Montar um E-commerce ou loja virtual no Facebook ?
E-commerce ou loja virtual no Facebook?
Descubra a diferença e avalie o que é melhor para o seu negócio
Se você está com dúvida se o que precisa é de e-commerce ou loja virtual no Facebook, mostramos neste artigo as principais diferenças entre as plataformas para você avaliar o que é melhor para o seu negócio.
Partindo do básico, o E-commerce é uma loja online em que transações comerciais são feitas por meios eletrônicos, como a internet. Como o número de usuários de internet vem crescendo, muitos acreditam que logo o E-commerce será o principal caminho para completar transações comerciais.
Já uma loja virtual no Facebook é um mundo com muitas possibilidades: quando você possui uma loja no Facebook, você está no caminho certo para tirar vantagens da maior comunidade de publicidade no mundo, além de ser barata e objetiva. Ao usar anúncios no Facebook, você determina quem seus anúncios alcançarão. E ainda, no Facebook você pode interagir com seus clientes de uma forma diferente, mais íntima.
Agora que conhecemos um pouco das duas ferramentas, que tal nos aprofundarmos e conhecermos as diferentes estratégias de vendas para cada canal?
E-Commerce
Clientes base
Você quer ter uma grande base de clientes? Então o E-commerce é ideal para você. Quando você tem um E-commerce, você não precisará se preocupar em obter o melhor ponto da cidade, pessoas de todo o mundo têm acesso aos seus produtos e podem voltar a qualquer momento! Já pensou em ter o mundo como seus clientes?
Aumento nas vendas
Por não gerenciar uma loja física, qualquer negócio online vai ter mais vendas com uma maior margem de lucro. Você pode investir o seu dinheiro para fazer com que a experiência de compra do consumidor seja mais rápida e eficiente.
Todo dia é dia de lucrar
Se é feriado e a cidade está vazia, se está chovendo muito e as pessoas não querem sair de casa, isso seria um problema se você tivesse uma loja física. Mas se o seu negócio está online, a sua loja está aberta para os consumidores 24 horas por dia, todos os dias do ano. As portas nunca fecham e os lucros vão continuar subindo!
Transações instantâneas
Com o E-commerce, não há mais espera ou uma espera de 30 dias para alguns outros tipos de pagamento. As transações são apuradas imediatamente; ou você terá que esperar no máximo de dois a três dias para o dinheiro chegar até a sua conta.
E-mail Marketing
Se configurada corretamente, sua loja de E-commerce irá coletar endereços de e-mail para você de potenciais clientes e também dos clientes existentes. Com o e-mail marketing, você tem um método de custo extremamente baixo para ter continuamente o tráfego de volta para sua loja com ofertas especiais, competições etc.
Se você deseja conhecer ferramentas para o e-mail marketing, confira a nossa lista com 5 ferramentas que vão te ajudar no marketing digital.
Divulgação nas Redes Sociais
Se você usar o seu tempo para realizar um Planejamento de Marketing Digital, você conseguirá aumentar a eficácia do que se pode conseguir com o seu E-commerce. Há exceções mas, de um modo geral, em um E-commerce, a maioria de seus visitantes/clientes estará sentado em frente um notebook/computador, ou até pelo smartphone ao fazer compras. É mais fácil para você para incentivar ou pedir-lhes uma menção no Twitter ou compartilhamento no Facebook.
Loja Virtual no Facebook
Aumento de exposição a clientes potenciais
O Facebook tem atualmente 1,19 bilhões de usuários, número que vem crescendo continuamente. Precisamos dizer mais? Se a sua empresa não conseguir encontrar muitos clientes no Facebook, talvez você deva repensar a sua estratégia de venda.
Criação da página com baixo custo
Diferente do E-commerce, o F-commerce (como é chamado o comércio no Facebook) oferece facilidades na hora de montar o seu negócio. É só você escolher um programa como o Facileme, que pode ser instalado dentro do seu Facebook e configurar sua página, sem precisar de conhecimento prévio em programação.
Gaste pouco com segmentação
As ferramentas do Facebook voltadas para a publicidade ajudam as empresas na busca de alcançar o público com um investimento baixo. Por permitir que você configure o alcance do anúncio por idade, sexo, status de relacionamento, cidade, entre outros, você consegue ir direto ao ponto, gastando pouco e com muito mais chances de encontrar pessoas interessadas nos serviços e produtos de que sua empresa dispõe.
Intimidade com o cliente
A maior vantagem das redes sociais para uma empresa é a proximidade, disso ninguém duvida. E o que acontece quando você é íntimo de alguém? Você influencia as suas decisões, inclusive de compra. As pessoas compram o que já foi recomendado por um amigo e quando o seu cliente vê que um amigo já curtiu a sua página, ou que compartilhou um conteúdo seu, ele confia no que vê. Por isso, crie bons conteúdos, interaja com o seu público agradecendo e esclarecendo dúvidas.
Pesquisa de mercado a um click
O Facebook oferece uma série de ferramentas na fanpage de uma empresa. As interações registradas funcionam como uma pesquisa de mercado: ao analisar os comentários e reclamações, você pode modificar a sua estratégia de venda e adequar o seu estoque de produtos à demanda. Usar essas informações faz parte de uma estratégia que visa oferecer a melhor experiência de compra para o seu cliente, o que te possibilita gerar um relacionamento mais personalizado e direcionado. Ao pensar nisso, você reduz o risco de compra inadequada e aumenta as conversões de venda.
Agora que você conhece as duas formas de vendas online,
planeje seus próximos passos!
Inove no seu modelo de negócio e aumente os seus lucros
com uma loja virtual. =)