Regra 50 35 15: como definir as prioridades no orçamento doméstico

Regra 50-35-15 para prioridades no orçamento doméstico

Um dos maiores desafios em planejar um orçamento financeiro é a definição de gastos prioritários. E no orçamento doméstico e familiar isso não é diferente. É preciso criar metas financeiras para não ultrapassar o investimento necessário em cada setor privado. No decorrer deste artigo, você irá aprender como criar um orçamento doméstico separando suas contas por prioridades. Para este planejamento, recomendamos a utilização de uma regra simples e eficaz, conhecida por 50 35 15.

Regra 50 35 15 na divisão das contas

Se você nunca ouviu falar nesta metodologia, vamos te explicar resumidamente para iniciarmos o assunto.

Como funciona?

A regra 50 15 35 consiste basicamente em separar 50% das suas despesas para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para estilo de vida.

Para que tipo de orçamento a regra é indicada?

A regra de divisão de gastos no plano orçamentário por 50, 35 e 15% é um eficaz método para aplicação em planos financeiros domésticos e familiares. Com ela, é possível controlar de forma simples as saídas de dinheiro para quitar dívidas, não ultrapassar o limite do mês (e não fechar em vermelho) e também é indicada para quem quer poupar dinheiro.

Como aplicar?

Como aplicar a regra 50/35/15

Como aplicar a regra 50/35/15

No artigo Como fazer orçamento doméstico que publicamos aqui no Ferramentas Inteligentes, listamos algumas dicas para ajudar na organização financeira familiar. Se ainda não leu, vale correr lá rapidinho e depois voltar aqui para continuar, ok?

Nesta matéria citada, apresentamos os itens receitas e despesas. Tendo essas categorias anotadas e contabilizadas, recomendamos dividir todas as suas despesas em:

  • Gastos essenciais – todas as contas necessárias para você manter a sua rotina, geralmente ligadas à moradia, alimentação, saúde, transporte e educação;
  • Prioridades financeiras – pode ser sua prioridade quitar dívidas ou poupar dinheiro para qualquer objetivo;
  • Manutenção do estilo de vida – gastos com entretenimento também devem entrar no orçamento, tais como gastos com academia, salão de beleza, viagens e compras adicionais, todas aqui nesta categoria.

Após dividir seus gastos nestas categorias, você deve observar se a regra já consegue ser aplicada. Ou seja, se você já investe até 50% em gastos essenciais; até 35% em prioridades financeiras e até 15% em estilo de vida. Caso os números estejam distantes, será necessário readequar.

Otimizando os gastos domésticos mensais

Para melhorar a sua situação atual e conseguir equilibrar as suas prioridades financeiras, há duas orientações segundo a sua situação: com dívidas; e sem dívidas.

Com dívidas

Se você tem dívidas a quitar e viu que as suas contas não estão equilibradas com 15% destinado às suas prioridades financeiras, você deve fazer um equilíbrio com as demais categorias. Considere diminuir os gastos com estilo de vida e até mesmo economizar nos gastos essenciais (principalmente em contas variáveis, como água, luz, telefone e supermercado).

Sem dívidas

Já se você não tiver dívidas, recomendamos que a primeira atitude para organizar sua vida financeira seja poupar estes 15% da categoria para construir uma reserva de emergência. Separe um período, como 6 meses, para fazer esta poupança. Só então comece a separar para outras prioridades, como trocar de carro, viajar, fazer uma compra cara, um curso desejado etc.

Como montar um planejamento financeiro?

Existe uma ótima solução digital que pode te ajudar a fazer o orçamento doméstico de forma completa para que você consiga aplicar com facilidade a regra 50 35 15 e alcançar o tão desejado equilíbrio financeiro.

Quer conhecer esta solução? Assista o vídeo abaixo!

Adquira a Planilha!

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.