O que é preciso para vender na internet ?

0

O que é preciso para vender na internet?

Você já deve ter tido contato com muitas promessas e fórmulas para vender na internet de forma fácil e rápida. E se você veio até aqui buscando mais uma solução milagrosa, lamentamos desapontar. Não é este o intuito deste artigo. Entenda o porquê…

A verdade é que não existe forma fácil de vender na internet. É necessário muito estudo, além de persistência! Você não pode parar com o primeiro desapontamento de alguma ação de marketing. No entanto, não é fazendo todas as ações disponíveis (atirando para todos as mídias) que você vai de fato fechar negócios online.

Como saber quais ações implementar para vender online?

A resposta é simples: ter planejamento, produção de conteúdo, seu site ser encontrado de forma privilegiada no Google, um trabalho periódico nas redes sociais e muito estratégico no e-mail marketing. Neste artigo, vamos apresentar para você as 4 etapas necessárias para que sua empresa gere vendas online.  Veja se você segue todas elas…

4 pilares para gerar vendas na internet

Como colocamos acima, a sua empresa deve estar presente de forma consistente na internet, com ações estratégicas principalmente nos quatro pilares a seguir. Muita atenção: eles são os critérios mais relevantes para o posicionamento digital!

  1. Objetivos, processos e metas

Estudar o seu público alvo deve ser a primeira tarefa do seu planejamento de marketing digital. Depois, você deve entender com clareza quais são os seus objetivos para cada ação que tomar, ou como um todo. E a partir daí desenhar quais são os processos para se chegar às suas metas de faturamento. Vamos exemplificar…

Para uma loja virtual, o objetivo primário é sempre o de vender. Para atingir este objetivo, pode ser criado um processo para levar mais visitantes para o site de vendas. Outro processo para gerar reconhecimento da empresa nas redes sociais.

Observe que todos os processos devem converter para o objetivo de venda. Quanto mais sucesso nestes processos, maiores são as chances da loja conseguir mais negócios fechados. Saber quantos negócios devem ser fechados em um determinado período é a meta.

  1. Produção e otimização de conteúdo

A gente sabe que a internet respira texto, imagens e vídeos. Afinal, embora os sistemas sejam desenhados com códigos, nós não os vemos enquanto navegamos. E quando eles aparecem logo bate um desespero e rapidamente fechamos a janela página.

Então, podemos concluir que o objetivo de pessoas que navegam na internet (como eu e você) é consumir “conteúdo”. Logo, adivinhe o que você deve produzir para estas pessoas: conteúdo, claro! Mas onde colocar?

O conteúdo (ou textos, imagens e vídeos) é encontrado principalmente nos sites, blogs, redes sociais, e-mails… Ou seja, sua empresa deve ter canais institucionais e gerar conteúdo periódico relacionado direta ou indiretamente com o negócio e produtos.

Em se tratando de blogs e sites, é importante que haja uma estratégia de otimização (chamada de SEO – Search Engine Optimization). Desta forma, seu conteúdo irá aparecer para quem pesquisa na internet. E você já notou que a maior parte das pessoas entra no Google quando precisa de algo?

  1. Seu site no Google

Continuando o papo do tópico anterior, a otimização permite que o seu site apareça no Google para diferentes pesquisas. Mas isso depende da otimização que você fez. “Como assim?” Com as escolhas estratégicas de termos e palavras com que você quer atrair seus futuros clientes.

Isso significa que para cada conteúdo produzido deverá haver um estudo de termos e palavras-chave. E, apesar de já termos muito trabalho até aqui, somente isso não basta. Você deve saber e verificar continuamente quais pesquisas estão levando até seu site.

Também é importante que o endereço do seu site (domínio) seja bem reconhecido pelo Google. E para isso já existem otimizações mais avançadas de que não iremos tratar neste artigo. Se quiser, você pode ler um pouco sobre este assunto neste outro artigo.

  1. Mídias sociais e e-mail marketing

As mais famosinhas dos canais de marketing digital são as mídias sociais. Você tem, a titia também, os adolescentes, enfim, são bastante democráticas. É importante apenas considerar que cada rede social tem sua característica e pode até ter um público diferenciado.

Portanto, escolha com atenção onde você estará. Comece a pesquisa com os concorrentes: onde eles estão; quais tipos de conteúdo postam; e, o mais importante, se eles estão gerando vendas por lá (veja os comentários, se há dúvidas para compras).

Considere também que tanto as redes sociais quanto o e-mail marketing são canais de relacionamento, e não apenas divulgação. Ou seja, fale! Mas também ouça! Para ambos os canais, uma dica de ouro é a constância da sua comunicação. Tenha periodicidade!

Como saber se as minhas ações online estão corretas?

Se você já faz uma ou mais ações destas descritas aqui, parabéns! Este é o caminho! Mas não se distancie do seu objetivo: gerar vendas. Para isso, as ações precisam ser planejadas e ajustadas constantemente.

Uma ferramenta primordial para este acompanhamento e para você não perder tempo e dinheiro com ações em vão é: o relatório. E essa é a parte que merece mais atenção do seu trabalho. Portanto, se você puder ter a ajuda de um profissional para esta etapa, é o ideal.

Pensando em ajudar neste processo de análise do marketing digital que já está sendo implementado pela sua empresa, a Asap10 Consultoria, empresa parceira do Ferramentas Inteligentes, está disponibilizando um “Raio X de Marketing Digital” gratuitamente.

E se você já gerou relatórios e não entendeu nada, não se preocupe! A intenção da Asap10 é descomplicar. Para isso, um dos consultores de marketing digital irá apresentar diretamente a você os resultados e os caminhos certos para você começar a gerar vendas ou aumentar o faturamento da sua empresa na internet.

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais