Empreendedorismo em cidades pequenas (Empreendedora Mente)
Empreendedorismo em cidades pequenas (Empreendedora Mente)
Você acha que “empreender” é natural? Algumas pessoas, sim. Não é a toa que entrou para o senso comum a expressão “veia empreendedora”. A mentalidade de que já se nasce com vontade e ideias para empreender é disseminada assim. Mas as pessoas podem, desta forma, esquecer de racionalizar sobre o incentivo ao empreendedorismo, deixando isso ao encargo “da natureza”.
Em cidades grandes, é comum reconhecermos o crescimento de novos negócios porque o contingente populacional já é maior. Sem falar que estes grandes centros já dispõem de estruturas concretas e sólidas de negócios em quantidade e variedade. Mas o que podemos dizer das cidades pequenas?
Com o conceito de “veia empreendedora” na mentalidade das pessoas, uma pequena parcela se arrisca realmente a abrir sua empresa. Sem falar que muitas vezes chegam a migrar para a cidade grande para realizar seu sonho de empreender. Assim, há muitas perdas: para a cidade (que não tem oportunidade de crescimento), para o empreendedor (que tem que se deslocar), para os profissionais locais (que têm menos oportunidades de trabalho) e para a população em geral (que têm menos ofertas de produtos e serviços).
Empreendedora Mente: atitude que faz a diferença
Existe um péssimo ciclo vicioso embutido nesta questão, que é o de considerar próprias de “cidades pequenas” apenas as “coisas pequenas”, os microempreendimentos e trabalhos não formais. Isso leva estes centros urbanos a continuarem pequenos. E a grande questão é: o que podemos fazer para mudar este cenário?
Foi esta mesma pergunta que se fez o jovem Leandro Leite, de apenas 32 anos. Residente na cidade litorânea de Araruama (RJ), Leandro teve uma atitude exemplar para os empreendedores e profissionais que têm sede de mudança para os locais em que vivem. Ao convidar três empresários reconhecidos na cidade por ousarem e obterem êxito em seus negócios, criou o evento “Empreendedora Mente Gerando Soluções“.
Nos dias 02 e 03 de setembro (2016), aconteceu a primeira edição do projeto de empreendedorismo do Leandro. O encontro foi totalmente gratuito e reuniu, aproximadamente, de 30 participantes entre microempresários e outros jovens que, como Leandro, têm vontade de empreender, mas até então não sentem confiança na economia da cidade nem em suas próprias ideias. Os convidados palestraram sobre suas empresas e as ideias iniciais que levaram à sua realização. Também apresentaram os seus modelos de negócios, diferenciais, estágio em que se encontram e novos projetos em andamento.
Com um tema diferente dos demais, o empresário Evandro Martins, fundador do Ferramentas Inteligentes, deu uma lição sobre como alavancar os negócios pela internet. No primeiro dia, falou sobre neuromarketing; e, no segundo, sobre as principais etapas para a construção de uma presença digital.
E, você, já pensou o que pode fazer para inspirar os empreendedores da sua cidade e contribuir para um projeto que faça a diferença? Conte pra gente nos comentários…