O que é Progressive Profile?
Entenda como o progressive profile faz a construção inteligente do lead
Entender um lead é um dos maiores desafios que se tem atualmente no marketing. Grandes pesquisas são custosas e os questionamento por e-mail a eles são por muitas vezes ineficiente. Assim, como estreitar o laço com o lead de forma que ele mesmo entregue informações valiosas sobre si? Isso, de forma direta. Parece impossível, mas não é.
Como surgiu o progressive profile?
Você já se deparou com um formulário de uma página inteira logo ao chegar em uma landing page? Por mais que você tenha interesse em algo que esteja sendo divulgado ali, você dificilmente não se sentirá desmotivado a pedir mais informações. O formulário, que deveria ter o papel de facilitador da comunicação, passa a ser o primeiro desafio (para não dizer uma barreira) entre você e o seu interesse.
Assim, grandes ferramentas de marketing trabalharam em matar certas objeções no primeiro contato para fazer com que ele (primeiramente) acontecessem. Traçando um paralelo com o relacionamento humano interpessoal, foram formadas as bases do que se chamou de perfil progressivo. Mas, o que é isso?
Pense no primeiro contato com alguém. É de estranhar se, de cara, alguém que você está começando a conhecer te metralhasse com mais 10 a 20 perguntas sobre quem você é, antes de dar a chance de você responder pelo menos a primeira. Você logo pensaria que algum interesse excuso essa pessoa pode ter em você, porque não seria uma interação humana habitual.
A partir disso, e com a tendência em transformarmos o meio tecnológico (páginas web) em uma experiência cada vez mais sensorial humana, nasceu o progressive profile. Nele, os questionários passam a ter inteligência e um certo tato humano no relacionamento.
Os questionários inteligentes
Para que aconteça uma relação com aproximação progressiva, um questionário inteligente é aquele que não pergunta tudo de uma vez. Pode ser que você precise listar muitas informações sobre seu lead antes de retornar ao contato inicial dele. E tudo bem com isso! Mas você pode fazer isso de forma gradual ainda neste primeiro contato da landing page. Vamos ver como!
Lembra, lá em cima, quando falamos que formulários longos espantam leads e podem até dissipar o interesse? A partir disso, o progressive profile trabalha com o envio de poucos itens por vez, dentro de um mesmo formulário. Ferramentas de contrução de landing pages, por exemplo, já oferecem essa possibilidade de forma prática.
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Lista: 20 ferramentas para construir landing pages (parte 1 | 1-10)
Lista: 20 ferramentas para construir landing pages (parte 2: 11-20)
Uma das formas de contrução do progressive profile é perguntando apenas 2 a 3 itens por vez. Após o lead responder, ele pode receber mais perguntas. Uma outra forma é, a cada vez que um mesmo usuário entra na sua landing page (por motivações diversas), ele recebe perguntas diferentes das que ele já respondeu para, por exemplo, acessar um novo conteúdo.
Assim, não fica cansativo para ele preencher um formulário extenso de uma só vez. Nem fica estranho para ele fornecer muitas informações de cara a uma empresa com quem ele está ainda começando o contato. O relacionamento fica mais parecido com a realidade, com um conhecimento gradual entre ambas as partes.
Quais são as vantagens de se utilizar o Progressive Profile?
Segundo a central de ajuda do RD Station, que disponibiliza uma ferramenta de construção do perfil progressivo do lead (Formulário Inteligente), são essas algumas das principais vantagens:
- aumentar em até 70% a taxa de conversão de suas Landing Pages através de formulários mais curtos;
- obter um perfil mais completo para uma melhor qualificação de leads;
- não perguntar duas vezes e melhorar a qualidade dos dados.
E quando se fala de marketing, lembre-se:
relacionamento é a palavra-chave primária!