Negócios locais: a importância do Google Maps na estratégia digital

0

É comum alguns empresários e empreendedores de negócios locais questionarem se é realmente preciso terem um trabalho na internet. O que ocorre é que, por achar que na web só existem empresas que atendem online ou em uma ampla região, não teria sentido de se fazerem presentes online. Mas há ações diferenciadas na rede que privilegiam os negócios locais, como é o caso do Google Maps.

Por conta dos dispositivos móveis (smartphones e tablets), o Maps do Google nunca foi tão utilizado como agora. Com apenas alguns toques no touch screen, é possível pesquisar por restaurantes, farmácias, estacionamentos, bares e outros estabelecimentos nas proximidades do usuário. Em viagens, este recurso é ainda mais útil, pois muitas vezes não se conhece o local e, usando a aplicação, não é necessário fazer aquelas indesejadas paradas para “uma informaçãozinha, por favor…”

Google Maps pelo mundo

Na Índia, o Google Maps já está até em outro patamar, mostrando os banheiros mais próximos da localidade do usuário. Não é essa atualização, mas já há rumores sobre novas funcionalidades do app…

“Segundo o site Ausdroid, o Google Maps poderá ter em breve alguns novos recursos de compartilhamento de local. Além disso, uma espécie de seção destinada aos amigos pode aparecer também em alguma atualização recente. Com isso, o usuário poderá ver uma lista de amigos (que podem ser personalizados) e onde eles estão. Adeus, privacidade? Nem tanto. O Google pode aplicar na ferramenta, chamada até agora de “compartilhamento de navegação”, as opções para ativar ou desligar a ideia.

Esses recursos podem ser muito úteis, especialmente a capacidade de compartilhar sua localização com seus amigos ou familiares – funcionalidades similares são observadas em outras plataformas, como Facebook. Então, quando sua mãe lhe perguntar onde você está, você pode mostrar aqui no Google Maps onde exatamente você está, caso queira.”

Fonte: http://www.tudocelular.com/google/noticias/n84305/google-maps-inovacao.html

A ferramenta do Google já está fazendo parte da vida dos usuários de tal forma que já é observada e estudada pela concorrência, que busca formas de, pelo menos, se igualar em recursos. É o caso da Apple, que quer usar drones para mapear para seu aplicativo “Mapas”, como uma tentativa de superar o gigante.

Estratégias locais com Google Maps

Devido à atual importância do mapeamento local pelas pessoas e o uso constante de dispositivos móveis, o mínimo que uma empresa local deve fazer é cadastrar sua localização no Maps, para ser mostrada pelos usuários da ferramenta. Em https://business.google.com, é possível criar uma conta para a empresa, com dados, como: telefone localização, imagens… Isso tudo irá servir para situar seu negócio no Google Maps e mostrar as informações dele para as pessoas que o encontrarem.

Outro ponto a favor de ter a localização da sua empresa no Google é o ranqueamento que o Maps proporciona. Isso porque nem sempre se consegue posicionar, de forma orgânica, o site de um segmento super concorrido com as palavras-chave mais procuradas no Google. Mas se seu negócio está no Google Maps, o buscador da mesma empresa (Google) irá privilegiar mostrar você em detrimento daqueles outros usuários que ainda não se cadastraram na ferramenta.

Já utiliza Google Maps?
Conte pra gente sua experiência com a ferramenta, nos comentários!

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais