E-mail Marketing e o Inbox Placement

Considere o Inbox Placement uma taxa essencial nas suas campanhas de e-mail

Considere o Inbox Placement uma taxa essencial nas suas campanhas de e-mail

Você monta o planejamento, pesquisa o público, analisa concorrência, molda sua persona, lista os assuntos mais interessantes para falar na sua campanha de e-mail marketing. Após o envio, vem a análise dos resultados. Entre as muitas variáveis nos relatórios das ferramentas de e-mail, é possível encontrar como mais comuns as taxas de entregabilidade, cliques, erros e cancelamentos de assinatura. Geralmente considerada a mais básica e também uma das mais relevantes, está a taxa de entregabilidade (algumas vezes descrita como Successful Deliveries). Mas será ela o bastante para analisar a entrega?

Quando olhamos para a entregabilidade como número ou porcentagem, temos que ter em mente que esta taxa apenas indica se o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) confirmou o recebimento no servidor do e-mail dos inscritos em nossa lista. Contudo, não temos como saber se a nossa mensagem (tão cuidadosamente planejada para a campanha) foi entregue com o “verdadeiro sucesso”, que significa: na caixa de entrada.

Isso porque existem diversos locais em que o nosso e-mail pode ir parar. O Gmail, por exemplo, categoriza sozinho as mensagens recebidas nas abas: Promoções, Atualizações e Entrada. Isso significa que muitos recebimentos de e-mail marketing podem ir parar na aba de promoções. E quando pensamos na nossa campanha, não queremos isso, certo?! Visto que, por conter puramente conteúdo promocional, essa aba pode ser facilmente ignorada pelo usuário.

Outro local que também não é legal para a nossa mensagem chegar é aquele mais aterrorizante para os profissionais de marketing: O SPAM! Agora, imagine que aquela taxa de entregabilidade, que você fica tão feliz em ver alta, na verdade, significa a soma das mensagens que caíram em: caixa de entrada + promoções + Spam! O resultado? Bem, fica duvidoso após considerarmos todas essas variáveis. Então, como proceder?

Inbox placement: a sua mensagem na caixa de entrada!

Inbox Placement Rate é uma taxa que vem sendo considerada pelos profissionais como a ideal para se medir a verdadeira entregabilidade das mensagens com o sucesso pretendido. Essa medida indica se o seu e-mail enviado “conseguiu chegar ou não” à real caixa de entrada do seu destinatário. Então, onde está indicada essa taxa?

A má notícia é que o inbox placement não pode ser medido com um número exato de forma isolada. Para garantir que suas mensagens cheguem à caixa de entrada dos inscritos em sua lista, existem algumas “boas maneiras” que podem ajudar. Um dos pontos mais importantes está na sua reputação como remetente. Outro ponto é o teor do seu conteúdo.

Também relevante está sempre o comportamento anterior do seu público ao receber seus e-mails (Eles abrem? Clicam? Descadastram-se?). Qual servidor recebe sua mensagem também é um ponto a se considerar, visto que cada sistema de e-mail tem suas definições particulares de spam.

Um item que também entra nessa lista e que por vezes é ignorado é: a ferramenta de e-mail que você usa. Muitas vezes escolhida pela melhor comodidade, funcionalidades ou pelo preço, a ferramenta de disparo de e-mail marketing precisa de um aprofundamento antes de ser eleita a que irá enviar seus e-mails. Você pode, e deve, pesquisar sua entregabilidade antes de contratar. O ideal é analisar várias opções. Para isso, conheça as ferramentas de e-mail marketing que temos cadastradas aqui no portal!

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