Como indexar um post no Google em minutos

Como indexar um post no Google em minutos

Como indexar um post no Google em minutos

Muitas vezes, leio várias dicas de como indexar o site ou post de forma rápida no Google. Algumas destas dicas são bem complexas , então resolvi colocar neste artigo um passo-a-passo simples para que você consiga indexar um post em minutos no Google . É um processo relativamente fácil se você usar a ferramenta de forma correta. Para este procedimento, você deve ter seu site cadastrado no Google search console (Webmaster Tools) . Esta é uma excelente ferramenta do próprio Google. Nela, você pode ter uma visão completa do que está acontecendo com o seu site em relação ao buscador Google.

 

  1. O Primeiro passo é acessar o Google Search Console e clicar em Rastreamento -> Buscar como Google

imagem2

 

A ferramenta “buscar como Google” permite que você simule como o google rastreia seu site. É bem interessante para ver se não há recursos bloqueados que possam estar impedindo o Google de ver, rastrear seu site e ainda se todos os elementos estão sendo carregados de forma correta. Após esta simulação, você tem a opção de enviar a URL ou as URL´s para o índice do Google.

2 – insira a URL que você quer indexar. Se deixar em branco, ele irá buscar a raiz do site. Importante saber que a busca é limitada ao mesmo domínio , ou seja , ele não continua rastreando se houver links para domínios diferentes do inicial.

 

indexar artigo em 5 minutos

 

3- Escolha o tipo de rastreamento (computador ou mobile)

 

indexar site em 5 minutis

4- Clique em buscar ou Buscar e Renderizar.

Quando você clica em “buscar”, o googlebot apenas busca a URL sem explorar qualquer recurso da página (imagens, scripts etc). No nosso caso, a melhor opção é “buscar e renderizar”, pois com essa o Google vai tentar ter acesso a todos os recursos da url e apresentá-la como o site está sendo visto pelo buscador.

 

 

imagem3

 

Após o final do processo de busca, será apresentado o resultado conforme a tela abaixo e você terá a opção de enviar a página e as url´s vinculadas para o índice do Google, clicando no botão “Enviar ao Índice”.

 

Status que podem aparecer e seus significados

“Concluída” – Significa que o Google conseguiu rastrear todos os recursos sem problemas (é só clicar em “enviar ao índice”).

“Parcial” – Se este termo aparecer, é sinal de que o Google rastreou seu site, porém encontrou algum recurso que não teve acesso (como imagem, script, etc) . Se este status aparecer, você tem a opção de clicar sobre a busca e ver se o alerta é devido a algo significativo e que mereça alguma correção. Caso não seja algo que atrapalhe a visualização do usuário, você pode “enviar ao índice”.

“Redirecionado” – Terá este status quando a URL é redirecionada. Lembre-se de que esta ferramenta não suporta o redirecionamento e você vai ter que fazer o mesmo processo com a UR original.

 

Você tem a opção de enviar somente a URL ou todas as URL’s linkadas (lembrando que devem estar abaixo do mesmo domínio).

 

indexar site em minutos

 

O Google demora até 2 horas para finalizar este processo. Mas se for apenas uma URL em alguns minutos, ela já estará disponível para pesquisa, basta pesquisar a URL no Google que já deve ser possível de encontrá-la. Você tem uma cota semanal de 500 buscas.

Importante que seu WordPress também esteja bem otimizado e utilizando os plugins que podem ajudar na performance, sugiro que você faça o download do Guia Prático com dicas de WordPress para conhecer algumas dicas. Clique AQUI

 

SEO-para-Wordpress

Segue abaixo um vídeo gravado aplicando a técnica neste próprio artigo .

Gostou ? Então deixe seu comentário e compartilhar com quem vocâ acha que esta informação será útil .

Se você desejar mais informações, sugiro dar uma olhada no próprio help do Search Console , que detalha ainda mais o processo. https://support.google.com/webmasters/answer/6066468?hl=pt-BR&rd=1

Espero ter ajudado

 

 

 

Com mais de 20 anos de carreira na área de tecnologia, Evandro Martins estuda e aplica as técnicas de marketing digital há 9 anos. É graduado em Administração de Empresas, tecnólogo em Redes de Computadores e pós-graduado em Tecnologias de Internet pela COPPE-UFRJ. Já trabalhou em empresas como Petrobras e Globo.com, além de prestar serviços para vários clientes em áreas distintas. Atualmente, trabalha em uma das maiores multinacionais da área de tecnologia e entende que com dedicação e conhecimento das ferramentas corretas é possível criar uma estratégia vencedora para alavancar os resultados através da internet.

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.