Série Ferramentas do Google: Google Analytics Content Experiment

0

Google Content Experiment é a nova ferramenta do Google para testes AB

Quando falamos em procurar uma ferramenta para determinada função, a gente pode até ir em uma lista de variados fabricantes para vasculhar as opções do mercado. Mas quando queremos alguma aplicabilidade direta na web, não tem como não pensar em Google. Esse, por sinal, oferece variadas ferramentas que atendem a objetivos diversos. É o caso do Content Experiment, que funciona com o suporte do Google Analytics para estudar o comportamento dos usuários por testes AB de páginas online, e assim analisar qual delas tem o melhor desempenho para um objetivo pretendido.

Google Websites Optimizer foi substituído pelo Google Content Experiment
Google Websites Optimizer foi substituído pelo Google Content Experiment

Apontada como a mais utilizada no seu segmento pela pesquisa TechTrends 2017, a ferramenta do Google para testes A/B surgiu em substituição do antigo Google Websites Optimizer. Segundo o próprio Google, o objetivo do Content Experiment é permitir testes de variações em um site ou aplicativo para medir seu impacto para um objetivo específico.

Ferramentas para testes AB mais adotadas pelas agências – pesquisa TechTrends 2017

“A pesquisa apontou que apenas 33,3%das agências utilizam ferramentas para teste A/B. A mais popular continua sendo o Google Content Experiments, com 44,3% de adoção.”
Fonte: pesquisa TechTrends 2017: Benchmarks de ferramentas para agências

Saiba mais sobre os outros resultados da pesquisa para ferramentas de testes AB e outras categorias, no artigo As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 3/3).

As três áreas do Google Content Experiment

  1. Assistente de configuração de experiências

Nesta área, você escolhe o objetivo da experiência, identifica a página original e as páginas de variação. Após, adiciona o código da experiência à página original.

Área 1 –  Assistente de Configuração de Experiências do Google Analtics Content Experiment

  1. Lista de experiências

A lista pode ser acessada logo após ser criada a primeira experiência. Nela, aparecem notificações sobre as experiências, quais estão ativas, os resultados, data de início e conclusão dos testes.

Área 2 – Lista de Experiências do Google Analytics Content Experiment

  1. Relatórios individuais de cada experiência

Para saber a performance de cada teste realizado, é só clicar em cima da experiência que pretende investigar. No relatório, aparece em que estado está cada teste, o desempenho das páginas e a comparação do desempenho das páginas entre elas.

Área 3 - Relatórios individuais de cada experiência no Google Analytics Content Experiment

Área 3 – Relatórios individuais de cada experiência no Google Analytics Content Experiment

Configurações avançadas e detalhadas do Google Analytics Content Experiment

Para saber mais detalhadamente como configurar uma experiência e conhecer opções avançadas para utilizar o Google Analytics Content Experiment acesse o suporte do Google.

Outras formas de configurar os testes AB pela ferramenta do Google

  • Dentro do Google Analytics

Dentro do próprio Google Analytics, é possível encontrar e criar experiências de conteúdo para comparação em testes AB. Assita o vídeo a seguir (em inglês), que ensina como fazer:

  • Utilizando plugins específicos para ativar a ferramenta do Google

Outra forma de configurar o Content Experiment do Google é através de plugins, como é o caso deste cadastrado em nosso portal:

Teste A/B Gratuito em WordPress | Google Content Experiments

 

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais