É seguro utilizar ferramentas gratuitas?

É seguro utilizar ferramentas gratuitas

Ferramentas gratuitas são seguras?

A resposta, você confere na entrevista do fundador do Ferramentas Inteligentes ao Bitrix24

A convite da empresa CRMThink, parceira do CRM Bitrix24, o fundador do portal Ferramentas Inteligentes, Evandro Martins, participou no dia 11 de fevereiro (segunda feira) de uma entrevista no programa 24Cast. No episódio apresentado pelo Romualdo Silva, foram abordados os modelos atuais de comercialização de software, como essas ferramentas podem colaborar com o dia a dia das empresas e pessoas, bem como funciona as pontuações e testes realizados pelos próprios usuários do portal Ferramentas Inteligentes.

Entre os assuntos abordados no episódio, está a história do Ferramentas Inteligentes, definido por Evandro Martins como uma rede social de ferramentas digitais, pois cada usuário tem autonomia para publicar comentários e pontuar as ferramentas, sem qualquer censura do portal. Foram apresentados ainda os principais formatos de ferramentas disponibilizados pelos fabricantes. Outros dados, como o perfil do público que acessa o portal e pontos fundamentais na escolha do usuário sobre a melhor ferramenta também foram especificados.

É seguro ou não utilizar ferramentas gratuitas?

Como um dos temas tratados, a utilização de ferramentas gratuitas foi explicada no 24Cast #9 – Entrevista com Evandro Martins do portal Ferramentas Inteligentes. Confira, abaixo, a discussão na íntegra.

24Cast (Romuado Silva)

Vocês costumam avaliar ou disponibilizar várias ferramentas lá (no portal), e antes de falar um pouco dessas ferramentas, eu queria que você pontuasse, porque tem muita gente que não entende um pouco a questão de diferença e licença de software, porque hoje existe Trial, existe Demo, existe Freemium… E, mais recentemente, esses modelos mais convencionais de aluguel, mais ou menos como é o Netflix, que é um modelo que o Bitrix se encaixa, inclusive.

Queria que você falasse um pouquinho, até porque a audiência precisa entender as diferenças e, inclusive, é mais ou menos o mesmo conceito dos aplicativos, eles também têm esse Trial, Demo, Freemium; eu queria que você explicasse um pouquinho sobre esses modelos.

Ferramentas Inteligentes (Evandro Martins)

Legal! Deixa eu falar para as pessoas entenderem isso em uma linha do tempo. Porque, pra gente chegar a esses modelos hoje, a gente tem uma evolução. Eu sempre trabalhei com tecnologia, trabalho com tecnologia desde 89 e, antigamente, as ferramentas, você precisava pagar pra usar, basicamente. Você não testava uma ferramenta, você pagava pra utilizar a ferramenta. E você não tinha alguns modelos que a gente tem (atualmente), que você consegue pagar pelo volume de uso.

Todos os modelos que a gente tem hoje foram evoluções para poder pegar o público de algumas formas. Primeiro, as pessoas que queriam testar a ferramenta antes de utilizar. Aí, a gente tem o Trial hoje. Que você utiliza a ferramenta, testou, gostou, você paga por ela. Você tem o modelo que você acabou de falar que é o modelo da Netflix, que você paga, você aluga a ferramenta para utilização. Mas todos estes modelos querem que você fique à vontade pra que você pague depois que você já tem um certo domínio da ferramenta.

Falando um pouquinho de estratégia, quando você tem a ferramenta gratuita, em alguns momentos, a estratégia é a disseminação da ferramenta. Você consegue realmente utilizar a ferramenta e se sentir confortável com a ferramenta para aí você migrar para o plano com o custo que você acha que vale a pena pagar por este tipo de produto.

E talvez seja uma pergunta que você vai levantar mais à frente, mas as pessoas têm muita dúvida sobre a utilização de ferramentas gratuitas, se é seguro, se não é seguro.

24Cast (Romuado Silva)

Pode complementar que isso é importante.

Ferramentas Inteligentes (Evandro Martins)

O que nós visualizamos com o tempo é o seguinte:

MAIS IMPORTANTE DO QUE A FERRAMENTA É A EMPRESA QUE DISPONIBILIZA AQUELA FERRAMENTA.

Então, se você está falando com uma empresa que realmente se preocupa com todos os requisitos para se posicionar no mercado e aquela ferramenta é realmente uma aposta da empresa para ganhar mercado e atingir bem os seus clientes, eles, muito mais do que usuários têm interesse que você goste. Então, mais importante do que a ferramenta, é a empresa que está disponibilizando aquela ferramenta, tá certo?

Seguro, seguro, mesmo com todos complexos de segurança que a gente tem hoje na internet, tem aí os escândalos recentes do Facebook, não dá para você ter 100% de segurança. Mas dá para pelo menos você saber que a empresa que está disponibilizando aquela ferramenta vai se preocupar com o requisito de segurança.

Ouça o PodCast Completo com a Entrevista

24Cast #9 - Entrevista com Evandro Martins do portal Ferramentas Inteligentes

Outros Assuntos abordados

  • A ideia e o modelo por trás do portal;
  • Principais formatos que os fabricantes disponibilizam as ferramentas;
  • Perfil do público que acessa o portal;
  • Pontos fundamentais para escolher uma solução adequada e os cuidados na implementação;
  • Dicas & Truques Bitrix24, confira as dicas sobre a versão gratuita.
Acesse o podcast:

Podcast no Site

Podcast no Spotify

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.