Networking: como fazer e manter, e por que ele é importante para você
Networking: como fazer e manter, e por que ele é importante para você
Com tantos aplicativos, truques e dicas pela internet, é difícil acreditar que você realmente precisa de alguém para alcançar o êxito profissional. Em uma rede profissional, é comum existir ligações fortes e fracas, isso é natural e até saudável. No entanto, a maioria de nós não adere à construção do networking. Quando conseguimos fazer isso, no entanto, não passamos tempo suficiente alimentando essas redes de relacionamento. Pense em suas próprias redes no Linkedin, no Twitter e no Facebook… Com quantas destas conexões você teve pouco ou nenhum contato direto no ano passado?
Portanto, considere as dicas abaixo um presente nosso para sua vida profissional! 😉
Networking: 10 maneiras de nutrir a sua rede de contatos
-
Felicite-os
Quando um contato é promovido ou muda de emprego, envie uma nota de felicitações e pergunte sobre a mudança. Use a oportunidade de recuperar o atraso em outros assuntos e forneça uma atualização sobre o seu próprio estado profissional.
-
Forneça pistas profissionais
Quando você ouvir falar de algo que seja do seu campo de interesse profissional, compartilhe sua opinião em sua página. Pense além de empregos e referências, pense que ao fornecer pistas do que você é habilidoso, os seus contatos poderão pensar em você para participações em congressos, comitês e importantes oportunidades de falar e ser reconhecido como fonte.Aposte nos correios: tudo é eletrônico agora, exceto quando não é. E é aí que você se destaca. Para chamar atenção de alguém, escreva uma nota e envie. Terminou um bom livro ou revista interessante que você acha que um contato aproveitaria melhor? Envie para a pessoa com uma nota expressando porque você está enviando.
-
Peça opiniões aos seus contatos
Seus contatos estão em sua rede por uma razão, por isso lembre-se de tirar partido do seu conhecimento e experiência. Embora tendo o cuidado de não entrar em contato frequentemente com as pessoas, seja humilde e peça ajuda quando você tem uma necessidade e sabe que seu contato será capaz de ajudar. Não esqueça de agradecer o seu contato pela ajuda.
-
Conheça-os pessoalmente
Lembre-se de atender contatos locais para bebidas ou almoço periodicamente. Para conexões remotas, isso pode não ser possível, mas se você viajar e tentar encontrá-los nas ocasiões em que ambos estão na mesma cidade, com certeza ganhará pontos com essa atitude.
-
Envie links, mas personalize
Viu um link que um dos seus contatos pode curtir? Envie, mas explique por que o link te fez pensar no seu contato e como você pensou que seria útil. Lembre-se de não enviar muitos links para a mesma pessoa.Apresentações: muitas de suas conexões podem ajudar uns aos outros se eles forem conectados. Quem pode fazer isso é você! Quando você sentir que uma das suas conexões ganharia ao conhecer outro contato seu, apresente-os! Com certeza essa atitude de boa vontade será lembrada.
-
Faça check-in:
Não tem uma razão explícita para chegar em uma conexão? Envie uma nota curta e fale sobre a sua evolução profissional. Forneça uma breve atualização sobre si mesmo e agradeça a pessoa por fazer parte de sua rede profissional. Re-apresentação: a verdade é que ao se conectar com tantas pessoas em redes como o LinkedIn, muitas pessoas não se lembram o porquê de ter se conectado com alguém. Chegue nestes contatos e admita que perder o contato às vezes é inevitável, mas que você está interessado no que há de novo com eles.
-
Deixe-os respirar
Tal como o vinho, ao deixar o líquido respirar ele irá trazer seus verdadeiros aromas e sabores. Redes profissionais, como o vinho, também precisam de tempo para florescer. Tome cuidado para nutrir sua rede e dê as pessoas espaço e ambiente para que eles possam respirar.
E você, já conhecia alguma dessas dicas? Como faz para manter os contatos da sua rede profissional? Conte para gente!