O que é e como se tornar um afiliado?
Conheça como funciona a venda de infoprodutos pelo sistema de afiliado
Negócios na internet se tornaram um verdadeiro sonho de consumo de muita gente, ao longo dos últimos anos. Além do fator status, por ser uma atividade moderna e atual, trabalhar online significa flexibilidade no horário e local de realização das tarefas. Hoje em dia, até mesmo com o smartphone dá para trabalhar, realizar vendas, fechar parcerias, escrever, publicar…
A partir disso, quem busca um negócio na internet tem várias opções de ocupação. Mas o que muita gente pode ainda não saber é que não é necessário desenvolver o seu próprio para ter um negócio online. Além do empreendedorismo digital e trabalho remoto tradicional para empresas, há ainda a opção de trabalhar como afiliado. Vamos entender melhor o que é isso…
Digamos que uma empresa tem um produto digital e gostaria de alcançar mais pessoas para comprar. Mas, ao mesmo tempo, não tem tempo ou dinheiro para investir em marketing (ou ainda simplesmente decide fazer diferente). Essa empresa pode colocar seu sistema de venda à disposição como se fosse uma revenda. Mas, no caso do afiliado, você pode se cadastrar para representar e vender o produto.
Então, como é diferente da revenda?
Afiliados não podem ser vistos como revendedores porque não processam a venda nem o pagamento. Através de um link diferenciado ou de um sistema que a empresa fabricante dispõe, o afiliado simplesmente é um propagador da venda, e toda a transação ocorre por conta do produtor. Assim, cabe ao afiliado apenas divulgar de forma interessante para promover o negócio, que pode ser de produtos ou serviços, on ou offline.
Os produtos mais comuns de se encontrar em sistemas de afiliados são cursos online. A proposta também é bastante encontrada para comercialização de softwares. Apesar disso, qualquer produto que tenha o encerramento da venda online pode ser comercializado por um afiliado. Para facilitar a disponibilização de produtos digitais, existem algumas vias no mercado.
Plataformas de afiliado
Existem variadas formas de disponibilizar um produto a um afiliado. Algumas empresas apresentam seu próprio programa de afiliados, e escolhem a dedo as pessoas a que confiarão a divulgação de seus produtos. Geralmente, faz uma pesquisa de mercado e oferece a digital influencers do seu segmento.
Contudo, há uma forma de você colocar seu produto disponível para toda e qualquer pessoa que queira indicá-lo para venda. Isso se dá através de plataformas de afiliados, onde qualquer pessoa interessada poderá comercializar.
Quando o interessado em se tornar afiliado se apresenta e faz seu cadastro em um site com o sistema de afiliados, ele geralmente já coloca dados pessoais e bancários, para que, a cada venda promovida por ele (geralmente identificada por um link) seja convertida automaticamente na sua “comissão” ou no valor acordado previamente com a empresa. Abaixo, conheça duas plataformas que facilitam a empresas recrutarem afiliados e a interessados a tornarem-se afiliados.
Hotmart
No site Hotmart, você pode disponibilizar um produto digital ou buscar por produtos para se tornar afiliado da venda. Geralmente, são e-books, videoaulas, softwares e cursos online disponibilizados pela plataforma, que realiza toda a intermediação da venda e é responsável pelo repasse da comissão ao afiliado.
Eduzz
Esta também é ma plataforma que intermedia negócios entre produtores e afiliados, que vendem variados produtos, desde cursos e palestras até podcasts e livros, dentre outros produtos. O site Eduzz permite a venda tanto por afiliados quanto pelo próprio infoprodutor.