Texto, áudio ou vídeo? Qual a melhor forma de ensinar online?
O crescimento da internet permitiu o desenvolvimento de uma série de categorias de nosso cotidiano e introduziu novos hábitos que não existiam antes da expansão tecnológica para dentro de nossas casas.
Afinal de contas, ninguém a 10 anos atrás imaginaria estar conectado 24 horas por dia com um pequeno aparelho em seu bolso ou utilizar o WhatsApp no ônibus, por exemplo.
Dessa forma, consequentemente essa expansão do acesso tecnológico acabou criando espontaneamente um novo mercado para aqueles que souberam identificar essa oportunidade.
E foi assim que a internet modificou completamente as relações de mercado com a inserção do mercado digital no cotidiano não apenas de novos e pequenos empreendedores, mas também de grandes empresas já consolidadas no mercado.
Sendo assim, até mesmo setores tradicionais, como o educacional, acabaram aderindo ao mundo digital perante uma demanda do mercado e uma necessidade de expandir as suas atividades para manter a sua relevância enquanto empresa e instituição.
Dentro dessa perspectiva, o número de pessoas e empresas que passaram a disponibilizar conteúdo educacional online só cresce a cada dia que passa, com o crescente aumento da demanda pelo ensino a distância.
Porém, uma dúvida bastante comum em quem vai elaborar o conteúdo a ser ensinado de forma online é em relação à mídia que deve ser utilizada.
Isso porque muita gente não tem certeza se a melhor forma de ensinar online é por meio de textos, de áudios ou de vídeos. E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o assunto que vão mostrar para você tudo o que você precisa saber para desenvolver um conteúdo educacional online de sucesso.
Afinal de contas, qual a melhor escolha, texto, áudio ou vídeo?
Tanto os textos, quanto os áudios – que se manifestam principalmente sob a forma de podcasts -, quanto os vídeos são opções de mídia encontradas para a produção de conteúdo hoje na internet.
E na hora de montar o seu curso, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que não existe uma melhor opção para ensinar, mas sim uma opção que mais vai se encaixar com o perfil do seu público.
Dessa forma, ter em mente quem é o seu público alvo vai ajudar bastante você e também o conteúdo que você está oferecendo. Além disso, é preciso pensar que você não precisa utilizar apenas uma, mas sim fazer uma combinação entre os três tipos de mídia para a montagem do seu curso, como vídeo e texto ou texto e áudio, por exemplo. E por que não utilizar os três?
Dentro dessa perspectiva, uma fórmula bastante utilizada nos dias de hoje por cursos de sucesso é realizar a união entre o texto e o vídeo. Enquanto o vídeo se apresenta como uma aula, o texto aparece como um suporte, um apoio para que o aluno acompanhe as aulas online, da mesma forma que faria em uma escola, por exemplo.
Assim, o áudio também pode entrar como complementar para deixar o seu curso ainda mais completo, com podcasts para o aluno ouvir durante o dia com curiosidades e informações complementares.
Ficou interessado na criação de podcasts? Indicamos este artigo para que você entenda como planejar e conhecer ferramentas que podem te ajudar a criar e editar os áudios. Veja aqui: