Ferramentas de Automação de Marketing: aprenda a escolher a melhor para você

Como escolher as melhores ferramentas de automação de marketing

Ferramentas de automação de marketing existem em quantidade no mercado. E esse é um assunto que desperta o interesse e também a dúvida de muitas pessoas.

Um dos pontos de maior dúvida está na escolha da ferramenta melhor vai atender à empresa ou ao projeto. Se você também tem esta dúvida, confira os 5 tópicos que serão abordados neste artigo:

  1. O que é automação de marketing?
  2. Como fazer automação de marketing digital
  3. Ferramentas para automação de marketing grátis
  4. Automação de marketing com CRM
  5. Como descobrir as melhores ferramentas de e-mail marketing

Vamos começar?

O que é automação de marketing?

Se você está aqui buscando ideias de ferramentas para automação de marketing, certamente, já tem uma noção da resposta, não é mesmo?

Então, adiantamos que o que queremos aqui é ampliar a sua visão sobre a automação de marketing com um conceito mais amplo.

Geralmente, as pessoas associam a automação de marketing com o envio segmentado de e-mails marketing, o que não é errado! Aliás, está 100% certo. Mas isso não é tudo…

Como o próprio nome já diz, automação de marketing define o processo de automatizar ações de marketing através de um aparato tecnológico, como diz um dos maiores nomes do marketing digital atualmente, Neil Patel, em seu blog:

“Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.”

Agora, fica fácil saber onde queremos chegar com a ampliação do conceito…

A ideia é que você pense em como pode estender a automação para além do e-mail marketing.

Mas, calma, sabemos que você veio aqui buscar ferramentas de automação (muito provavelmente) relacionadas ao envio de e-mails programado, e nós vamos falar principalmente sobre softwares para esta função a seguir.

Como fazer automação de marketing digital

Nas próximas linhas, fornecemos uma lista que contém links para materiais que irão permitir a você aprofundar a sua automação além do e-mail marketing (que é o foco do nosso artigo).

Automação em redes sociais

agendamento em mídias sociais

Uma das formas de realizar automação e agilizar o processo rotineiro de marketing digital é com o agendamento de postagens em redes sociais. Para isso, existem muitas ferramentas de social media no mercado.

Conversação automatizada

chatbot em mídias sociais

Você também pode automatizar a resposta com chatbots, aquela interação em chat por robô programado. Sabia que esta ação pode atender a diferentes objetivos de negócios? São muitas as possibilidades com chatbots em sites e social media.

Automação de tarefas

Automação de tarefas IFTTTAgora, a ferramenta curinga de automação de tarefas que estamos ansiosos para te apresentar é a IFTTT. Com ela, você pode escolher entre as automações sugeridas ou criar a sua própria automação, que pode ter o foco no marketing ou em atividades pessoais. Achamos ela o máximo!

Há ainda uma infinidade de automações possíveis para você automatizar processos de marketing. É só você abrir a mente, pensar em algo que queira automatizar e Voilà! Pesquise sobre uma ferramenta para isso! =D

Agora, vamos às ferramentas de automação focadas em e-mail marketing.

Ferramentas para automação de marketing grátis

Vamos começar com as ferramentas gratuitas, para que você possa começar agora mesmo, sem a necessidade de parar para planejar o investimento no momento.

Automação de Marketing com MailChimp

ferramenta mailchimpMailChimp é uma popular ferramenta de e-mails e automação de marketing, que permite a utilização do plano gratuito para até 2.000 contatos na sua lista (por isso, é ótimo para começar).

O legal de automatizar e-mails com o MailChimp é que ele tem uma ação inteligente bem autônoma. Assim, você pode segmentar como quiser os e-mails, ou ainda deixar que ele sugira ações, como o melhor horário para enviar um e-mail (é como um assistente).

Tem outras coisas muito interessantes sobre o MailChimp também, que você pode conhecer na descrição completa da ferramenta no portal.

Automação de Marketing com MailChimp

 

landing page mauticMautic é outra opção gratuita para automação de marketing, bastante interessante pelo seu pioneirismo. Pois a ferramenta se apresenta como a primeira plataforma gratuita para a função em e-mails marketing.

O fundador da ferramenta, David Hurley, acredita que o poder do código aberto (open source) coloca a Mautic na liderança da ferramenta no mercado. Interessante, não é mesmo?

Além da função principal da automação de e-mail marketing, o software permite a gestão de contatos e disponibiliza um criador de landing pages integrado. São muitas as funcionalidades do Mautic!

Agora, vamos às ferramentas de automação de e-mail com a integração com a função de CRM (sigla em inglês para Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Automação de Marketing com CRM

Uma das maiores referências de automação de marketing na literatura é o livro Marketing Automation for Dummies (na tradução, “Automação de Marketing para Leigos”).

Na obra, Mathew Sweezey reforça a importância da conexão entre plataformas de automação com sistemas de CRM.

Para o autor, esta relação é que permite demonstrar os verdadeiros ganhos em vendas decorrentes das ações de marketing. E complementa:

“Ele também permite relatórios de retorno sobre investimento (ROI) de ciclo fechado em campanhas de marketing (você pode ver as contribuições de ROI de vendas e marketing em um relatório).”

Fragmento do livro “Marketing Automation for Dummies”, de autoria de Mathew Sweezey, publicado pela editora John Wiley & Sons, Inc., do original: “It also enables closed-loop return-on-investment (ROI) reporting on markeitng campaigns (you can see ROI contribuitions from sales and marketing in one report).”

Sendo assim, é comum vermos ambas as funções em ferramentas de automação: e-mail marketing e CRM.

Nesta imagem do Capterra Blog, é possível visualizar a complementação dos trabalhos de CRM e automação direcionado para as vendas.

Funil de automação de marketing com CRM

Ferramentas de Automação de Marketing com CRM

Abaixo, listamos algumas ferramentas que oferecem esta integração. Clicando no link de cada uma, você verá a descrição do software, notas e avaliações de usuários do Ferramentas Inteligentes.

Como descobrir as melhores ferramentas de e-mail marketing

Se você quer descobrir mais ferramentas de e-mail marketing para automatizar seus processos, recomendamos que acesse a página de E-mail Marketing no Ferramentas Inteligentes.

Logo abaixo do banner principal, selecione “Maior nota do usuário” (como na imagem abaixo) para visualizar em ordem decrescente a lista das melhores ferramentas de e-mail.

as melhores ferramentas de email marketing

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.