Planejando um anúncio no YouTube
Entenda sobre orçamento, audiência e objetivo de campanha no YouTube
Para planejar uma campanha no YouTube, você precisa estudar uma série de pontos importantes. Primeiramente, você deve definir quanto irá investir. Depois, é necessário conhecer seu público para definir uma audiência. A seguir, deve definir seus objetivos de marketing.
Mas como fazer tudo isso? Bem, este é o assunto que apresentamos a seguir, com base nas recomendações do YouTube Creators (sim, fomos até a fonte trazer as melhores informações para você).
Quanto investir em um anúncio?
Antes de começar a falar sobre como configurar um anúncio, vamos esclarecer um ponto que sempre gera dúvidas nos anunciantes iniciantes. Quanto investir? Bom, sobre este assunto, temos dois pontos a explicar.
A primeira coisa que você deve saber é que não há preço mínimo para executar um anúncio. E o mais importante é: você pode alterar seus anúncios, segmentação e orçamentos a qualquer momento, além de poder ainda terminar sua campanha sempre que quiser.
Então, comece com um investimento pequeno e vá testando as configurações e os resultados. Com o tempo, você saberá o que é melhor pra você, em termos de investimento e configurações.
Quem eu quero alcançar?
Ao iniciar sua campanha no Youtube, é importante definir o público que deseja alcançar. Existem quatro tópicos importantes a serem considerados para você escolher sua audiência, respondendo às perguntas “Quem?”, “O que?”, “Onde” e “Quando”.
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Quem?
Escolha públicos específicos com base em dados demográficos, linguagem e interesses.
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O que?
Você pode apontar o vídeo ou o canal no qual você deseja que seus anúncios sejam exibidos.
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Onde?
Defina a localização do seu público-país, região, cidade ou código postal.
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Quando?
Decida a frequência com que seus anúncios serão exibidos e em quais dispositivos.
Sim, você pode ter o controle de tudo isso!
Defina seu objetivo de campanha
Você quer aumentar sua audiência ou expandir sua receita? Tenha seu objetivo bem definido! Veja alguns exemplos…
Objetivo A: atrair novos espectadores.
O AdWords pode ajudá-lo a aumentar suas visualizações de canais. Experimente tópicos e públicos-alvo de afinidade para direcionar potenciais fãs e, em seguida, altere seu investimento para as opções de segmentação que lhe proporcionam os resultados desejados.
Objetivo B: crescer seus assinantes.
Se você tem muitas visualizações, mas quer ter mais assinantes, pode testar o remarketing, que permite segmentar o seu anúncio de vídeo para visualizadores não subscritos que já mostraram interesse em seu canal visualizando, gostando ou comentando seus vídeos.
Objetivo C: expandir seu alcance global.
Descubra onde a sua audiência atual é sinalizada ao verificar seu relatório no próprio YouTube. Você pode combinar o remarketing com a segmentação geográfica e linguística para alcançar públicos semelhantes em outros países que também possam desfrutar seu canal.
Objetivo D: promover um lançamento.
Você pode promover um novo conteúdo construindo buzz com antecedência através de Bumper Ads. Após o lançamento, você pode executar mais anúncios Bumper Ads para aproveitar os principais elementos da campanha que ressoaram.
Objetivo E: vender mercadorias.
Você pode usar elementos interativos como cartões, que conectam espectadores a produtos que já viram ou estão relacionados ao vídeo que estão assistindo.
Objetivo F: alcançar novos públicos com promoção cruzada.
Se você colaborar com outro canal, você pode segmentar o público do outro através do AdWords para vídeo. Para fazer isso:
- Primeiro, crie uma lista de remarketing de todos os espectadores ou assinantes do seu canal colaborador;
- Depois, faça uma lista de seus assinantes atuais;
- A seguir, crie uma combinação personalizada de todos os espectadores/assinantes do canal colaborador que não estejam inscritos no seu canal;
- Por fim, tente planejar um anúncio promocional, explicando por que esse público estará interessado em seu conteúdo.
Agora que você já entende do planejamento básico de uma campanha no YouTube, já pode escolher o formato e os elementos de campanha que serão adequados ao seu anúncio.