Texto, áudio ou vídeo? Qual a melhor forma de ensinar online?

Cursos online, como montar?
0

O crescimento da internet permitiu o desenvolvimento de uma série de categorias de nosso cotidiano e introduziu novos hábitos que não existiam antes da expansão tecnológica para dentro de nossas casas.

Afinal de contas, ninguém a 10 anos atrás imaginaria estar conectado 24 horas por dia com um pequeno aparelho em seu bolso ou utilizar o WhatsApp no ônibus, por exemplo.

Dessa forma, consequentemente essa expansão do acesso tecnológico acabou criando espontaneamente um novo mercado para aqueles que souberam identificar essa oportunidade.

E foi assim que a internet modificou completamente as relações de mercado com a inserção do mercado digital no cotidiano não apenas de novos e pequenos empreendedores, mas também de grandes empresas já consolidadas no mercado.

Sendo assim, até mesmo setores tradicionais, como o educacional, acabaram aderindo ao mundo digital perante uma demanda do mercado e uma necessidade de expandir as suas atividades para manter a sua relevância enquanto empresa e instituição.

Dentro dessa perspectiva, o número de pessoas e empresas que passaram a disponibilizar conteúdo educacional online só cresce a cada dia que passa, com o crescente aumento da demanda pelo ensino a distância.

Porém, uma dúvida bastante comum em quem vai elaborar o conteúdo a ser ensinado de forma online é em relação à mídia que deve ser utilizada.

Isso porque muita gente não tem certeza se a melhor forma de ensinar online é por meio de textos, de áudios ou de vídeos. E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o assunto que vão mostrar para você tudo o que você precisa saber para desenvolver um conteúdo educacional online de sucesso.

Afinal de contas, qual a melhor escolha, texto, áudio ou vídeo?

Tanto os textos, quanto os áudios – que se manifestam principalmente sob a forma de podcasts -, quanto os vídeos são opções de mídia encontradas para a produção de conteúdo hoje na internet.

E na hora de montar o seu curso, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que não existe uma melhor opção para ensinar, mas sim uma opção que mais vai se encaixar com o perfil do seu público.

Dessa forma, ter em mente quem é o seu público alvo vai ajudar bastante você e também o conteúdo que você está oferecendo. Além disso, é preciso pensar que você não precisa utilizar apenas uma, mas sim fazer uma combinação entre os três tipos de mídia para a montagem do seu curso, como vídeo e texto ou texto e áudio, por exemplo. E por que não utilizar os três?

Dentro dessa perspectiva, uma fórmula bastante utilizada nos dias de hoje por cursos de sucesso é realizar a união entre o texto e o vídeo. Enquanto o vídeo se apresenta como uma aula, o texto aparece como um suporte, um apoio para que o aluno acompanhe as aulas online, da mesma forma que faria em uma escola, por exemplo.

Assim, o áudio também pode entrar como complementar para deixar o seu curso ainda mais completo, com podcasts para o aluno ouvir durante o dia com curiosidades e informações complementares.

Ficou interessado na criação de podcasts? Indicamos este artigo para que você entenda como planejar e conhecer ferramentas que podem te ajudar a criar e editar os áudios. Veja aqui:

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais