O que é e como funciona a mídia programática?
Antes de explicar como funciona a mídia programática, é necessário que você entenda por que e como ela surgiu. Afinal, ela é apenas uma atualização de uma forma antiga de comprar espaços publicitários, que se renovou com as atuais ferramentas digitais para automação de negócios online.
Como surgiu a mídia programática?
Antigamente, a compra de espaços publicitários era feita da mesma forma que os espaços tradicionais. Através de contatos comerciais com anunciantes e muitas negociações, era possível colocar a sua marca no banner de um grande portal ou ainda ter uma menção da sua marca no meio de um vídeo de repercussão.
Contudo, o imediatismo digital faz parte da nova era da internet, muito mais rápida e dinâmica. Neste contexto, negociar espaços publicitários deixou de ser uma tarefa dispendiosa de tempo e pessoal. Tal como podemos fazer a compra de palavras-chave no Google por um leilão, é possível realizar a compra de mídia de forma automática. E é disso que a mídia programática se encarrega de fazer.
O que é mídia programática?
Mídia programática é a compra de espaços publicitários online intermediada por softwares através de um leilão que funciona em tempo real. Assim, não é necessário contatar os donos de um site para você publicizar a sua empresa nele.
Além da economia de tempo e pessoal por parte do anunciante e da empresa que disponibiliza o espaço, outra vantagem da mídia programática é a alta segmentação que permite. Os dados de acesso de cada site mostram qual veículo é mais apropriado para uma empresa anunciar. Assim, o anunciante pode otimizar o seu investimento, escolhendo o público certo para impactar.
Por outro lado, a empresa que vende o espaço também pode lucrar mais, uma vez que a veiculação de um anúncio se dará apenas para aquele público escolhido pelo anunciante. Desta forma, ela deixa outros públicos, horários, lugares de acesso e perfis de visitantes livres para serem comprados por outro anunciante.
Como funciona a mídia programática?
Com os dados do seu público em mãos, você pode acessar o software que realiza o leilão de mídia programática e selecionar o seu público de interesse. Após, você faz o upload das peças e oferece um valor no leilão de espaços. Depois, o trabalho é da ferramenta, que irá continuar o processo de forma automática, definindo os sites possíveis para você anunciar.
5 vantagens da mídia programática
Entre as muitas vantagens em se realizar mídia programática, estão:
- Melhor gestão do investimento
- Otimização do tempo no processo
- Monitoramento em tempo real
- Menor investimento relativo
- Mais eficácia em impactar o público certo.
Como fazer mídia programática?
Embora intermediado por softwares online, o processo de compra de espaços pela mídia programática não é tão simples. Exige conhecimento técnico e tempo investido para o monitoramento e gestão dos dados decorrentes do processo. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados em mídia programática.
A io2 Tecnologia, empresa parceira do Ferramentas Inteligentes, oferece uma solução para realizar mídia programática, realizando todo o gerenciamento das operações para você, com:
- Monitoramento das Campanhas de Facebook ADS e Google ADS em “real-time”
- Métricas de Campanha: CPC, Custo por Chamada a Ação, Custo por Conversão, CTR e Conversão por Palavra Chave
- Fechamento vs Leads Qualificados
- Valor de Vendas Diário
- Tempo de Fechamento das Vendas
- Gerenciamento dos Resultados de Vendas