Perspectivas para o E-commerce Brasileiro em 2017
E-commerce no Brasil: estudo de 2016 e perspectivas para 2017
Apesar do ruim prognóstico da economia brasileira em 2016, o ano está terminando com um saldo muito positivo para as vendas no país. O Black Friday, que aconteceu no último 25 de novembro, gerou um faturamento de quase 2 milhões provenientes do comércio eletrônico, o que significa um aumento de mais de 15% em comparação à mesma ocasião no ano anterior.
Pesquisa sobre o comércio eletrônico no Brasil
No estudo de 2016 da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o Brasil é analisado em paralelo com outros países em que o e-commerce se desenvolve.
“Como acontece nos principais mercados mundiais, as vendas online crescem no Brasil em um ritmo muito mais intenso que o varejo offline (que apresentou declínio em 2015 e no primeiro semestre de 2016). Novos negócios surgem e a abertura de possibilidades em segmentos que, há pouco tempo, não se mostravam viáveis para as vendas online se aliam ao aumento de escala dos grandes players, ao crescimento do uso dos dispositivos móveis e à expansão dos marketplaces para criar um ambiente de negócios efervescente.”
(Fonte: Ranking SBVC: 50 Maiores Empresas do E-commerce Brasileiro 2016)
Além disso, o panorama de crescimento da economia proveniente do e-commerce brasileiro se beneficia de:
- Aumento das vendas em categorias de maior valor agregado;
- Diminuição do percentual de frete grátis oferecido pelo varejo para aumentar a rentabilidade;
- Mudança no perfil dos consumidores, com diminuição de clientes com menor renda mensal;
- Aumento de 8,94% no preço dos produtos ao longo do ano.
As maiores empresas brasileiras de e-commerce em 2016
Veja, nas imagens abaixo, o ranking das 50 maiores empresas brasileiras de comércio eletrônico no Ranking SBVC 2016!
Plataforma é atualizada para varejo e atacado brasileiro
Recentemente, a Brasil na Web, prestadora de serviços para lojas virtuais, realizou adaptações na plataforma de solução gratuita para e-commerce OpenCart (open source) a fim de adequá-la ao e-commerce brasileiro. Lançada recentemente, a nova versão conta com módulos atualizados que oferecem ainda mais possibilidades para o varejo e atacado online. No total, já são 10 pacotes de atualização lançados pela empresa, que prevê o atendimento a 8 mil novas lojas virtuais em 2017.
Desta forma, já dá para notar que o investimento no e-commerce em 2017 já começou. E, você? O que está fazendo a respeito? Lembre-se de que, antes de começar a investir em uma loja virtual, você precisa escolher adequadamente a plataforma. Aproveite para começar logo a pesquisar em nosso site algumas ferramentas de e-commerce!