O que é preciso para vender na internet ?
O que é preciso para vender na internet?
Você já deve ter tido contato com muitas promessas e fórmulas para vender na internet de forma fácil e rápida. E se você veio até aqui buscando mais uma solução milagrosa, lamentamos desapontar. Não é este o intuito deste artigo. Entenda o porquê…
A verdade é que não existe forma fácil de vender na internet. É necessário muito estudo, além de persistência! Você não pode parar com o primeiro desapontamento de alguma ação de marketing. No entanto, não é fazendo todas as ações disponíveis (atirando para todos as mídias) que você vai de fato fechar negócios online.
Como saber quais ações implementar para vender online?
A resposta é simples: ter planejamento, produção de conteúdo, seu site ser encontrado de forma privilegiada no Google, um trabalho periódico nas redes sociais e muito estratégico no e-mail marketing. Neste artigo, vamos apresentar para você as 4 etapas necessárias para que sua empresa gere vendas online. Veja se você segue todas elas…
4 pilares para gerar vendas na internet
Como colocamos acima, a sua empresa deve estar presente de forma consistente na internet, com ações estratégicas principalmente nos quatro pilares a seguir. Muita atenção: eles são os critérios mais relevantes para o posicionamento digital!
- Objetivos, processos e metas
Estudar o seu público alvo deve ser a primeira tarefa do seu planejamento de marketing digital. Depois, você deve entender com clareza quais são os seus objetivos para cada ação que tomar, ou como um todo. E a partir daí desenhar quais são os processos para se chegar às suas metas de faturamento. Vamos exemplificar…
Para uma loja virtual, o objetivo primário é sempre o de vender. Para atingir este objetivo, pode ser criado um processo para levar mais visitantes para o site de vendas. Outro processo para gerar reconhecimento da empresa nas redes sociais.
Observe que todos os processos devem converter para o objetivo de venda. Quanto mais sucesso nestes processos, maiores são as chances da loja conseguir mais negócios fechados. Saber quantos negócios devem ser fechados em um determinado período é a meta.
- Produção e otimização de conteúdo
A gente sabe que a internet respira texto, imagens e vídeos. Afinal, embora os sistemas sejam desenhados com códigos, nós não os vemos enquanto navegamos. E quando eles aparecem logo bate um desespero e rapidamente fechamos a janela página.
Então, podemos concluir que o objetivo de pessoas que navegam na internet (como eu e você) é consumir “conteúdo”. Logo, adivinhe o que você deve produzir para estas pessoas: conteúdo, claro! Mas onde colocar?
O conteúdo (ou textos, imagens e vídeos) é encontrado principalmente nos sites, blogs, redes sociais, e-mails… Ou seja, sua empresa deve ter canais institucionais e gerar conteúdo periódico relacionado direta ou indiretamente com o negócio e produtos.
Em se tratando de blogs e sites, é importante que haja uma estratégia de otimização (chamada de SEO – Search Engine Optimization). Desta forma, seu conteúdo irá aparecer para quem pesquisa na internet. E você já notou que a maior parte das pessoas entra no Google quando precisa de algo?
- Seu site no Google
Continuando o papo do tópico anterior, a otimização permite que o seu site apareça no Google para diferentes pesquisas. Mas isso depende da otimização que você fez. “Como assim?” Com as escolhas estratégicas de termos e palavras com que você quer atrair seus futuros clientes.
Isso significa que para cada conteúdo produzido deverá haver um estudo de termos e palavras-chave. E, apesar de já termos muito trabalho até aqui, somente isso não basta. Você deve saber e verificar continuamente quais pesquisas estão levando até seu site.
Também é importante que o endereço do seu site (domínio) seja bem reconhecido pelo Google. E para isso já existem otimizações mais avançadas de que não iremos tratar neste artigo. Se quiser, você pode ler um pouco sobre este assunto neste outro artigo.
- Mídias sociais e e-mail marketing
As mais famosinhas dos canais de marketing digital são as mídias sociais. Você tem, a titia também, os adolescentes, enfim, são bastante democráticas. É importante apenas considerar que cada rede social tem sua característica e pode até ter um público diferenciado.
Portanto, escolha com atenção onde você estará. Comece a pesquisa com os concorrentes: onde eles estão; quais tipos de conteúdo postam; e, o mais importante, se eles estão gerando vendas por lá (veja os comentários, se há dúvidas para compras).
Considere também que tanto as redes sociais quanto o e-mail marketing são canais de relacionamento, e não apenas divulgação. Ou seja, fale! Mas também ouça! Para ambos os canais, uma dica de ouro é a constância da sua comunicação. Tenha periodicidade!
Como saber se as minhas ações online estão corretas?
Se você já faz uma ou mais ações destas descritas aqui, parabéns! Este é o caminho! Mas não se distancie do seu objetivo: gerar vendas. Para isso, as ações precisam ser planejadas e ajustadas constantemente.
Uma ferramenta primordial para este acompanhamento e para você não perder tempo e dinheiro com ações em vão é: o relatório. E essa é a parte que merece mais atenção do seu trabalho. Portanto, se você puder ter a ajuda de um profissional para esta etapa, é o ideal.
Pensando em ajudar neste processo de análise do marketing digital que já está sendo implementado pela sua empresa, a Asap10 Consultoria, empresa parceira do Ferramentas Inteligentes, está disponibilizando um “Raio X de Marketing Digital” gratuitamente.
E se você já gerou relatórios e não entendeu nada, não se preocupe! A intenção da Asap10 é descomplicar. Para isso, um dos consultores de marketing digital irá apresentar diretamente a você os resultados e os caminhos certos para você começar a gerar vendas ou aumentar o faturamento da sua empresa na internet.