A Importância da Limpeza da Lista de Emails

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Mantendo uma boa higienização da lista

Muitos profissionais de marketing já descobriram que para se obter um bom resultado de entrega e engajamento é extremamente importante fazer um bom gerenciamento e limpeza da lista de e-mails. Neste artigo, vou mostrar o que é importante saber para manter uma boa performance, e até mesmo melhorar a cada dia os resultados de suas campanhas de e-mail marketing.

 

Mas, afinal,  e-mail marketing funciona ?

 

Curiosamente, escuto de algumas pessoas a afirmação de que o email marketing não funciona. Principalmente porque alguns consumidores são impactados por ações de email equivocadas, que os fazem acreditar que esta é uma ação ineficaz. A verdade é que o email marketing funciona, e muito! Só que não é simples desenvolver uma ação de forma correta, pois exige conhecimento e técnica. Em primeiro lugar, é importante separar uma ação correta do que conhecemos como spam (que é a prática de envio de e-mails indiscriminadamente para pessoas que não autorizaram seu recebimento).

 

Alguns pontos precisam ser respeitados para que você consiga ter bons resultados nas campanhas

 

Escolher uma boa ferramenta de disparo de emails, construir a sua lista a partir de pessoas que autorizaram o recebimento, formular e enviar conteúdo que é de interesse para a lista. Aqui, destaco a importância do uso de ferramentas que fazem a “automação de marketing”, existem algumas disponíveis no mercado.

 

Agora, vamos falar, finalmente, de um assunto que nem sempre recebe a devida atenção, mas que pode impactar na performance de suas ações de e-mail marketing: a limpeza e manutenção da sua lista.

limpar lista de email importancia e motivo

O que é higienização da lista de e emails, e por que fazer ?

 

Quando falo de limpeza da lista, estou dizendo que ao longo do tempo muitas alterações dos endereços recebidos acontecem. Caso você não corrija estes desvios, seus disparos de e-mail vão diminuir a performance ao longo do tempo. Então, vamos às explicações mais técnicas que você precisa saber…

 

Basicamente, para todo e-mail enviado, o provedor determina se seu domínio tem uma boa ou uma má reputação. Isso significa, na prática, que se seu domínio tiver uma boa reputação, a probabilidade do seu email ser entregue na caixa de entrada é alta. Porém, se a reputação do seu domínio é ruim, certamente, sua mensagem enviada cairá no lixo eletrônico, ou pode ser até bloqueada e não chegar ao destinatário. Assim, seu foco principal deve ser trabalhar para que seu domínio tenha sempre uma boa reputação perante seu provedor. Vamos entender, então, como trabalhar para ter uma melhor entregabilidade dos e-mails.

 

Fatores que influenciam na “entregabilidade” de emails

  • Taxa de abertura
  • Taxa de Cliques
  • Taxa de Compartilhamento
  • Taxa de Bounce – emails que não foram entregues por algum motivo
  • Taxa de Descadastramento

 

Estas são taxas, e por isso é muito importante tomarmos ações para mantê-las a níveis aceitáveis. As três primeiras são taxas de engajamento positivo; você deve trabalhar para aumentá-las. As duas últimas são taxas negativas; você deve trabalhar para mantê-las a níveis baixos. Fica claro, então, que a entregabilidade está diretamente ligada a estas taxas e você deve ter como objetivo diminuir as taxas negativas e aumentar as positivas.

 

Como aumentar as taxas de engajamento positivo?

 

Importante ressaltar que estes não são números absolutos, são taxas, sendo assim, se você faz um disparo de 10.000 emails e 3.000 pessoas abrem sua mensagem, significa dizer que você tem uma taxa de abertura de 30%, o que, na média, é uma ótima taxa . Aí, é que precisamos é ter uma visão diferente da normal, pois você deve se preocupar com os 70% que não abriram o email; você deve considerar que dentre estes 70% muitos não abrirão mais os seus emails.

 

Mas por que se preocupar se você já tem uma taxa de abertura de 30% ?

 

Acontece que os 70% que não abrem também não clicam em seus emails, e estão, desta forma, contribuindo diretamente para piorar as suas taxas ao longo do tempo. Isso faz com que as taxas continuem diminuindo a cada novo disparo.  Na verdade, estes 70% deveriam se descadastrar da sua lista, o que efetivamente não acontece, pois eles não estão interagindo com o seu conteúdo. Importante você visualizar que, ao longo do tempo, estes assinantes irão prejudicar a entregabilidade de toda a sua lista. Isso pode significar que assinantes que tenham interesse em sua mensagem passem a não receber seus emails por conta da reputação do seu domínio, que terá sido prejudicada por assinantes que não interagem.

 

Por isso você deve ser bastante cuidadoso na gestão e limpeza periódica de sua lista. A maioria das ferramentas de e-mail oferecem a funcionalidade de limpeza e manutenção dos assinantes, não deixe de utilizar este recurso!

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