E-mail Marketing e o Inbox Placement

Considere o Inbox Placement uma taxa essencial nas suas campanhas de e-mail

Considere o Inbox Placement uma taxa essencial nas suas campanhas de e-mail

Você monta o planejamento, pesquisa o público, analisa concorrência, molda sua persona, lista os assuntos mais interessantes para falar na sua campanha de e-mail marketing. Após o envio, vem a análise dos resultados. Entre as muitas variáveis nos relatórios das ferramentas de e-mail, é possível encontrar como mais comuns as taxas de entregabilidade, cliques, erros e cancelamentos de assinatura. Geralmente considerada a mais básica e também uma das mais relevantes, está a taxa de entregabilidade (algumas vezes descrita como Successful Deliveries). Mas será ela o bastante para analisar a entrega?

Quando olhamos para a entregabilidade como número ou porcentagem, temos que ter em mente que esta taxa apenas indica se o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) confirmou o recebimento no servidor do e-mail dos inscritos em nossa lista. Contudo, não temos como saber se a nossa mensagem (tão cuidadosamente planejada para a campanha) foi entregue com o “verdadeiro sucesso”, que significa: na caixa de entrada.

Isso porque existem diversos locais em que o nosso e-mail pode ir parar. O Gmail, por exemplo, categoriza sozinho as mensagens recebidas nas abas: Promoções, Atualizações e Entrada. Isso significa que muitos recebimentos de e-mail marketing podem ir parar na aba de promoções. E quando pensamos na nossa campanha, não queremos isso, certo?! Visto que, por conter puramente conteúdo promocional, essa aba pode ser facilmente ignorada pelo usuário.

Outro local que também não é legal para a nossa mensagem chegar é aquele mais aterrorizante para os profissionais de marketing: O SPAM! Agora, imagine que aquela taxa de entregabilidade, que você fica tão feliz em ver alta, na verdade, significa a soma das mensagens que caíram em: caixa de entrada + promoções + Spam! O resultado? Bem, fica duvidoso após considerarmos todas essas variáveis. Então, como proceder?

Inbox placement: a sua mensagem na caixa de entrada!

Inbox Placement Rate é uma taxa que vem sendo considerada pelos profissionais como a ideal para se medir a verdadeira entregabilidade das mensagens com o sucesso pretendido. Essa medida indica se o seu e-mail enviado “conseguiu chegar ou não” à real caixa de entrada do seu destinatário. Então, onde está indicada essa taxa?

A má notícia é que o inbox placement não pode ser medido com um número exato de forma isolada. Para garantir que suas mensagens cheguem à caixa de entrada dos inscritos em sua lista, existem algumas “boas maneiras” que podem ajudar. Um dos pontos mais importantes está na sua reputação como remetente. Outro ponto é o teor do seu conteúdo.

Também relevante está sempre o comportamento anterior do seu público ao receber seus e-mails (Eles abrem? Clicam? Descadastram-se?). Qual servidor recebe sua mensagem também é um ponto a se considerar, visto que cada sistema de e-mail tem suas definições particulares de spam.

Um item que também entra nessa lista e que por vezes é ignorado é: a ferramenta de e-mail que você usa. Muitas vezes escolhida pela melhor comodidade, funcionalidades ou pelo preço, a ferramenta de disparo de e-mail marketing precisa de um aprofundamento antes de ser eleita a que irá enviar seus e-mails. Você pode, e deve, pesquisar sua entregabilidade antes de contratar. O ideal é analisar várias opções. Para isso, conheça as ferramentas de e-mail marketing que temos cadastradas aqui no portal!

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.