Grupos no Facebook: saiba por que as empresas devem investir

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Grupos no Facebook terão novas funcionalidades para diferentes segmentos

Grupos no Facebook são voltados à criação de comunidades que algumas empresas e negócios digitais investem para alcançarem maior engajamento na rede. Alguns grupos já têm importância vital para cerca de 400 milhões de usuários do Facebook, segundo a própria empresa.

Aliás, é por isso que este foi um dos tópicos apresentados como prioridade por Mark Zuckerberg entre as mudanças que a sua companhia está fazendo em alguns produtos, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Nas próximas linhas, vamos explicar as mudanças no Facebook que implicarão nos grupos e como a sua empresa poderá se beneficiar disso. Acompanhe…

Grupos no Facebook: ferramenta se torna uma das prioridades da mídia

Ferramenta Facebook Groups

Os grupos serão uma das prioridades da nova fase do Facebook segundo discurso do seu CEO, Mark Zuckerberg. No dia 30 de abril de 2019, ele anunciou as atualizações do seu conglomerado empresarial durante a F8, conferência voltada para desenvolvedores realizada em San Jose, na Califórnia.

Entre as novidades está o novo design da mídia social, que irá priorizar a apresentação e atividade das comunidades em suas redes. Para isso, será inserida uma aba de grupos que mostrará um feed personalizado.

Esta apresentação também facilitará o compartilhamento de publicações por parte do usuário nos grupos que participa através do seu próprio feed de notícias.

Grupos terão ferramentas personalizadas à sua finalidade

Outra novidade é a personalização de ferramentas de acordo com a categoria de grupos, como: grupo de vagas, grupo de compras, grupo de jogos e grupos de saúde. Entenda melhor a seguir.

Grupos de vagas: irão disponibilizar um tipo de postagem voltado para melhorar o contato entre candidato e empregador.

Grupos de compras: com o Facebook Live, os compradores poderão enviar perguntas e fazer pedidos sem sair da transmissão ao vivo.

Grupos de jogos: haverá bate-papos para diferentes tópicos.

Grupos de saúde: usuários poderão fazer postagens anonimamente.

Recomendações de grupos

O usuário também receberá do Facebook a recomendação de grupos para participar de acordo com os seus interesses declarados. Assim, verá sugestões na aba de grupos, no Facebook Watch, na página de jogos e no marketplace.

Outra novidade que, por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos é o pagamento realizado por intermédio do marketplace do Facebook. Algo que deve se estender em breve por aqui. Vamos torcer! =)

Como aproveitar as novidades dos grupos no Facebook?

De olho nas novas funcionalidades e na prioridade dada aos grupos pelo Facebook, muitas empresas já estão vendo a função com um novo olhar. Pois, neste momento, os grupos no Facebook passam de uma ferramenta adicional para uma funcionalidade muito importante na rede social.

Sendo assim, não dá para seu negócio ficar de fora, não é mesmo? Por isso, estude uma forma saudável de inseri-lo neste contexto dos grupos e forme uma comunidade acerca da sua empresa.

E se você está pensando “ah, mas eu já tenho uma página, não preciso de grupo”, saiba que ambos têm funções bem diferentes.

Publicada pelo site da Camila Porto em 2017, estas são as principais diferenças entre páginas e grupos, independentemente das mudanças e novidades anunciadas recentemente:

Diferença entre Páginas e Grupos no Facebook por Camila PortoAssim, embora muitos dos grupos no Facebook sejam voltados à venda, não é só para isso que servem. A discussão de tópicos, possível pela incentivada via de mão dupla de conversação, deve ser o ponto central da comunicação nos grupos.

Grupo no Facebook: análise da audiência

Uma forma interessante de usar os grupos no Facebook é não focar em uma atividade prática, mas em um assunto de interesse do público do seu negócio. Assim, você usa o grupo no Facebook como um laboratório.

Para isso, você pode iniciar e fomentar discussões acerca de assuntos interessantes para a sua persona. Assim, irá atrair quem pode se tornar um futuro cliente. Mas isso não é tudo. Você não precisa usar necessariamente a mesma base de contatos do grupo para estratégias de conversão.

Analisar o comportamento das pessoas e a sua relação com determinados tópicos, observar opiniões e entender o que buscam realmente já pode ser de grande valia para o negócio.

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