Ferramentas de Automação de Marketing: aprenda a escolher a melhor para você
Ferramentas de automação de marketing existem em quantidade no mercado. E esse é um assunto que desperta o interesse e também a dúvida de muitas pessoas.
Um dos pontos de maior dúvida está na escolha da ferramenta melhor vai atender à empresa ou ao projeto. Se você também tem esta dúvida, confira os 5 tópicos que serão abordados neste artigo:
- O que é automação de marketing?
- Como fazer automação de marketing digital
- Ferramentas para automação de marketing grátis
- Automação de marketing com CRM
- Como descobrir as melhores ferramentas de e-mail marketing
Vamos começar?
O que é automação de marketing?
Se você está aqui buscando ideias de ferramentas para automação de marketing, certamente, já tem uma noção da resposta, não é mesmo?
Então, adiantamos que o que queremos aqui é ampliar a sua visão sobre a automação de marketing com um conceito mais amplo.
Geralmente, as pessoas associam a automação de marketing com o envio segmentado de e-mails marketing, o que não é errado! Aliás, está 100% certo. Mas isso não é tudo…
Como o próprio nome já diz, automação de marketing define o processo de automatizar ações de marketing através de um aparato tecnológico, como diz um dos maiores nomes do marketing digital atualmente, Neil Patel, em seu blog:
“Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.”
Agora, fica fácil saber onde queremos chegar com a ampliação do conceito…
A ideia é que você pense em como pode estender a automação para além do e-mail marketing.
Mas, calma, sabemos que você veio aqui buscar ferramentas de automação (muito provavelmente) relacionadas ao envio de e-mails programado, e nós vamos falar principalmente sobre softwares para esta função a seguir.
Como fazer automação de marketing digital
Nas próximas linhas, fornecemos uma lista que contém links para materiais que irão permitir a você aprofundar a sua automação além do e-mail marketing (que é o foco do nosso artigo).
Automação em redes sociais
Uma das formas de realizar automação e agilizar o processo rotineiro de marketing digital é com o agendamento de postagens em redes sociais. Para isso, existem muitas ferramentas de social media no mercado.
Conversação automatizada
Você também pode automatizar a resposta com chatbots, aquela interação em chat por robô programado. Sabia que esta ação pode atender a diferentes objetivos de negócios? São muitas as possibilidades com chatbots em sites e social media.
Automação de tarefas
Agora, a ferramenta curinga de automação de tarefas que estamos ansiosos para te apresentar é a IFTTT. Com ela, você pode escolher entre as automações sugeridas ou criar a sua própria automação, que pode ter o foco no marketing ou em atividades pessoais. Achamos ela o máximo!
Há ainda uma infinidade de automações possíveis para você automatizar processos de marketing. É só você abrir a mente, pensar em algo que queira automatizar e Voilà! Pesquise sobre uma ferramenta para isso! =D
Agora, vamos às ferramentas de automação focadas em e-mail marketing.
Ferramentas para automação de marketing grátis
Vamos começar com as ferramentas gratuitas, para que você possa começar agora mesmo, sem a necessidade de parar para planejar o investimento no momento.
Automação de Marketing com MailChimp
MailChimp é uma popular ferramenta de e-mails e automação de marketing, que permite a utilização do plano gratuito para até 2.000 contatos na sua lista (por isso, é ótimo para começar).
O legal de automatizar e-mails com o MailChimp é que ele tem uma ação inteligente bem autônoma. Assim, você pode segmentar como quiser os e-mails, ou ainda deixar que ele sugira ações, como o melhor horário para enviar um e-mail (é como um assistente).
Tem outras coisas muito interessantes sobre o MailChimp também, que você pode conhecer na descrição completa da ferramenta no portal.
Automação de Marketing com Mautic
Mautic é outra opção gratuita para automação de marketing, bastante interessante pelo seu pioneirismo. Pois a ferramenta se apresenta como a primeira plataforma gratuita para a função em e-mails marketing.
O fundador da ferramenta, David Hurley, acredita que o poder do código aberto (open source) coloca a Mautic na liderança da ferramenta no mercado. Interessante, não é mesmo?
Além da função principal da automação de e-mail marketing, o software permite a gestão de contatos e disponibiliza um criador de landing pages integrado. São muitas as funcionalidades do Mautic!
Agora, vamos às ferramentas de automação de e-mail com a integração com a função de CRM (sigla em inglês para Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).
Automação de Marketing com CRM
Uma das maiores referências de automação de marketing na literatura é o livro Marketing Automation for Dummies (na tradução, “Automação de Marketing para Leigos”).
Na obra, Mathew Sweezey reforça a importância da conexão entre plataformas de automação com sistemas de CRM.
Para o autor, esta relação é que permite demonstrar os verdadeiros ganhos em vendas decorrentes das ações de marketing. E complementa:
“Ele também permite relatórios de retorno sobre investimento (ROI) de ciclo fechado em campanhas de marketing (você pode ver as contribuições de ROI de vendas e marketing em um relatório).”
Fragmento do livro “Marketing Automation for Dummies”, de autoria de Mathew Sweezey, publicado pela editora John Wiley & Sons, Inc., do original: “It also enables closed-loop return-on-investment (ROI) reporting on markeitng campaigns (you can see ROI contribuitions from sales and marketing in one report).”
Sendo assim, é comum vermos ambas as funções em ferramentas de automação: e-mail marketing e CRM.
Nesta imagem do Capterra Blog, é possível visualizar a complementação dos trabalhos de CRM e automação direcionado para as vendas.
Ferramentas de Automação de Marketing com CRM
Abaixo, listamos algumas ferramentas que oferecem esta integração. Clicando no link de cada uma, você verá a descrição do software, notas e avaliações de usuários do Ferramentas Inteligentes.
Como descobrir as melhores ferramentas de e-mail marketing
Se você quer descobrir mais ferramentas de e-mail marketing para automatizar seus processos, recomendamos que acesse a página de E-mail Marketing no Ferramentas Inteligentes.
Logo abaixo do banner principal, selecione “Maior nota do usuário” (como na imagem abaixo) para visualizar em ordem decrescente a lista das melhores ferramentas de e-mail.