Webinário – 5 dicas para fazer um e alavancar suas vendas

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Atualmente, há muitas formas de criar conteúdo relevante para a sua audiência na internet. Existem blog, posts, e-books e webinários. Este último é uma ótima maneira de se aproximar mais da sua audiência, criar um canal mais próximo com ela e trocar ideias relevantes sobre um assunto. Mas como apresentar um webinário? Como criar um webinário relevante que aproxima você dos sua audiência? Nós temos algumas dicas de como fazer isso. Confira!

Planeje bem o seu conteúdo

O primeiro passo para criação de um webinário (ou webnar) é o conteúdo. Planeje bem o que você vai oferecer. Pesquise com potenciais usuários o que eles querem ouvir, como e porque. Faça uma pesquisa antes de desenvolver o conteúdo. Essa parte é muito importante, pois vai definir se você terá um webinário realmente relevante para o seu público ou algo que as pessoas sequer vão parar para ouvir.

Depois de alinhar o conteúdo com a demanda do seu público, teste o webinário com amigos e conhecidos. Apresente tudo que você pretende e peça um feedback. Nesta parte, você terá uma ótima oportunidade de melhorar ainda mais e direcionar seu conteúdo com alta qualidade, sendo realmente atrativo.

Divulgue o seu webinário

Não adianta você ter um conteúdo incrível se ninguém ficar sabendo que ele existe e está disponível. Por isso, planeje a divulgação do seu webnar. Você vai apenas promovê-lo em seu blog ou por marketing em redes sociais? Isso é suficiente para atrair quem você quer? Você vai precisar investir em publicidade online? Há outras formar de divulgação, como links em fóruns de discussão sobre o tema ou a criação de uma landing page? Pense em todas estas perguntas e divulgue bem seu webnar. Caso contrário, você não terá muita audiência, mesmo que seu conteúdo seja excelente.

Escolha bem a plataforma do seu webinário

Existem muitas ferramentas digitais que oferecem transmissões ao vivo e a maioria é gratuita. É preciso testar o serviço que você escolheu antes de ministrar o webinário. Veja se ele suporta a quantidade de pessoas prevista. Identifique se vai se adequar bem ao formato de webinário que você vai fazer. Neste link aqui , você vai encontrar uma lista de sites que oferecem este serviço. Dê uma olhada em cada um deles e escolha o melhor para o seu webnário.

Como apresentar um webinário?

Você já tem um conteúdo, já divulgou seu webinário e já definiu qual a plataforma vai usar. Agora é hora de pensar em como você vai apresentar conteúdo para as pessoas. E isso vai muito além da sua linguagem ou da apresentação de PPT. É preciso pensar, por exemplo, na locação. Você vai precisar de um local bem iluminado e com pouco barulho. Imagine se você falar e for interrompido a cada minuto pelo trânsito do lado de fora. Isso não é legal!

Então, teste a locação antes de realizar o webinário. Prepare seus slides — caso haja — com antecedência e teste toda a sua apresentação para outras pessoas. Ouça o feedback e melhore.

Interaja com seu público

Se você fizer um webinário onde só você fala, então você não está fazendo um webinário. Você está dando uma aula muito chata. Sempre interaja com seu público, esteja aberto para a conversa. O verbo forte da internet é “compartilhar”, seja um post nas redes sociais ou diferentes ideias em um webinário. Então, compartilhe e interaja sempre, assim você estará no caminho certo.

E aí, o que achou?
O webinário é uma forma incrível de doutrinar seu público sobre o tipo de serviço ou produto ofertado. Deixe seu comentário e conte para nós sua opinião. Dúvidas e sugestões também são bem-vindas. 🙂

 

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