O desenvolvimento de um portfólio e a divulgação de trabalhos
Nos dias de hoje, praticamente todo o mundo anda conectado e interligado através da Internet e do meio digital.
Como a maior parte das pessoas está dia e noite conectada em suas redes sociais favoritas, ou até mesmo no YouTube e no Netflix, é necessário que o marketing e a divulgação de produtos, trabalhos e serviços também estejam presentes nesse meio digital.
Atualmente, o marketing digital é tão importante que uma empresa ou um profissional que não conta com ferramentas de marketing em suas redes está para trás no mercado de maneira significativa.
Pensando neste contexto e na importância de se ter uma divulgação efetiva de seus projetos profissionais e serviços oferecidos, hoje veremos algumas maneiras de divulgar seus serviços no meio digital e também veremos a importância de um portfólio empresarial e exemplos da importância do portfólio no meio digital para divulgar seus produtos.
Por que o marketing digital e o portfólio digital são importantes?
Como foi visto acima, praticamente todo o mundo anda conectado diariamente à Internet, nos dias de hoje. Isso cria um novo ambiente para divulgação de serviços, produtos, oportunidades e trabalhos.
De acordo com matéria publicada em fevereiro deste ano pela revista Istoé Dinheiro, mais de quatro bilhões de pessoas acessam a Internet mundialmente, o que representa mais de cinquenta por cento da população mundial total.
Além disso, no último ano, este número viu um aumento de 330 milhões de novos usuários, o que representou um aumento de 5% em relação ao total de usuários nos anos anteriores.
Logo, os números falam por si só. O possível alcance para divulgação dentro do meio digital é astronômico, de modo que hoje é essencial que uma empresa ou um profissional esteja engajado no mundo digital.
Contudo, apesar de toda exposição proporcionada pela Internet e pelas redes, o que exatamente colocar em um portfólio digital e como divulgar seus serviços através do marketing digital?
Apesar da importância da seção biográfica de seu portfólio, explicando sua jornada, desejos, paixões e ambições, é recomendado que se dê destaque para experiências passadas e projetos de excelência que foram desenvolvidos ao longo dos anos.
Como estruturar um bom portfólio digital?
De acordo com o blog Simplus Tec, o primeiro passo é identificar qual a função de seu portfólio e quais são os serviços que serão oferecidos por você.
Este primeiro passo é essencial por que, de acordo com os serviços oferecidos e ramo de atuação, o público alvo para seu portfólio irá variar e, com isso, também irão variar as expectativas e padrões de portfólio.
No entanto, existem algumas dicas a serem seguidas que podem lhe direcionar para o desenvolvimento de um portfólio de maneira clara, direta e profissional:
- Seja estratégico
- Pense na estrutura de seu portfólio
- Valorização da imagem
- Garantia de informações confiáveis
- Organização de acordo com a relevância e importância de trabalhos
- Atualize seu portfólio de maneira recorrente
Essas dicas podem parecer simples demais e óbvias, porém, a organização e sequência de trabalhos irá impactar diretamente em seu resultado final.
Muitos recomendam que seja posicionado um trabalho de alta relevância como primeiro item e outro como último item, para que se mantenha na mente dos contratantes ou clientes seus trabalhos mais impactantes.
Além disso, poupe-se de informações desnecessárias e foque naquilo que é essencial para seu sucesso. Afinal, um portfólio extenso não é sinônimo de um portfólio efetivo.
Técnicas de marketing digital para impulsionar sua divulgação
Agora que seu portfólio foi desenvolvido de maneira direta e objetiva, como exatamente divulgar seus trabalhos e projetos de uma maneira efetiva?
No meio do marketing digital, existem algumas técnicas e estratégias que são tomadas para maximizar sua divulgação, visualizações e por consequência, vendas ou contratações
Técnicas | Objetivos |
Público Alvo | Adaptar seu conteúdo à seu público alvo |
SEO – Search Engine Optimization | Melhores colocações em ferramentas de buscas |
E-mail Marketing | Marketing através de emails |
Redes Sociais | Realização de Marketing em suas Redes Sociais |
Eventos | Participação de eventos reais e networking |
Parcerias Estratégicas | Expandir sua rede de visualizações através de parcerias e networking |
Landing Pages | Maior número de conversões visualização – cliente |
Com todas estas dicas para elaboração de portfólios e divulgação de serviços, tá esperando o quê para fazer o seu portfólio digital e abusar dessas táticas de marketing digital para expandir seu público?