Série Ferramentas do Google: Google Alerts

como usar e configurar google alerts

Para que serve e como configurar os alertas no Google?

Disponibilizado pelo Google, o Google Alerts é uma ferramenta prática, fácil e eficaz para acompanhar determinadas palavras ou termos que possam ser interessantes para o usuário. Mas você conhece os objetivos possíveis por trás da geração de um alerta? Ou melhor: sabe em que casos ele pode te ajudar? Continue lendo e conheça quatro casos em que usar o Google Alerts pode ser de muita ajuda para o profissional de comunicação.

Para entender melhor suas funções, acesse a descrição do Google Alerts enquanto ferramenta em nosso portal!

4 funções do Google Alerts

Cada ferramenta digital, embora tenha uma função e um objetivo original, carrega consigo muitas possibilidades de uso inteligente a serviço do usuário. E com o Google Alerts não é diferente… Ele pode ser utilizado com êxito em resultados por diferentes profissionais. Entre os usos para a comunicação, pode ser muito útil para jornalistas, produtores de conteúdo, assessores de imprensa e profissionais de marketing.

Para facilitar a explicação, dividimos suas principais funções em quatro: monitoramento, ideias, clipping e atualização. Vamos ver como?

  1. Monitoramento de Marca/Empresa

Se você quer acompanhar as o que é falado sobre sua empresa ou marca na web, o Google Alerts pode te ajudar bastante! Assim, você recebe alertas no seu e-mail toda vez que uma nova menção for detectada pela ferramenta. É uma função utilizada principalmente por profissionais de marketing, mas também por gestores que gostam de estar atualizados sobre o que falam do seu produto de trabalho.

  1. Ideias para Produção de Conteúdo

Profissionais de conteúdo podem, e devem recorrer ao Google Analytics para ter ideias sobre publicações. Geralmente, quando um assunto está em alta, são recebidos alertas com títulos e matérias muito similares. Assim, pode-se ter uma noção da relevância de uma notícia ou tema momentâneo, e utilizar isso ao seu favor, sendo criativo no conteúdo que irá produzir, mas mantendo a essência do que é o fator principal de interesse do seu público.

  1. Clipping Jornalístico

É muito difícil fazer uma varredura na web para saber se determinada matéria da assessoria de imprensa saiu em algum site, ou foi mencionada em alguma rede social. Mais difícil ainda é quando se trata de um evento de grande porte ou repercussão, que se perde o controle de quais portais já leram a notícia em um primeiro e estão replicando. E quem trabalha nesta área sabe que conta bastante a “clippagem” para a mensuração do resultado do trabalho. Desta forma, os alertas do Google mostram onde há menções ao termo chave da sua divulgação na mídia, ajudando na valorização do trabalho de assessoria.

  1. Acompanhar o Mercado e o Mundo

Esta função serve a profissionais de qualquer área! Diferentes profissionais podem acompanhar seu mercado pelos alertas, ou menções a determinado produto que está estudando se vale a pena, ou não, utilizar. Podem ainda acompanhar vagas de seu interesse. E não só a nível profissional os alertas são usados… Se você é fã de série ou artista, pode acompanhar o que falam sobre eles na internet. Isso tudo, entre muitas outras possibilidades que o Google Alerts pode trazer.

Como criar e gerenciar alertas (passo-a-passo)

 Neste assunto, vamos passar bem rapidinho, porque o Google Alerts é realmente bem fácil e prático!

Primeiro passo)

Esteja logado na sua conta do Google e acesse o site do Google Alerts. Você verá esta tela abaixo.

google alerta passo a passo 1

Segundo passo)

Digite a palavra ou termo que você quer monitorar (no exemplo abaixo, mostramos um termo de relevância para nós, do Ferramentas Inteligentes).

google alerta passo a passo 2

Terceiro passo)

Clique em “Criar alerta”. Ele aparecerá em uma lista abaixo, que será atualizada a cada alerta que você criar.

google alerta passo a passo 3

Quarto passo)

Vá até o ícone de “lápis” para editar suas preferências de recebimento dos alertas, conforme frequência, fontes, idioma, região, quantidade/relevância e o e-mail que você quer receber as menções ao termo chave.

Obs.: estas preferências podem ser editadas também durante o passo 2, quando você ainda está criando o alerta.

google alerta passo a passo 4

Gostou das ideias?

Então, experimente o Google Alerts e depois nos diga o que achou… Você poderá ainda avaliar e comentar sobre a ferramenta em: https://ferramentasinteligentes.com.br/google-alerts/

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.