O que é e como funciona a mídia programática?

O que é e como funciona a mídia programática

Antes de explicar como funciona a mídia programática, é necessário que você entenda por que e como ela surgiu. Afinal, ela é apenas uma atualização de uma forma antiga de comprar espaços publicitários, que se renovou com as atuais ferramentas digitais para automação de negócios online.

Como surgiu a mídia programática?

Antigamente, a compra de espaços publicitários era feita da mesma forma que os espaços tradicionais. Através de contatos comerciais com anunciantes e muitas negociações, era possível colocar a sua marca no banner de um grande portal ou ainda ter uma menção da sua marca no meio de um vídeo de repercussão.

Contudo, o imediatismo digital faz parte da nova era da internet, muito mais rápida e dinâmica. Neste contexto, negociar espaços publicitários deixou de ser uma tarefa dispendiosa de tempo e pessoal. Tal como podemos fazer a compra de palavras-chave no Google por um leilão, é possível realizar a compra de mídia de forma automática. E é disso que a mídia programática se encarrega de fazer.

O que é mídia programática?

Mídia programática é a compra de espaços publicitários online intermediada por softwares através de um leilão que funciona em tempo real. Assim, não é necessário contatar os donos de um site para você publicizar a sua empresa nele.

Além da economia de tempo e pessoal por parte do anunciante e da empresa que disponibiliza o espaço, outra vantagem da mídia programática é a alta segmentação que permite. Os dados de acesso de cada site mostram qual veículo é mais apropriado para uma empresa anunciar. Assim, o anunciante pode otimizar o seu investimento, escolhendo o público certo para impactar.

Por outro lado, a empresa que vende o espaço também pode lucrar mais, uma vez que a veiculação de um anúncio se dará apenas para aquele público escolhido pelo anunciante. Desta forma, ela deixa outros públicos, horários, lugares de acesso e perfis de visitantes livres para serem comprados por outro anunciante.

Como funciona a mídia programática?

Com os dados do seu público em mãos, você pode acessar o software que realiza o leilão de mídia programática e selecionar o seu público de interesse. Após, você faz o upload das peças e oferece um valor no leilão de espaços. Depois, o trabalho é da ferramenta, que irá continuar o processo de forma automática, definindo os sites possíveis para você anunciar.

Leilão de espaço publicitário por mídia programática

5 vantagens da mídia programática

Entre as muitas vantagens em se realizar mídia programática, estão:

  1. Melhor gestão do investimento
  2. Otimização do tempo no processo
  3. Monitoramento em tempo real
  4. Menor investimento relativo
  5. Mais eficácia em impactar o público certo.

Como fazer mídia programática?

Embora intermediado por softwares online, o processo de compra de espaços pela mídia programática não é tão simples. Exige conhecimento técnico e tempo investido para o monitoramento e gestão dos dados decorrentes do processo. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados em mídia programática.

A io2 Tecnologia, empresa parceira do Ferramentas Inteligentes, oferece uma solução para realizar mídia programática, realizando todo o gerenciamento das operações para você, com:

  • Monitoramento das Campanhas de Facebook ADS e Google ADS em “real-time”
  • Métricas de Campanha: CPC, Custo por Chamada a Ação, Custo por Conversão, CTR e Conversão por Palavra Chave
  • Fechamento vs Leads Qualificados
  • Valor de Vendas Diário
  • Tempo de Fechamento das Vendas
  • Gerenciamento dos Resultados de Vendas

Gerenciamento Inteligente de Mídia Programática

Impacte o público certo, no local certo e faça negócio com o gerenciamento de mídia programática da io2!

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.