O que é e como funciona a mídia programática?

O que é e como funciona a mídia programática?
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Antes de explicar como funciona a mídia programática, é necessário que você entenda por que e como ela surgiu. Afinal, ela é apenas uma atualização de uma forma antiga de comprar espaços publicitários, que se renovou com as atuais ferramentas digitais para automação de negócios online.

Como surgiu a mídia programática?

Antigamente, a compra de espaços publicitários era feita da mesma forma que os espaços tradicionais. Através de contatos comerciais com anunciantes e muitas negociações, era possível colocar a sua marca no banner de um grande portal ou ainda ter uma menção da sua marca no meio de um vídeo de repercussão.

Contudo, o imediatismo digital faz parte da nova era da internet, muito mais rápida e dinâmica. Neste contexto, negociar espaços publicitários deixou de ser uma tarefa dispendiosa de tempo e pessoal. Tal como podemos fazer a compra de palavras-chave no Google por um leilão, é possível realizar a compra de mídia de forma automática. E é disso que a mídia programática se encarrega de fazer.

O que é mídia programática?

Mídia programática é a compra de espaços publicitários online intermediada por softwares através de um leilão que funciona em tempo real. Assim, não é necessário contatar os donos de um site para você publicizar a sua empresa nele.

Além da economia de tempo e pessoal por parte do anunciante e da empresa que disponibiliza o espaço, outra vantagem da mídia programática é a alta segmentação que permite. Os dados de acesso de cada site mostram qual veículo é mais apropriado para uma empresa anunciar. Assim, o anunciante pode otimizar o seu investimento, escolhendo o público certo para impactar.

Por outro lado, a empresa que vende o espaço também pode lucrar mais, uma vez que a veiculação de um anúncio se dará apenas para aquele público escolhido pelo anunciante. Desta forma, ela deixa outros públicos, horários, lugares de acesso e perfis de visitantes livres para serem comprados por outro anunciante.

Como funciona a mídia programática?

Com os dados do seu público em mãos, você pode acessar o software que realiza o leilão de mídia programática e selecionar o seu público de interesse. Após, você faz o upload das peças e oferece um valor no leilão de espaços. Depois, o trabalho é da ferramenta, que irá continuar o processo de forma automática, definindo os sites possíveis para você anunciar.

Leilão de espaço publicitário por mídia programática

5 vantagens da mídia programática

Entre as muitas vantagens em se realizar mídia programática, estão:

  1. Melhor gestão do investimento
  2. Otimização do tempo no processo
  3. Monitoramento em tempo real
  4. Menor investimento relativo
  5. Mais eficácia em impactar o público certo.

Como fazer mídia programática?

Embora intermediado por softwares online, o processo de compra de espaços pela mídia programática não é tão simples. Exige conhecimento técnico e tempo investido para o monitoramento e gestão dos dados decorrentes do processo. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados em mídia programática.

A io2 Tecnologia, empresa parceira do Ferramentas Inteligentes, oferece uma solução para realizar mídia programática, realizando todo o gerenciamento das operações para você, com:

  • Monitoramento das Campanhas de Facebook ADS e Google ADS em “real-time”
  • Métricas de Campanha: CPC, Custo por Chamada a Ação, Custo por Conversão, CTR e Conversão por Palavra Chave
  • Fechamento vs Leads Qualificados
  • Valor de Vendas Diário
  • Tempo de Fechamento das Vendas
  • Gerenciamento dos Resultados de Vendas

Gerenciamento Inteligente de Mídia Programática

Impacte o público certo, no local certo e faça negócio com o gerenciamento de mídia programática da io2!

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