O que é e como obter posicionamento digital [Marketing Digital com Resultado]
ARTIGO 3/3 DA SÉRIE: MARKETING DIGITAL COM RESULTADO
Você sabe qual a diferença das empresas que têm sucesso online para aquelas que não conseguem se destacar? Pois o segredo está no termo “posicionamento digital”!
Mas você deve estar se perguntando:
– Por que empresas que apostam tanto em marketing online nem sempre prosperam em seus negócios?
E nós respondemos:
– Porque falta posicionamento!
Isso ocorre porque puramente ações de marketing digital não são garantia de gerar posicionamento online. Para ter posicionamento, sua empresa precisa ser encontrada.
Mas cuidado: alguns profissionais vendem serviços digitais que prometem que sua empresa seja vista na internet, e aí temos uma grande diferença:
EMPRESA: SER VISTA X SER ENCONTRADA
Quando são realizadas somente ações táticas, como fazer um site, criar e atualizar contas em redes sociais, postar vídeo no YouTube, sua empresa será VISTA com certeza. Mas muitas vezes seu público irá se restringir a só aqueles que chegarem até ela procurando pelo nome ou após ter em mãos o endereço do site que você forneceu.
Já quando é aplicada uma boa estratégia de posicionamento digital, sua empresa é ENCONTRADA pelo seu público real e potencial quando eles estiverem fazendo uma busca no Google, por exemplo. Sua empresa será encontrada por quem pode nunca ter ouvido falar dela.
Assim, temos nesta frase um bom saldo do uso do posicionamento:
Empresas bem posicionadas na web não precisam correr atrás de clientes
Isso mesmo, o posicionamento faz sua empresa ser encontrada. Mas como?
Bom, existem diversas maneiras de gerar um posicionamento de marca. Seguindo as etapas básicas e já conhecidas do planejamento (estudo, implementação e monitoramento), você pode gerar um posicionamento, em que o principal elemento se chama “estratégia”.
Como montar uma boa estratégia de Posicionamento Online
Uma boa estratégia de posicionamento online não deve se limitar a uma só ferramenta, mas explorar de diversas formas as potencialidades de posicionar um negócio na internet.
Entre as várias formas de se gerar posicionamento, nós recomendamos que você trabalhe com, pelo menos, três pontos.
Ponto 1 – SEJA ENCONTRADO
- Tenha um site bonito e funcional, que fale claramente sobre o que é sua empresa e o que ela oferece;
- Faça otimização em todos os seus conteúdos para que apareçam em sites de busca;
- Plugins gratuitos de SEO também estão disponíveis no mercado e vale a pena procurar por eles e utilizá-los.
Ponto 2 – GERE CONTEÚDO
- Atualize constantemente o seu site pois, além de ser um fator de otimização, você estará entregando conteúdo de valor para seu usuário com frequência;
- Mídias digitais não devem ser o único foco de um trabalho de posicionamento, mas elas são importantes para você gerar conteúdo, além de serem um espaço popular para se ter presença.
- E-mail marketing não deve ser esquecido como uma mídia altamente relevante para entrega de conteúdo ou para gerar tráfego para seu site e outros locais que desejar.
Ponto 3 – NÃO DEIXE QUE SE ESQUEÇAM DE VOCÊ
- Uma vez encontrado, você deve alimentar seu público com conteúdo e buscar interações, que você pode gerar pedindo para que respondam a pesquisas ou contatando clientes que já concretizaram a compra e pedindo um comentário sobre o produto ou sua empresa;
- Você pode usar as redes sociais e o e-mail marketing para esta finalidade de se relacionar, mas não esqueça de fazer tudo sempre dosado e com estratégia para se posicionar com a marca que você quer ser reconhecido na internet.