Preciso pensar em SEO ao desenvolver meu site?
Respondendo ao título desse post: sim! E não é somente na hora de planejar seu site, mas em todos os processos que o sucedem. O SEO é uma das principais ferramentas para as empresas com atuação na web. Isso porque obter bom número de visitantes em sua plataforma, sem aplicar a normas do SEO, simplesmente não tem jeito. Assim, preparamos para você este post que irá te mostrar os motivos do qual você precisa aliar o trabalho de um SEO para desenvolver um conteúdo de relevância para seu site. Além de descobrir como esse trabalho pode converter visitantes em possíveis clientes. Confira!
Afinal, o que é SEO?
A sigla resume os termos ‘Search Engine Optimization’, em português, ‘otimização para mecanismos de busca’, ou apenas otimização de sites. Trata-se de um conjunto de táticas que de visam a melhoria da posição de seu site nas páginas de resultados dos motores de busca, como o Google. As técnicas usadas no SEO têm o objetivo de alavancar a plataforma a partir da melhoria do número e a posição dos resultados nas buscas orgânicas.
Mas para que isso ocorra, deve-se valer de uma grande variedade de palavras-chave referentes ao conteúdo específico do site. As palavras chave são determinantes, resumindo o que também são conhecidos como termos de busca. São palavras ou frases que os usuários digitam nos motores de busca quando estão a procura de algo.
Por que os motores de busca não descobrem seu site sem o SEO?
Os motores de busca são robôs inteligentes, mas ainda sim precisam de ajuda. Os principais motores estão sempre trabalhando para melhorar sua tecnologia a fim de rastrear a rede e apresentar os melhores resultados. Por isso, deve-se sempre aplicar os termos de busca de maneira inteligente, desde o endereço do site até o conteúdo que é publicado em seu blog, caso haja. Os links de cada página, as imagens, os títulos, enfim, cada área de sua plataforma deve ser pensada na melhoria do ranqueamento. Sempre usando as já citadas palavras-chave.
Vantagens de aplicar o SEO em seu site
A Internet está se tornando cada vez mais competitiva e as empresas que se preocupam com essa tática têm grande vantagem através desta técnica, podendo os assegurar visitas e vendas. As estratégias de SEO, quando bem aplicadas, tendem a melhorar o número de visitantes e a qualidade dos mesmos. Tráfego e conversão. Com o SEO você atrai pessoas para seu site e tem a oportunidade de, junto a outras estratégias, transformá-las em leads (contatos qualificados). A partir disso, fica mais fácil fazer com que eles concluam a ação esperada por você, como comprar, assinar uma lista, aprender alguma coisa, etc.
Como aplicar
A primeira dica é pesquisar tudo o que puder sobre o assunto. Leia artigos, e-books, assista tutoriais, enfim, aprenda o máximo que puder. Feito isso, se possível, contrate bons profissionais para lhe auxiliarem no processo. Dessa forma, Tente dedicar boa parte de seu tempo em encontrar e aplicar os melhores termos de pesquisa em seu conteúdo, sempre prezando a qualidade e a relevância das publicações.
É real os bons resultados que o trabalho que um SEO pode trazer à sua empresa. Agora que você sabe de tantos benefícios que essa prática pode trazer, compartilhe conosco sua opinião. Já conhecia o trabalho desse profissional? Ficou interessado em conhecer mais ou contratar esse serviço? Deixe seu comentário contando pra gente.