O que uma boa Home de site tem?
Saiba como trabalhar os elementos da página inicial do seu site
Quando se pensa em montar um site, qual a primeira coisa que te vem à mente? A instalação? Pois saiba que o fator mais importante é o planejamento! Primeiramente, você deve planejar o conteúdo, de acordo com a função que quer que seu site desempenhe. Depois, você deve pensar na navegabilidade, ou seja, fazer os seus usuários encontrarem o conteúdo que procuram dentro do seu site.
Você pode se aprofundar melhor neste assunto no nosso artigo Desvendando a Arquitetura da Informação, em que falamos sobre a arquitetura de um site e como montá-la.
E, ao organizar o seu conteúdo, há algumas páginas-chave, como: a Home, o Sobre, o Blog e a página de Contato, que consideramos serem as bases para qualquer site. Neste artigo, vamos falar de um destes elementos, a Home.
Função da Página Inicial
Vamos pensar em um site como uma casa, a começar pela homepage que designa sua página inicial. É ela quem dá as boas vindas ao seu site, funcionando como o hall de entrada. E, como toda entrada, a home tem que ser acolhedora, mas também mostrar para o usuário o que ele irá encontrar no seu endereço web. Assim, deve apontar de forma clara as portas para os outros cômodos (páginas internas). Mas também deve ter personalidade, e para essa o design tem bastante importância.
Alguns pontos de atenção que você deve ter ao criar uma Home
Existem alguns elementos que podem fazer com que sua página inicial cumpra suas funções e seja útil para o usuário.
-
Logomarca
É muito importante ter uma identificação como a logo na home do seu site. Isso faz com que o usuário associe aquele site à sua empresa/marca. A posição mais usual para a logo é no canto superior esquerdo da tela.
-
Menu
Este é o corredor do seu site, ele deve mostrar as portas possíveis de se entrar. As páginas internas que vêm na próxima camada após a Home devem ter nomes generalistas dentro da sua proposta. E sempre que houverem subdivisões de um tema, deve-se inserir novas abas a partir de uma principal. Por exemplo, um site de salão de beleza pode colocar a página “Cursos” no menu, e quando o usuário passar o mouse poderá encontrar “Curso de Maquiagem” e “Curso de Cabeleireiro” como subníveis para clicar diretamente em cada um deles (opte por fazer assim ao invés de encher o seu menu de páginas).
-
Banner
O banner pode servir para você chamar a atenção para algum conteúdo interno ou ainda para mostrar a personalidade do seu site, com imagens atrativas e convidativas daquilo a que você se propõe. Os banners são muito úteis, mas sempre que possível deixe no máximo três, pois, quando ficam muito numerosos, os últimos têm muito poucas chances de serem vistos, se tornando irrelevantes.
-
CTA
O botão de CTA (call to action) tem como função uma das que é desempenhada pelo banner: chamar a atenção e fazer o usuário clicar. Mas, diferentemente daquele, o botão de CTA faz uma chamada apenas textual, que é geralmente curta, simples e direta, como este (da imagem a seguir) que temos no Ferramentas inteligentes, que faz uma chamada para o Programa de Treinamento Autonomia Digital. Ele faz apenas uma pergunta (Quer independência digital?), e há uma opção de resposta for positiva, para caso o usuário concorde ele clique em “Eu quero!”.
Dica: existem muitas ferramentas inteligentes que inserem este tipo de botão de call to action. Aqui no Ferramentas, utilizamos o Hello Bar, mas também temos cadastrado por aqui o GC Message Bar, que cumpre a mesma função. Ambos são plugins para WordPress.
-
Redes sociais
As mídias sociais são, atualmente, um bom canal de redirecionamento para os sites. E como muita gente que navega na internet tem uma conta, é bem possível de quererem compartilhar o seu site ou um conteúdo se achar legal, ou simplesmente visitar suas páginas sociais e seguir. Assim, tenha sempre à vista em todas as suas páginas os botões de compartilhamento de conteúdo em redes sociais. E, na Home, os links das suas contas no Facebook, LinkedIn, Twitter… Ou outra conta social que tiver.
-
Apresentação
Não se esqueça do básico: ter em uma ou duas frases a descrição concisa e direta sobre o que o seu site se trata, isso fará com que usuários interessantes para você naveguem pelo seu site após chegar a Home, pois conseguirá identificar de cara o assunto principal. Olha como a gente se descreveu:
Esperamos que tenha gostado destas dicas! Aproveite para dar uma olhada lá na nossa Home e conferir as últimas ferramentas que cadastramos por aqui.