Mercado Profissional de Marketing Digital em 2016: vale a pena apostar no crescimento da área?
Mercado Profissional de Marketing Digital em 2016: vale a pena apostar no crescimento da área?
A crise está aí e não há quem possa negá-la. Porém, apesar de toda esta recessão, o setor de Marketing Digital é o que mais oferece oportunidades de emprego no país. A empresa Page Personnel, especialista em recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão, fez um levantamento em que concluiu que entre os oito cargos que mais crescem, em primeiro e segundo lugar estão, respectivamente: Executivo de Vendas – Marketing de Performance e Mídia Digital; e Analista de Marketing Digital. Apesar de todo este crescimento, a área ainda carece de profissionais de marketing. Pensando nisso, fizemos um guia que mostra quais as principais áreas dentro do Marketing Digital, como se dar bem e o que fazer se você é um empreendedor que pretende abrir a sua startup na área.
Por onde começar?
Construir uma carreira no Marketing Digital exige paixão, comprometimento e algum investimento financeiro. Boa parte do material já está disponível online, em ebooks, vídeo-aulas e tutoriais. Mas não se pode dispensar o conhecimento acadêmico e técnico necessários. Assim, quem deseja trabalhar no marketing digital precisa ter um uma noção técnica, estratégica e teórica em diversas áreas, como social media, analytics, SEO, conteúdo e planejamento. As principais áreas do marketing digital, atualmente, estão listadas abaixo.
Search Engine Marketing
Esta é uma das áreas mais requisitadas atualmente. Exige conhecimento sólidos sobre dois segmentos: SEO (Search Engine Optimization) e Links Patrocinados. Enquanto o primeiro se dedica à busca orgânica, o segundo foca nos anúncios em buscadores.
E-mail Marketing
Tida como antiga por alguns, o e-mail marketing hoje é uma das principais ferramentas de relacionamento com o cliente. Enquanto as redes sociais se encarregam de prospectar, o e-mail marketing firma a lealdade do cliente com você, estabelecendo conexões importantes.
Social Media
Relativamente novo no mercado, é requerido que o profissional de mídias sociais seja heavy user de Facebook, Twitter e outras mídias digitais. O canal é de extrema importância para a marca e precisa de um profissional que tenha conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para alinhar ações nas redes sociais com outros segmentos do marketing online.
Começando a sua Startup
Um mercado que fatura bilhões por ano é atraente, certo? Por isso, entendemos que se você já se especializou na área do marketing digital e acredita que já é a hora de caminhar com seus próprios passos, existem algumas coisas que você precisa saber:
- Não invista em seu próprio negócio sem ter sido primeiro empregado na área. Também pode aprender com aquele que será o seu futuro concorrente, você pode observar antes para não cometer os mesmos erros.
- Se o seu maior interesse na hora de abrir a sua startup de marketing digital é o dinheiro, DESISTA! Quem se move pelo dinheiro, pode falhar. Se você só pensa nos benefícios financeiros, tomará decisões pensando em curto prazo, em vez de fazer seu cliente feliz. O seu cliente te paga para ter lucros a longo prazo. Quem hoje é rico e bem-sucedido, acredite: já colocou muito do sangue, suor e lágrimas para chegar onde está!
- Trate seus funcionários com respeito. Entendemos que agências de marketing digital, ainda mais as que estão no começo, trabalham sob muita pressão. Porém, isso não é motivo para não criar uma relação amigável com aqueles que trabalham para você.
- Pensar fora da caixa é clichê, mas necessário. Na hora de elaborar estratégias de marketing online é preciso ser criativo e pensar em causar impacto no público-alvo. Não adote práticas “black hat SEO” e foque em resultados que produzam para os seus clientes o aumento da notoriedade da marca e, claro, vendas.
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