando lá, será solicitado para você adicionar o seu site. A primeira verificação que a ferramenta fará é se você possui o domínio da URL informada. Algumas vezes, o Google pede uma verificação, que ele mesmo te instruirá a fazer em um pop up.
Google Webmaster Tools X Google Analytics
Como já falamos aqui em cima, a ferramenta de webmaster é muito mais completa pelas possibilidades de métricas que fornece. Além de não mostrar apenas as fontes de tráfego, mas o potencial de tráfego através do número de impressões e do ranking em que o site de encontra.
Pesquisas possíveis
As pesquisas nesta ferramenta podem ser feitas com estes indicadores disponíveis:
· Uma consulta para saber quais palavras chave levam para o seu site
· O número de impressões do seu site em pesquisas por determinadas palavras-chave
· A porcentagem entre o número de pessoas que veem seu site e o número que clicam (número de cliques e taxa de cliques – CTR)
· A posição do seu site perante a pesquisa de determinadas palavras-chave
Tendências e oportunidades de otimização
Para estudar como determinado termo está performando no seu site, vá até a seção de pesquisas e clique sobre uma palavra-chave. Aparecerá para você as páginas que estão rankeadas para este termo. Isso te ajuda a entender melhor se o seu SEO está funcionando.Também te ajuda a melhorar sua estratégia de conteúdo. Pois você poderá identificar com mais precisão as conexões entre os termos de consulta e o potencial das palavras usadas no seu conteúdo.Ainda na mesma área (Consultas de Pesquisa), você pode visualizar quais páginas do seu site são as principais, isto é, recebem o maior número de impressão e cliques.
Resumindo…
O Google Webmaster Tools é excelente para você explorar as oportunidades que o seu site tem e você ainda não notou. Isso é fundamental para melhorar o desempenho de suas campanhas e ações de marketing em geral.
Já conhecia o Google Webmaster Tools?
Tem algo a acrescentar?
Fique à vontade para comentar aqui e trocarmos algumas ideias!
=)