Por que encurtar uma URL?

Descubra por que são utilizadas ferramentas para comprimir links
0

Descubra por que são utilizadas ferramentas para comprimir links

É comum navegar na internet e encontrar links para sites que não são identificados facilmente por nós, pois representam um código e não mostram a visualização do domínio de um site, nem suas categorias, tampouco conseguimos saber a que assunto se referem. Principalmente em redes sociais, mas também em textos em que se quer diminuir a quantidade de caracteres, são usados os chamados “encurtadores de URL” para gerar links que têm como principal característica serem pequenos. Mas o que realmente estas ferramentas fazem?

O que é um encurtador de URL?

Ferramentas que têm a função de encurtar URL transformam o endereço de um site em um link comprimido, que geralmente tem entre 10 e 20 caracteres. Mas você sabe o porquê de isso ocorrer?

Por que URLs são encurtadas?

Quando se comprime um endereço web, o principal objetivo é gerar um link menor. Quando uma URL é encurtada, ela se torna mais apresentável e agradável de se ler. Assim, o link não “briga” com o texto descritivo em um post de rede social, por exemplo. Algumas pesquisas também afirmam que os links são mais atrativos quando são menores, o que pode gerar mais links. Mas é só isso, ou há outros objetivos envolvidos?

Outras vantagens em encurtar um link

Ferramentas online e gratuitas para encurtamento de URL geralmente também mostram estatísticas de acesso ao link, como cliques e outras informações a respeito, até mesmo, do público que clicou e acessou a URL. Desta forma, obtém-se, então, um maior controle sobre o sucesso de uma publicação.

Estes dados complementam os resultados do Google Analytics, e podem até substituí-los, por exemplo, quando você divulga um serviço como parceiro mas não tem acesso às estatísticas do site. Assim, você acompanha a performance do seu link gerado e pode até descrever em um relatório os dados da ferramenta utilizada.

Além desses benefícios, as estatísticas geradas no encurtamento de URLs também são valiosas formas de avaliar o conteúdo para adaptá-lo melhor nas publicações futuras e, assim, obter mais engajamento e alcançar o objetivo da divulgação, seja ele qual for.

Mas e a respeito das desvantagens do encurtamento de URL? Você já ouviu falar? A gente já…

URL encurtada prejudica o SEO (mito ou verdade)?

Por não conter o nome do seu site nem as palavras-chave relevantes para a página, muitos afirmam que encurtar uma URL prejudica o desempenho do SEO do site. Mas este é um mito que é desvendado por ninguém menos que o Matt Cutts no canal do Google Webmasters no YouTube. Veja no vídeo a seguir:

Conheça algumas das ferramentas para encurtar URL

Abaixo, listamos 4 ferramentas  cadastradas no Ferramentas Inteligentes que oferecem o serviço gratuito e online para encurtamento de URLs e geram links comprimidos, além de fornecer estatísticas a respeito do desempenho dos links e outros dados relevantes para monitoramento. Leia a descrição de cada uma e escolha a que melhor te atender:

Encurtador de URL | Bitly

http://ferramentasinteligentes.com.br/bitly/

Encurtador de URL | TinyURL

http://ferramentasinteligentes.com.br/tinyurl/

Encurtador de URL | notlong

http://ferramentasinteligentes.com.br/notlong/

Encurtador de URL | is.gd

http://ferramentasinteligentes.com.br/is-gd/

 

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais