Qual o melhor horário para postar nas redes sociais ?
Alguma vez, você já se perguntou quais são os melhores horários para compartilhar conteúdo nas redes sociais ? Pois bem, saiba que elas já se tornaram parte imprescindível da vida social e hoje estão em uma proporção tão grande que já são consideradas parte da rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo. Isso é evidente, principalmente com a popularização dos smartphones e tablets, nos quais as pessoas passam boa parte do dia checando atualizações, curtidas, comentários e afins.
E não é diferente com os visitantes e seguidores da sua marca. Por isso, as empresas devem ficar atentas quando esses usuários estiverem online, a fim de poder compartilhar conteúdos na hora certa e no local certo. Por exemplo, com a diminuição do alcance de posts no Facebook, se torna cada vez mais necessário acertar na hora em que mais seguidores seus estiverem online e assim ter mais chances de interação.
Postar nas redes sociais deve ser um trabalho constante e requer planejamento
Observe que existem algumas horas do dia em que o uso das redes sociais é constante, aumentado exponencialmente as chances de sua marca ser vista e receber inúmeras interações em cada postagem. Fazer um bom planejamento de conteúdo digital é um dos passos primordiais e essenciais antes de postar nas redes sociais.
Essa é a grande chave para que o alcance das publicações: seja maior em meio ao seu público alvo. Quer saber qual é o horário ideal para postar nas redes sociais? Então fique ligado!
#1 – Facebook
Trata-se não só da rede social mais famosa e popular do planeta, como também da que apresenta algumas peculiaridades quando o assunto é o fluxo do público online. O pico da audiência no Facebook está entre 13h e 15h durante todos os dias da semana. Na verdade, o que ocorre é um aumento gradativo que começa às 9h da manhã, atingindo o pico às 15h.
Investir em postagens dentro deste horário certamente trará números maiores de visualização e, consequentemente, maior engajamento. Melhores dias para postar: quinta e sexta-feira.
#2 – Twitter
O horário de pico do Twitter é mais específico. Geralmente, acontece a partir das 12h e vai até às 18h; isso, de segunda a quinta-feira. A maior parte do público no Twitter costuma entrar na rede durante ou após o almoço, curtindo tweets e abrindo links das postagens mais interessantes. E, como você sabe, no universo do Twitter, menos é mais!
Os tuites com menos de 100 caracteres, geralmente, são os que mais geram engajamento por parte do público. Essa é uma boa dica para aplicar nos próximos tuites da sua empresa! 😉
#3 – LinkedIn
Segundo pesquisa realizada pela AddThis, é possível receber uma maior quantidade de cliques e compartilhamentos no LinkedIn às quintas-feiras, entre as 10h e 11h. Em geral, durante todo o horário comercial, estão as melhores horas para compartilhar conteúdos na rede. Mas grandes especialistas recomendam que as empresas postem entre 7h e 8h da manhã, e entre 17h e 18h, em dias úteis.
O LinkedIn também é considerado como a melhor rede social para compartilhar conteúdo B2B. Os melhores dias para apostar são terça, quarta e quinta-feira.
#4 – Instagram
A maior parte das grandes empresas costuma publicar várias fotos no Instagram durante o horário comercial, mas nota-se um grande fluxo das 17h às 18h. O horário para postagem no Instagram é livre, bastando evitar horários antes das 7h da manhã e após as 23h. Aposte nos finais de semana entre 13h e 18h, pois o tiro será certeiro! Mas saiba que todos os dias da semana, em geral, são bons para posts.
#5 Google+
As manhãs devem ser sempre as preferidas para postar no Google+. Mas é mais especial nas quartas-feiras, especialmente por volta das 9h, pois um número maior de usuários costuma interagir com as marcas. Foque, principalmente, no horário entre 9h e 11h.
#6 – Tumblr
O horário de pico do Tumblr está entre 19h e 22h, principalmente nas segundas e terças-feiras, bem como aos domingos. Trata-se de uma das melhores redes sociais para criar conteúdo promocional e institucional.
#7 – Pinterest
Os maiores picos do Pisterest são em dias úteis e em dois horários: primeiro, das 14h às 16 horas e, depois, das 20h às 23h. O tráfego tende a aumentar muito aos finais de semana, com crescimento sempre progressivo a partir do meio dia. Uma curiosidade interessante do Pinterest diz respeito à preferência do público, que tende a não compartilhar imagens que contenham rostos humanos.
Que tal começar a praticar estes horários estratégicos hoje mesmo?
Se sua empresa realmente deseja se popularizar em meio às redes sociais, é muito importante ficar atento aos horários nos quais se torna possível criar mais conexões entre a marca e o público-alvo da empresa. Vale também lembrar que não adianta postar nos horários certos e de maior engajamento sem ter um conteúdo de qualidade e que desperte o interesse dos usuários.
Lembre-se que é nos bons horários que os inúmeros concorrentes da sua empresa também estarão brigando por um espaço na mente dos consumidores. Assim, produzir conteúdos relevantes e bem trabalhados será o diferencial para sua empresa realmente ser notada!
Caso você tenha outras ideias ou sugestões a respeito dos melhores horários e dias para postar conteúdos nas redes sociais, sinta-se à vontade de compartilhar com a gente aqui nos comentários!