Funções e Vantagens da Criação de Dashboards Personalizados

Automatize o Trabalho de Monitoramento com a Criação de Dashboards

Automatize o Trabalho de Monitoramento com a Criação de Dashboards

O que são Dashboards?

Dashboards são painéis digitais que tem como característica principal o monitoramento pelo visual gerado dos resultados. Ou seja, determinadas métricas e indicadores escolhidos por você podem ser mostrados em listas, gráficos ou tabelas. É comum a visualização por gráficos de diversos tipos, o que torna a leitura mais rápida e dinâmica.

Para que servem estes painéis digitais?

Cinco pontos são muito importantes quando se fala em funções do dashboards:

  1. monitorar a evolução de resultados;
  2. automatizar a atualização de dados;
  3. apresentação para melhor entendimento;
  4. pode ser aplicado em diversos setores;
  5. facilitar a criação de relatórios.

A criação de dashboards surge como uma solução para compilar resultados e facilitar o monitoramento de ações diversas, como compra e venda, trabalho de funcionários, andamento de atividades, pesquisa de opinião, engajamento nas redes sociais, evolução de negócios em geral e muito mais!

E o interessante é que este monitoramento fica possível de ser acessado a qualquer momento do dia ou da noite, não apenas depois de um período longo, como uma semana, um mês ou um ano (tempos em que geralmente são montados relatórios).

Uma grande vantagem do dashboard é a atualização automática constante a partir de dados inseridos ou coletados de uma plataforma. Assim, não é necessário um preparo prévio e longo antes de uma reunião que se destine à avaliação de resultados. Basta acessar o painel que você irá conseguir visualizar tudo na hora.

Ferramentas para Criação de Dashboards

Pela possibilidade de serem aplicados em diversas áreas, existem muitas ferramentas para a criação de dashboards. Apresentamos algumas, a seguir, que se destinam principalmente ao trabalho digital (mas você também encontra na internet outras centenas de opções para objetivos distintos).

DashGoo

Permitindo vincular contas em mídias digitais, como AdWords, Google Analytics, Facebook e Instagram, o Dashgoo é uma ferramenta para criação de relatórios integrados focados em resultados de ações online. O profissional que monitorar pode gerar um relatório a qualquer momento e compartilhar com toda a equipe.

Klipfolio

De uma forma bastante abrangente, Klipfolio permite centenas de conexões online com mídias diversas para você criar um relatório personalizado do jeito que for mais conveniente para você. A ferramenta permite ainda compartilhar painéis em tempo real em monitores de TV e dispositivos móveis.

Cyfe

Além de permitir a criação de Dashboards, Cyfe assume outras funções, como a gestão de mídias sociais, marketing, venda e suporte. Desta forma, os paineis digitais gerados com esta ferramenta, oferece a possibilidade de fontes de dados personalizadas dentro destas áreas. Mais do que relatórios em tempo real, este site possibilita ainda a exportação de dados.

Google Data Studio

Com uma solução para cada problema ou para cada situação online, o Google não poderia deixar de ter uma ferramenta nesta lista de dashboards. E como já era de se esperar, o criador de painéis digitais Google Data Studio gera a visualização de painéis interativos que analisam fontes do próprio Google, como o Analytics e  Adwords. Com a ferramenta, é possível compartilhar os resultados em um dado momento no Google Drive e em outros dispositivos.

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.