Dicas e ferramentas para criar um portfólio online

Dicas e ferramentas para criar um portfólio online

Crie seu portfólio online com estas dicas e ferramentas

 

Profissionais de design, comunicação e arquitetura têm frequentemente requisitada a apresentação de um portfólio. Apesar disso, nem sempre eles sabem a melhor maneira de disponibilizá-lo. Entre portifólios físicos e online, na dúvida, o melhor é focar naquele modelo que lhe é mais requerido.

Como apresentar meu portfólio?

Se você é um profissional que costuma se apresentar às empresas de forma presencial, pode considerar o modelo físico. Mas não desconsidere o perfil do seu cliente. Aqui, vão algumas dicas…

  1. Observe se o seu público alvo é mais adepto do impresso ou do digital.
  2. Ele se comunica com você mais pelo telefone ou pelo e-mail?
  3. Pede propostas para envio por correio eletrônico ou pede que você deixe uma mostra do trabalho na empresa?
  4. O perfil da empresa é de tecnologia ou meios tradicionais?

Após analisar o seu público atual e descrever a persona que você quer impactar, saberá as respostas às perguntas acima. Assim, ficará muito mais fácil saber como criar seu portfólio.

Portfólio online

O modelo mais atual de portfólio utilizado pela maioria dos profissionais é online. Esse é o formato preferido principalmente por quem produz conteúdos digitais. É o caso de redatores web, web designers, desenvolvedores de site e outros profissionais. Ainda assim, profissionais que não trabalham exclusivamente no digital podem se utilizar de portfólios online como forma de expôr seu trabalho em qualquer lugar. Isso faz com que arquitetos e designers, por exemplo, não precisem andar por aí com um monte de pastas pesadas.

Como criar um portfólio online?

A primeira regra é listar os trabalhos dos quais você tem mais orgulho de ter desenvolvido. Porque, ao contrário do que muitos pensam, não há necessidade de listar todos os jobs realizados. Mas se ainda assim você acha importante demonstrar o volume de trabalho, pode só colocar os nomes de todos clientes. Para desenvolver a explicação ou mostra do trabalho, escolha os melhores e exiba tudo o que puder.

Formas de portfólio

Existem maneiras diferentes de você criar e disponibilizar seu portifólio online. Conheça, abaixo, quatro delas: plataformas de porfólios, PDF, LinkedIn e sites com tema de portfólio.

Plataformas de Portfólios

Existem várias plataformas online (gratuitas e pagas) que oferecem a funcionalidade de profissionais exporem seus trabalhos. A forma de apresentação mais famosa é em galerias. Geralmente, apresentam uma descrição do profissional e após lista os trabalhos por fotos. Ao clicar nelas, é possível obter o acesso a um texto explicativo ou a outros formatos multimídia.

PDF (Portable Document Format)

Você também pode montar o seu portfólio em qualquer programa, como InDesign, Word ou outro, e depois transformá-lo em PDF. Pois como o próprio nome diz, este é um formato portátil de documento. E a sua vantagem é que você pode imprimir, anexar no e-mail e fazer seu upload para rede sociais profissionais, como o LinkedIn, por exemplo. Entretanto, a desvantagem é que não é possível alterar o documento fechado. Assim, quando for necessário realizar modificações, é preciso abrir o documento no programa criado, editá-lo e depois salvar novamente em PDF. A partir disso, você ainda terá que substituir o arquivo nos destinos.

Rede Social Profissional: LinkedIn

Uma excelente rede social para você expor seu currículo e também portfólio é o LinkedIn. Pois ele é uma rede social focada em relações profissionais. Por isso, permite subir arquivos multimídias para cada trabalho, projeto ou cargo que desempenha. Sua vantagem é que, com isso, você também tem um link da sua página para enviar a quem você quiser.

Sites com Tema de Portfólio

Para uma página web única e exclusivamente sua, você pode criar um site com tema de portfólio. Para isso, existem vários templates para criar um portfólio em WordPress. E muitos deles são gratuitos e fáceis de instalar. A grande vantagem de criar um site só seu com o tema do seu portfólio é que você pode atualizá-lo regularmente através de um blog e trabalhar a otimização (com técnicas de SEO, Search Engine Optimization). Desta forma, você tem chances de não receber apenas visitas de quem você forneceu o link. Assim, seu site e portfólio terá chances de também ser encontrado pelo Google por recrutadores

Ferramentas para criação de portifólio

Aqui, no Ferramentas Inteligentes, temos algumas ferramentas para criação online do seu portfólio. E todas estas plataformas que disponibilizam a funcionalidade para os usuários que querem expôr seus trabalhos. Conheça algumas a seguir.

Portfólio de textos e multimídia | Behance

Portfólio de textos e multimídia | Behance

Portfólio de Design | Coroflot

Portfólio de Design | Coroflot

Portifólio para Copywriters | Journo Portfolio

Portifólio para Copywriters | Journo Portfolio

Portifólio para Jornalistas | Clippings.me

Portifólio para Jornalistas | Clippings.me

 

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.